10 maneiras de encontrar seu foco quando você está estressado

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Como você se concentra quando está estressado? A verdade é que você não.

Você sabe como é a ansiedade: sua mente não consegue se concentrar em nenhum tópico por mais de alguns segundos. Você muda inquieto, como se acalmar seu corpo também pudesse acalmar seus pensamentos.

O estresse provoca um curto-circuito na mente de todos os tipos. Antes de aprender como se concentrar quando estressado, você precisa entender o que está acontecendo em seu cérebro.

Por que perdemos o foco quando estressados

Quando você experimenta estresse – se a causa é um tigre atrás de você ou um comentário sarcástico de um colega de trabalho – ocorre uma reação em cadeia no seu cérebro. A Harvard Medical School detalha isso em detalhes, mas o importante é entender como uma emoção pode desencadear uma resposta de luta ou fuga.

As mudanças começam na amígdala, uma área do cérebro responsável pelo processamento das emoções. A amígdala entra em contato com o hipotálamo, que atua como o centro de comando do cérebro. A partir daí, o hipotálamo transmite sinais de estresse por todo o sistema nervoso.

O sistema nervoso prepara o corpo para lutar ou fugir. As pupilas dilatam para melhorar a visão. A digestão diminui. O pulso e a freqüência cardíaca aumentam, o que pode causar tremores. A mente corre, constantemente à procura de ameaças.

Em uma situação de sobrevivência, essas mudanças podem nos manter vivos. Mas no local de trabalho, eles podem causar bastante dano.

Por que o foco é fundamental no trabalho

O trabalho é cheio de estressores. Se você não consegue descobrir como se concentrar quando está estressado no trabalho, vai se esforçar.

Situações de trabalho estressantes onde o foco é necessário incluem:

Conversas com clientes

Quando você está conversando com um cliente, precisa se concentrar. Mas quando um relacionamento com o cliente é tenso ou contraditório, ele pode tirá-lo do momento presente. É por isso que as empresas geralmente se concentram em um senso de comunidade. Uma sensação de estar na mesma equipe cria uma sensação de conforto, que por sua vez permite que a mente se concentre.

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Chamadas de vendas

Assim como as reuniões com os clientes, as chamadas de vendas podem ser estressantes. As pessoas de ambos os lados da mesa estão tentando se colocar na melhor posição. Concentrar-se em ganha-ganha pode facilitar as coisas para todos: talvez uma pessoa tenha um preço baixo para dar à outra parte mais tempo para cumprir o contrato.

Desenvolvimento de Produto

Quando chegam ao mercado, os produtos devem ser perfeitos. Isso coloca muito estresse na equipe. Os engenheiros precisam eliminar erros. Os designers precisam garantir que o layout funcione bem para todos. Se eles não souberem se concentrar quando estressados, sua atenção aos detalhes poderá sofrer.

Análise de negócio

Descobrir os próximos passos de uma empresa é estressante. Os meios de subsistência das pessoas estão em risco, e os concorrentes mantêm suas próprias estratégias em segredo. Triturar os dados sem cometer erros requer um foco intenso.

Atendimento ao Cliente

Quase duas em cada três pessoas dizem que consideram o atendimento ao cliente o aspecto mais estressante das compras. Mas esse estresse diminui os dois lados: o pessoal de serviço sente pressão para resolver a situação de uma maneira que funcione para todos. Se eles não souberem se concentrar quando estressados, terão problemas para acalmar o cliente e encontrar uma solução.

Seja qual for o seu papel no trabalho, há muito o que se preocupar. Mas também existem algumas soluções fáceis para o desafio de encontrar seu foco.

Como Focar Quando Estressado

Se você não tem certeza de como se concentrar quando está estressado, não se preocupe. Muitas das abordagens a seguir requerem pouco tempo ou dinheiro:

1. Combater uma coisa de cada vez

Embora algumas pessoas jurem que são boas multitarefas, a ciência diz o contrário. A mente humana está preparada para lidar com uma única coisa de cada vez. A multitarefa obriga a mudar de marcha, geralmente chamada de “alternância de contexto”.

Toda vez que a mente se move para um novo contexto, há um período de atraso. É impossível se concentrar durante esse período, porque o cérebro está se reorientando. Esse sentimento de desorientação pode agravar os estressores que levaram alguém a realizar várias tarefas em primeiro lugar.

2. Meditar

A meditação pode ser pensada como o oposto da multitarefa: força sua mente a explorar profundamente o momento presente – em outras palavras, a se ater à tarefa imediatamente à sua frente.

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A meditação é praticada há milhares de anos para reduzir o estresse e melhorar o foco. É gratuito, pode ser realizado em qualquer lugar e quase não tem curva de aprendizado. Para meditar:

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Sente-se ou deite-se em um local confortável.

Meditadores experientes podem fazer isso em qualquer lugar. Mas para o resto de nós, tentar meditar em um local público como um aeroporto pode ser esmagador. Encontre uma cama ou cadeira confortável e minimize as distrações ao seu redor.

Concentre-se na sua respiração.

Não tente controlá-lo. Apenas observe: é lento e constante? Rápido e desigual? Enquanto você ouve, naturalmente se acalma.

Ouça atentamente.

Outra maneira de meditar é escolher um único sentido e realmente aumentar o zoom. Tente capturar todos os ruídos que puder. Qual é o som menor e menos perceptível que você ouve?

3. Minimize a cafeína

Café e chá podem ajudar você a se concentrar temporariamente, mas eles não são uma boa solução quando você já está estressado. Tente reduzir e ver como seus níveis de estresse respondem.

A cafeína é um estimulante, por isso envolve sua resposta de luta ou fuga. Se você já está nesse modo, a solução para seus problemas de foco é relaxar.

4. Tente suplementos

Existem todos os tipos de chás de ervas e suplementos que podem ajudar você a se concentrar quando estressado. O óleo CBD, por exemplo, é uma solução popular para estresse e ansiedade. Chá de camomila e lavanda também são remédios de ervas seguros e baratos.

Os relaxantes não tornam mais difícil o foco? Não é para pessoas que estão presas no modo de voo ou voo. Um pouco de efeito calmante pode percorrer um longo caminho.

5. Dê um passeio

Às vezes, a melhor maneira de recuperar seu foco quando você está estressado é simplesmente fazer uma pausa. Se fazer uma pausa em sua mesa é difícil para você, por que não dar um passeio?

Nada limpa a mente como um passeio ao ar livre. Aproveite a oportunidade para experimentar uma ou mais dessas táticas de meditação: preste atenção à sua respiração ou concentre-se nos ruídos naturais ao seu redor.

6. Converse com um amigo

Humanos são animais sociais. Outra ótima idéia para uma pausa para restaurar o foco é chamar um amigo. Não importa quem, desde que você goste de conversar com eles.

Tente realmente ouvir a outra pessoa. Deixe-se reagir em vez de pensar no que dirá a seguir. Viver o momento é uma ótima maneira de reduzir o estresse e redescobrir seu foco.

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7. Leia Algo em voz alta

Uma das melhores táticas de revisão disponíveis é a leitura em voz alta. O motivo é que é fácil para a mente preencher lacunas ao ler algo em silêncio.

Revise seu próprio conteúdo ou ofereça-se para editar o trabalho de outra pessoa. Trate isso como treinamento de foco. Cada vez que você encontrar um erro, não fique estressado. Fique feliz por ter notado isso, associando essa emoção positiva ao foco.

8. Experimente o método Pomodoro

Trabalhar com o método Pomodoro significa fazer um acordo consigo mesmo: se você se curvar e se concentrar por 25 minutos, terá um intervalo de 5 minutos.

Defina suas tarefas com antecedência e defina um cronômetro. Quando desligar, defina outro para o tempo de relaxamento. Faça o seu melhor para abraçar o tempo de trabalho e os intervalos.

9. Seja positivo

Uma das maneiras mais pequenas e significativas de reduzir seus níveis de estresse é mudar sua mentalidade. Se você vê tudo como assustador e estressante, será. Se você diz a si mesmo que pode se curvar e passar por isso, realmente o fará.

Tente se elogiar. Não precisa ser grande, mas precisa ser genuíno. Um pouco de tranquilidade pode dar a você a confiança necessária para voltar à tarefa em questão.

10. Peça ajuda

Se nada que você fizer para reduzir seus níveis de estresse ou melhorar seu foco parecer ajudar, talvez seja hora de pedir ajuda. A ansiedade é uma condição médica séria e pode afetar tudo, desde o emprego até o casamento.

Comece conversando com seu médico. Ele pode sugerir mudanças no estilo de vida, prescrever medicamentos e, se necessário, encaminhá-lo a um especialista. Se você não estiver pronto para isso, pode ser mais fácil pegar o telefone:

  • Aliança Nacional sobre Doenças Mentais: 1-800-950-6264
  • Instituto Nacional de Saúde Mental: 1-866-615-6464
  • Associação de Ansiedade e Depressão da América: 1-240-485-1001
  • Associação Americana de Psiquiatria: 1-800-357-792

Pensamentos finais

Se você pode fazer isso sozinho ou precisar de uma pequena ajuda, é importante controlar seus níveis de estresse. Um pouco de estresse pode acender um fogo embaixo de você, mas é preciso um pouco demais para matar seu foco. Aprender a se concentrar quando estressado é realmente aprender a quantidade de estresse que você precisa para permanecer na tarefa. Quando estiver lá, deixe o resto de lado.

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Crédito da foto em destaque: Gabrielle Henderson via unsplash.com

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