10 formas de estresse crônico está matando sua qualidade de vida


Estresse. É uma palavra horrível e um sentimento pior, não é? A coisa é que o estresse não é de todo ruim. Sem isso, não estaríamos motivados para nos protegermos ou nos apresentarmos. Um certo nível de estresse nos ajuda a nos adaptar ao nosso ambiente e nos empurra para a excelência. O estresse que é preocupante é o estresse crônico, e isso pode afetá-lo negativamente de várias maneiras.

E novas pesquisas confirmam que o estresse crônico e os níveis elevados de cortisol na meia-idade podem causar encolhimento do cérebro e problemas de memória.

Como você pode determinar se seu estresse é bom ou crônico? Vamos dar uma olhada, além de como o estresse crônico pode matar sua qualidade de vida e por que você deseja incorporar apaziguadores do esforço em sua vida.


A resposta ao estresse

Então, o que é "bom estresse"? Enquanto o estresse em si pode não ser uma coisa boa, cada um de nós está aqui apenas por causa da resposta ao estresse. Nossos ancestrais reagiram a uma ameaça lutando ou fugindo, literal ou figurativamente, e assim sobreviveram graças a essa luta ou instinto de fuga. Quer se trate de uma escassez de alimentos ou uma ameaça física, eles entraram em que o centro de ciência proeminente, o Instituto Franklin, refere-se como "overdrive metabólico". (1)

Adrenalina e cortisol inundam o corpo. Pressão arterial, respiração e aumento da freqüência cardíaca. A glicose é liberada na corrente sanguínea para energia pronta. As funções de digestão, crescimento, reprodução e sistema imunológico são suprimidas ou colocadas em espera. O fluxo sanguíneo para a pele diminui e a tolerância à dor é aumentada.

Durante uma crise real, suas ações acabariam invertendo muitos desses processos. Você lutaria ou fugiria e resolveria o problema – então, consolaria-se em contato com seus entes queridos ou satisfação em suas habilidades. Você pode dissipar a adrenalina através do ritmo ou de algum outro esforço calmante e restaurar o seu metabolismo e saldos hormonais.

A vida de hoje, no entanto, muitas vezes não nos oferece a oportunidade de promulgar uma resposta e resolução completa do estresse. Em vez disso, operamos como se estivéssemos em um estado de emergência constante e de baixo grau, sem nenhum objetivo real à vista. Muitos de nós não dissipam fisicamente os hormônios do estresse ou tomam tempo para resolver os problemas reais. Nós não nos acalmamos ou reservamos um tempo para questionar nossas prioridades.

Então, quais são algumas das coisas que o estresse crônico está fazendo com você?


Estresse crônico está matando sua qualidade de vida

1. Está brincando com seu cérebro

Você pode pensar que é necessário trabalhar sob a arma o tempo todo, mas, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland (UMMC), o estresse crônico afeta sua capacidade de se concentrar, agir eficientemente e torná-lo mais propenso a acidentes.

O estresse crônico tem efeitos devastadores na memória e no aprendizado. Na verdade, mata as células do cérebro. UMMC relata que pessoas com transtorno de estresse pós-traumático experimentar um encolhimento de 8% do hipocampo, o centro de memória do cérebro, e o estresse afeta, mais decididamente, a capacidade das crianças de aprender. (2)

O Instituto Franklin explica que o hormônio do estresse cortisol canaliza a glicose para os músculos durante a resposta ao estresse e deixa menos combustível para o cérebro. O cortisol também interrompe a comunicação das células cerebrais comprometendo a função do neurotransmissor.

Todo aprendizado depende do uso da memória. O estresse afeta sua capacidade de acessar as memórias e impede que você crie novas.

Pior ainda, o seu hipocampo está envolvido em transformar o cortisol fora. À medida que se torna danificado pelo estresse crônico, torna-se menos capaz de fazê-lo e torna-se Mais estragado. Isto é o que o Instituto Franklin se refere como uma "cascata degenerativa".

Um estudo de 2018 publicado no Neurologia confirma o encolhimento do cérebro em pessoas de meia-idade com níveis de cortisol cronicamente elevados. A festa assustadora? O cérebro começa a encolher antes que os sintomas apareçam.

“Nossas pesquisas detectaram perda de memória e encolhimento cerebral em pessoas de meia idade antes que os sintomas começassem a aparecer, por isso é importante que as pessoas encontrem maneiras de reduzir o estresse, como dormir o suficiente, praticar exercícios moderados, incorporar técnicas de relaxamento em suas vidas diárias. ou perguntando ao médico sobre os níveis de cortisol e tomando um medicamento para redução do cortisol, se necessário ”, diz o autor do estudo, Justin B. Echouffo-Tcheugui, MD, PhD, da Harvard Medical School. "É importante que os médicos aconselhem todas as pessoas com níveis mais altos de cortisol."

2. O estresse aumenta o risco de ataque cardíaco, doença cardíaca e derrame

Uma ligação direta entre estresse crônico e aumento do risco de ataque cardíaco, doença cardíaca e acidente vascular cerebral ainda não foi estabelecida pelos pesquisadores. O que o estresse crônico faz, relata UMMC, piora os fatores de risco para essas condições.

O estresse aumenta a frequência cardíaca e a força, contrai as artérias e afeta os ritmos cardíacos. Ele engrossa o sangue, o que pode proteger contra a perda de sangue em caso de lesão, de acordo com a UMMC. O estresse aumenta a pressão sanguínea e o estresse crônico danifica os revestimentos dos vasos sanguíneos, especialmente porque o estresse crônico contribui para inflamação.

Aumento da pressão arterial também é um fator de risco para acidente vascular cerebral, e o Franklin Institute relata que os níveis de estresse podem aumentar aterosclerose, outro fator de risco para acidente vascular cerebral.

3. Stress disca para baixo seu sistema imunológico

Combater a infecção não é uma preocupação primordial se o seu corpo acha que está enfrentando um perigo imediato, mas o problema é que o estresse crônico definitivamente amortece o sistema imunológico, tornando a luta contra a infecção muito mais difícil. As pessoas parecem ser muito mais suscetíveis a infecções e experimentam sintomas mais graves quando sofrem resfriado ou gripe se eles estão estressados, relatórios UMMC.

O estresse também pode desencadear um overdrive prejudicial em seu sistema imunológico. O estresse contribui para a inflamação no corpo. Seu sistema imunológico pode reagir a outros danos causados ​​em seu corpo devido ao estresse e enviar compostos imunológicos conhecidos como citocinas que contribuem para a resposta inflamatória. Esses compostos podem danificar as células saudáveis ​​em seu esforço para combater os fatores nocivos que ocorrem em seu corpo.

Inflamação tem sido associada a uma infinidade de condições de saúde e doenças, de asma e diabetes para câncer e doenças cardíacas.

A American Psychological Association (APA) relata que o estresse pode afetar negativamente sua capacidade de se recuperar de um ataque cardíaco e que o treinamento de controle do estresse pode ajudar a acelerar a cura de um ataque cardíaco. (3)

Segundo o Instituto Franklin, o estresse afeta a barreira hematoencefálica. Essa barreira protege muitas substâncias que entram em seu corpo de atingir e afetar seu cérebro, coisas como drogas e toxinas, vírus e venenos. Pesquisadores descobriram que o estresse aumenta a permeabilidade da barreira hematoencefálica em soldados da Guerra do Golfo. Drogas destinadas a proteger seus corpos de ataques químicos e que nunca deveriam ter afetado o cérebro.

4. O estresse crônico contribui para o envelhecimento

Como já expliquei, a resposta ao estresse desativa muitos processos fisiológicos que não são considerados urgentes. Considere a falta de fluxo sanguíneo para a pele. Isso certamente afetará sua idade. Pior ainda, é o quanto o estresse crônico pode afetar o cérebro envelhecido. Todos nós perdemos as células cerebrais enquanto envelhecemos. Toxinas, rotinas automáticas, dieta inadequada, falta de exercícios e perda de conexões sociais contribuem para isso. Assim, como o estresse permite que mais toxinas atravessem a barreira hemato-encefálica e o cortisol danifique o hipocampo, a função cerebral, o novo aprendizado e a memória são bastante afetados.

A redução da eficácia da barreira hematoencefálica é um achado comum em pessoas com Doença de Alzheimer. A "cascata degenerativa" é acelerada no cérebro envelhecido. Um estudo com idosos descobriu que o tamanho do hipocampo foi reduzido em 14% naqueles com níveis de cortisol e que esses participantes mostraram muito menos capacidade de criar novas memórias para um novo aprendizado. Outro estudo descobriu que o tamanho do hipocampo estava ligado à taxa de progressão na doença de Alzheimer.

A APA relata um estudo de idade cronológica versus idade fisiológica relacionada ao estresse. As mulheres que cuidavam de crianças deficientes ou doentes em questão de anos eram fisiologicamente 10 anos mais velhas. Isso porque o estresse crônico afetou sua capacidade de regenerar as células do sangue. O estresse crônico também pode contribuir para o envelhecimento em termos de artrite, doenças cardiovasculares e osteoporose.

5. O estresse contribui para ganho de peso e distúrbios digestivos

Como a digestão também é feita durante a resposta ao estresse, o estresse crônico pode contribuir para uma variedade de distúrbios digestivos. Estômago inchado, cólicas, constipação e diarréia são sintomas comuns de estresse crônico. Então, também é refluxo ácido e síndrome do intestino irritável. O estresse pode agravar úlceras e doença inflamatória intestinal também.

O cortisol contribui para o acúmulo de gordura da barriga perigosa e piora os desejos por gordura, sal e açúcar. Comer carboidratos não saudáveis ​​pode ser calmante, pois isso diminui os desequilíbrios comportamentais e hormonais associados à resposta ao estresse. Infelizmente, esse comportamento pode se tornar habitual e levar a problemas de saúde como diabetes e doenças cardíacas.

6. O estresse crônico afeta seu humor e relacionamentos

O estresse constante pode afetar seus padrões de sono e torná-lo irritado e cansado, incapaz de se concentrar e altamente reativo. Você pode se tornar incapaz de relaxar e operar em um estado de ansiedade. Depressão é uma reação comum ao estresse crônico. Todas essas coisas podem degradar sua qualidade de vida e afetar seu relacionamento com os outros.

O estresse crônico está associado a sentimentos de desamparo e falta de controle. Perfeccionistas são mais propensos a sofrer de níveis de serotonina interrompidos devido ao estresse, o neurotransmissor do bem-estar no cérebro, relata UMMC.

7. O estresse aumenta a dor

Ligações entre a intensidade da dor e o estresse crônico foram estabelecidas com dores de cabeça, dor nas articulações e dores musculares. O estresse parece intensificar a dor da artrite e as dores nas costas. O estresse no trabalho está associado a dores nas costas, e o estresse aumenta a ocorrência e a gravidade dores de cabeça tensionais.

8. O estresse afeta a sexualidade e as funções reprodutivas

O estresse crônico reduz o desejo sexual em mulheres e pode contribuir para a disfunção erétil em homens. O estresse crônico está ligado à gravidade da síndrome pré-menstrual e pode afetar a fertilidade em mulheres. Estresse durante a gravidez está ligado a taxas mais elevadas de nascimento prematuro e aborto espontâneo. Estresse durante a gravidez também pode afetar a forma como as crianças reagem ao estresse após o nascimento, relata o UMMC. O estresse crônico também pode piorar as mudanças de humor baseadas no hormônio que acompanham a menopausa.

9. O estresse crônico afeta sua pele, cabelo e dentes

Os desequilíbrios hormonais devidos ao estresse e o fato de que o fluxo sanguíneo para a pele é reduzido durante a resposta ao estresse podem afetar negativamente sua pele, cabelos e dentes. Eczema é uma reação comum ao estresse. Acne, urticária, psoríase e rosácea também têm sido associados ao estresse. A perda de cabelo e a gengivite também foram associadas ao estresse.

10. O estresse contribui para o vício

Em uma tentativa de escapar dos sentimentos negativos associados ao estresse crônico, muitas pessoas recorrem a comportamentos ou atividades auto-relaxantes que elevam temporariamente seus níveis de dopamina e serotonina. Álcool, tabaco e abuso de substâncias são formas comuns pelas quais as pessoas tentam tratar o estresse. Vícios alimentares, jogos de azar, check-out com televisão e videogames também são hábitos que podem se desenvolver devido ao estresse crônico. Todos esses comportamentos acabam piorando o problema a longo prazo e afetam muito a saúde mental e física.


Não tome o stress por concedido

Só porque você não pode jogar seu tigre-de-dentes-de-sabre não significa que você não conseguirá aprender a lidar com o estresse com mais eficiência. E muitas pesquisas descobriram que o manejo do estresse e as técnicas de relaxamento podem ajudá-lo a se tornar mais capaz de se adaptar a eventos estressantes, mais eficientes no funcionamento durante o estresse e mais capazes de se recuperar do estresse. Muito do estresse crônico tem a ver com o sentimento de descontrole ou desamparo.

O estresse tem sido associado a doenças cardíacas em homens que não sentem que têm controle em seus empregos. Ele também desempenha um papel na síndrome coronariana aguda (SCA), sintomas que alertam para um ataque cardíaco. A UMMC relata que a SCA ocorre em homens após o trabalho, após incidentes estressantes. Isso significa que o pensamento e as emoções desempenham um grande papel na ACS, e seus pensamentos e emoções são as mesmas coisas que você pode aprender a controlar, não importa o que aconteça em seu ambiente.

Dê uma olhada em sua vida e identifique o que está causando estresse. Preste atenção ao seu humor e tente identificar os pensamentos e crenças que podem estar contribuindo para eles. Reserve tempo para se envolver em atividades agradavelmente desafiadoras, exercitar e conectar-se com os outros. Priorize e delegue. Confira meu 16 maneiras de enfrentar o estresse para mais ideias. Se você está tendo problemas para controlar seu peso devido ao estresse crônico, tente formas de reduzir o cortisol, como ervas adaptogene reduzir os desejos.

Não tente eliminar totalmente o estresse da sua vida. Primeiro de tudo, isso é impossível, já que muita da vida é imprevisível. Em segundo lugar, alguns tipos de estresse são benéficos. Uma tarefa de memória desafiadora pode impulsione seu sistema imunológico enquanto assiste a um vídeo violento pode enfraquecê-lo, relata o Instituto Franklin. As tarefas de memória também podem contribuir para o crescimento das células cerebrais. Aprenda a lidar com o estresse de forma eficaz, em vez de evitá-lo completamente.


Lições aprendidas

  • O estresse é normal e alguns tipos de estresse são bons.
  • Você pode aprender como gerenciar melhor o estresse.
  • O estresse crônico pode afetar todo sistema físico e psicológico.

Leia o próximo: Coloque seus níveis de cortisol sob controle e diminua o estresse

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