10 sinais de envelhecimento mal e como revertê-los


Em 2015, os americanos gastaram mais de US $ 140 bilhões para minimizar os sinais de envelhecimento ruim – e isso é apenas em cosméticos que alteram a aparência externa. Em 2021, esse número deve subir para mais de US $ 216 bilhões. ( 1 )

O processo normal de envelhecimento nunca desaparece. No entanto, o impacto de questões relacionadas à idade está se tornando mais prevalente, já que o número de americanos mais velhos (mais de 65 anos) dobrará até 2060. Não apenas isso, mas está se tornando mais comum trabalhar mais e se aposentar mais tarde. A expectativa de vida aumentou drasticamente, de 68 para 79 anos (entre 1950 e 2013), mas também para doenças relacionadas à idade e obesidade. Embora os avanços científicos tenham minimizado ou erradicado as doenças transmissíveis, as doenças não infecciosas, como doenças cardíacas, diabetes e câncer continuam a ser um grande problema crescente. ( 2 3 )

Embora seja comum correr para um balcão de cosméticos para encontrar a "próxima grande coisa" no anti-envelhecimento, devemos lembrar que o envelhecimento afeta a nossa interna biologia antes de aparecer do lado de fora. Em um ensaio clínico para testar a idade biológica, que significa “declínio da integridade de múltiplos sistemas orgânicos”, cientistas publicaram resultados em 2015 mostrando que pessoas com maior idade biológica sofreram mais perda de mobilidade física, declínio mental, pioram a saúde em geral e até parecem mais velhos. ( 4 )

Nada pode reverter totalmente o envelhecimento – é incorporado em nosso DNA e é verdadeiramente uma parte normal da vida. No entanto, há sinais de envelhecimento deficiente que, reconhecidos cedo o suficiente, muitas vezes podem ser revertidos ou curados. Isso geralmente significa fazer o que você pode para fazer seus telômeros os segmentos de DNA no final dos cromossomos associados à idade, por mais tempo. Quanto mais tempo seus telômeros, mais jovem você está dentro. ( 5 )

Então, quais são alguns desses sinais, e o que você pode fazer sobre eles?


10 Sinais de Envelhecimento Pobre

1. Dor nas articulações

Infelizmente, as articulações sensíveis e doloridas são um dos sinais mais marcantes da idade e condições como a osteoartrite tornam-se ainda mais comuns com a idade à medida que a cartilagem começa a se romper. ( 6 7 ) Esta decomposição da cartilagem é conhecida como doença articular degenerativa (DJD) . Dor nas articulações é frequentemente associada com inflamação e inchaço. Não há cura conhecida para osteoartrite ou DJD.

 Sinais de envelhecer mal - Dr. Axe

2. Fadiga e maus hábitos de sono

Se você acha que está constantemente se sentindo exausto, exausto e incapaz de ter uma boa noite de sono, isso pode ser um sinal de envelhecimento. Fadiga crônica e sonolência diurna são alguns dos sintomas mais comuns do envelhecimento, especialmente após os 40 anos, e podem ser causados ​​por várias condições subjacentes diferentes. ( 8 9 )

Uma das causas mais comuns é a apnéia do sono um distúrbio do sono que causa interrupções na respiração durante o sono. Embora a apnéia do sono possa ocorrer em qualquer idade, seu risco aumenta à medida que você envelhece. ( 10 )

3. Inflamação crônica

A inflamação crônica também aumenta com a idade, razão pela qual as condições inflamatórias e autoimunes sistêmicas, como o intestino permeável, podem ser um sinal precoce do envelhecimento. 11 ) A síndrome do intestino gotejante é uma condição auto-imune caracterizada pela permeabilidade do intestino, que permite a entrada de proteínas e moléculas através do revestimento do sistema digestivo. Estas são coisas que normalmente não seriam capazes de passar.

Os sinais comuns de intestino permeável incluem sensibilidades alimentares, problemas digestivos (incluindo até mesmo doenças inflamatórias intestinais como Crohn ou IBS), disfunção tireoidiana, deficiências nutricionais, problemas de humor e fadiga. e problemas inflamatórios da pele como acne ou psoríase. Como 70% do seu sistema imunológico existe em seu intestino, não é surpresa que problemas com o microbioma intestinal afetem os sistemas em todo o corpo. ( 12 )

Desde que a inflamação está na raiz da maioria das doenças não é surpreendente que a inflamação seja conhecida por aumentar com a idade. ( 13 ) Como a maioria das partes do envelhecimento, é impossível prevenir totalmente a inflamação crônica, mas parece que o estresse também desempenha um papel importante no estímulo à inflamação relacionada à idade, um sinal comum de envelhecimento deficiente. Por exemplo, cuidadores primários, que são conhecidos por estarem sob altos níveis de estresse, mostram um aumento na inflamação quatro vezes maior do que suas contrapartes não cuidadoras durante o mesmo período de tempo. ( 14 )

A citocina pró-inflamatória observada neste estudo é a IL-6, que está “associada a um espectro de condições relacionadas à idade, incluindo doença cardiovascular, osteoporose, artrite, diabetes tipo 2, certos cânceres, doença periodontal, fragilidade e declínio funcional. ”

Como você pode ver, a inflamação crônica associada ao envelhecimento mais rápido do que o normal pode contribuir para o desenvolvimento de um grande grupo de doenças, não apenas um ou dois sintomas.

4. Névoa do cérebro

Outro conjunto de sintomas que pode indicar envelhecimento prematuro é a névoa cerebral causada pela inflamação crônica. Como você sabe se está vivendo com neblina cerebral ? É caracterizada por vários sintomas, incluindo fadiga, irritabilidade, problemas de concentração, esquecimento, dores de cabeça falta de motivação / depressão leve ansiedade e insônia. ( 15 )

5. Ganho de peso

Até certo ponto, uma pequena quantidade de ganho de peso (cerca de 1 libra a cada um ou dois anos) pode ser considerada uma parte “normal” do envelhecimento. O problema é que muitos adultos ganham muito mais do que isso, devido a fatores como ter uma agenda ocupada que deixa pouco tempo para o exercício, falta de sono, estresse e comer uma dieta pobre.

Em um estudo de 10 anos com 775 homens, cientistas de Baltimore descobriram que os dois preditores de ganho de peso futuro, mesmo em homens que não eram obesos, eram baixo metabolismo de repouso e maior taxa de troca respiratória de jejum (RER). ( 16 ) Metabolismo de repouso examina a taxa na qual você queima calorias quando não está ativo. Sua relação de troca respiratória é um teste para descobrir se você "vive" ou não em um modo de queima de gordura.

As pessoas ativas normalmente têm um RER global menor do que as inativas, o que significa que seus corpos são mais eficientemente queima de gordura. ( 17 ) É por isso que manter-se ativo é uma parte tão importante de reverter esse sinal de envelhecer mal

. Varizes

Veias varicosas ou veias gordurosas que aparecem com uma cor granulosa e escura (geralmente azul ou púrpura), afetam até 50% das pessoas com mais de 50 anos. ( 18 ) Mesmo que sejam tão comuns, e nem sempre necessariamente um problema de saúde, podem ser devidos a flutuações hormonais (como na gravidez ), alterações da pressão arterial nas veias das pernas ou aumento da inflamação.

Dependendo da gravidade, as veias varicosas podem às vezes ser difíceis de tratar ou prevenir, especialmente porque a genética / história familiar pode aumentar as chances de algumas pessoas desenvolvê-las à medida que envelhecem. Alguns dos fatores de risco para as varizes incluem ser do sexo feminino, obesidade, baixa atividade física, menopausa de início tardio e pressão arterial sistólica alta (19659007). As varizes são um daqueles sinais de envelhecimento que podem indicar um estilo de vida altamente sedentário, e também estão associadas a um maior risco de doença cardíaca. ( 19 )

7. Alterações na aparência e na pele

O sinal mais óbvio de envelhecimento deficiente é tipicamente alterações na aparência da pele. As fibras da pele são afetadas de várias maneiras durante o envelhecimento e os efeitos disso podem incluir manchas solares, pele de aspecto irregular, coceira, rugas e flacidez geral.

Um fator importante na maneira como a sua pele envelhece é o quanto ela é exposta para o sol versus protegido pelos melhores filtros solares você pode usar. Quando você está muito exposto ao sol ao longo de muitos anos, a qualidade da pele piora muito mais rapidamente. Por exemplo, colágeno e elastina na pele funcionam normalmente por décadas mais naqueles que protegem sua pele da exposição direta ao sol. ( 20 ) Essas duas características da pele são o que dão suporte à boa elasticidade, assim como à aparência visual, por isso estão diretamente relacionadas a basicamente todas as mudanças na pele que acontecem à medida que você envelhece. ( 21 )

8. Demência

A demência é um sintoma que afeta muitas pessoas à medida que envelhecem. A razão mais comum para a demência é a doença de Alzheimer embora existam outras condições que podem ser responsáveis, incluindo degeneração lobar frontotemporal (FTLD), doença de Creutzfeldt-Jakob (CJD), demência vascular causada por derrames, hidrocefalia de pressão normal, demência causada por medicação ou induzida por depressão . ( 22 )

Ao contrário da crença anterior, a demência não é necessariamente uma parte normal do envelhecimento. O sintoma de demência em doenças como Alzheimer está intimamente relacionado com a dieta, a inflamação, o nível de atividade, o trabalho que a pessoa tem e até mesmo a saúde intestinal. Quando essas coisas estão fora de sintonia, é mais provável que você desenvolva demência ou desenvolva-a mais cedo, como um sinal de envelhecimento ruim

. Problemas Digestivos

Em cada pessoa que envelhece, o envelhecimento terá impacto na função do sistema gastrointestinal. Os sintomas comuns relacionados à idade no trato gastrointestinal incluem digestão mais lenta (que pode levar à constipação ), supercrescimento bacteriano no microbiota incontinência, diarréia, diverticulite, baixa absorção de nutrientes, atraso no uso de drogas. metabolismo, úlceras do estômago, GERD pólipos e alterações no sistema imunológico. ( 23 24 25 26 )

Fatores que podem trazer esses problemas mais cedo incluem uso de medicação (como [19659006] AINEs ), inflamação crônica e intestino gotejante, dieta mal estruturada e tabagismo.

10. Perda Auditiva

Uma característica marcante da percepção do envelhecimento, a perda auditiva é um sinal muito comum de envelhecimento deficiente. Embora muitas pessoas ainda pensem nisto como uma perda de estímulo sensorial, a perda auditiva relacionada à idade é realmente um problema com os neurônios, os vasos sanguíneos e a função biológica geral da orelha. ( 27 ) Está intimamente relacionado ao estresse oxidativo, que pode causar morte celular (apoptose) e disfunção coclear do nível mitocondrial. ( 28 29 30 )

Há um componente genético na perda auditiva, mas outros fatores de risco para perder sua audição antes do normal incluem [19659006] diabetes doença cerebrovascular tabagismo, função cognitiva pobre, consumo excessivo de álcool, exposição a ruídos e cirurgia de orelha. 31 32 )


Formas Naturais de Diminuir o Envelhecimento

1. Coma uma dieta antiinflamatória que sustente o cérebro

A melhor maneira de retardar o envelhecimento naturalmente é fazer uma dieta melhor. Muitos sinais de envelhecimento são diretamente correlacionados à inflamação crônica, que é algo que você pode controlar preenchendo sua dieta com alimentos anti-inflamatórios . ( 33 ) Uma dieta anti-inflamatória é repleta de vegetais verdes e folhosos, frutas e vegetais ricos em antioxidantes (pense: colorido!), Carnes e frutos do mar de alta qualidade, nozes e sementes saudáveis ​​ caldo de osso especiarias como gengibre ou cúrcuma gorduras saudáveis ​​ como óleo de coco e outros alimentos antienvelhecimento . Também requer a eliminação de alimentos e bebidas causadores de inflamação, que podem realmente promover o envelhecimento – por exemplo, você sabia que beber refrigerantes açucarados está associado a telômeros mais curtos? 34 )

Gorduras saudáveis ​​são super importantes para a saúde do cérebro, e é por isso que ligar e desligar a dieta cetônica é outra ótima opção para manter seu cérebro em boa forma. Você também deve considerar comer alimentos probióticos e bebidas como kefir, chucrute e kimchi, que também apoiarão seu sistema imunológico, cérebro e digestão.

Embora a dieta seja a melhor maneira de obter todos os nutrientes que você precisa Também não é uma má ideia suplementar com nutrientes ou coisas adicionais se você é deficiente. Por exemplo, suplementos dietéticos como multivitamínicos (preferencialmente fermentados, para melhor digestão), probióticos, ômega-3 óleos essenciais antienvelhecimento e cúrcuma podem ser opções valiosas para retardar a processo de envelhecimento

2. Mantenha-se ativo

Olhando retrospectivamente para esses 10 sinais de envelhecimento, você verá que muitos deles estão relacionados, pelo menos de alguma forma, ao tipo de estilo de vida que uma pessoa leva. Embora isso não signifique que todos devam ser atletas, sugere que um estilo de vida sedentário seja uma má ideia se você quiser envelhecer bem.

Encontre atividades e crie hábitos que exijam que você se mantenha ativo durante toda a sua vida. Isso pode ser tão complexo quanto ter treinamentos regulares e agendas de atividades, ou tão simples quanto aprender a andar mais, como durante reuniões ou enquanto você está no telefone. Se o seu trabalho é sedentário pelo design, experimente uma mesa de pé ou defina as quebras de movimento por si mesmo.

Uma ótima opção pode ser andar de bicicleta. Um estudo de 2015 descobriu que pessoas idosas que praticavam regularmente o ciclo tinham melhores perfis metabólicos, memórias, equilíbrio e reflexos do que suas contrapartes sedentárias. ( 35 )

3. Reduzir o estresse

O estresse é outro fator intimamente ligado à inflamação que pode agravar os sinais de envelhecimento deficiente. Com o objetivo de eliminar o estresse desnecessário de sua vida, você pode ter uma melhor chance de envelhecer bem.

Opções para eliminar o estresse (cientificamente) incluem a tentativa de exercício ou yoga, e meditação, acupuntura terapia, passando mais tempo na natureza e journaling. ( 36 37 38 39 40 41 ) [19659005] Também é importante cercar-se de um forte sistema de suporte durante toda a sua vida. Se você está em uma estação desafiadora ou sentindo que nada pode dar errado, família e amigos que amam e apóiam você são uma ótima maneira de combater o estresse.

De fato, combinado com uma dieta saudável e estilo de vida ativo, o apoio social é Uma maneira de realmente alongar seus telômeros e reverter o processo de envelhecimento. 42 )


Pensamentos Finais

O envelhecimento é um processo normal que ninguém pode evitar inteiramente. Embora seja ótimo introduzir mudanças no estilo de vida e na dieta para apoiar o envelhecimento natural, é importante que você saiba que não há nada que você possa fazer para impedir que isso aconteça. Em vez disso, abrace a sabedoria e a beleza da idade e aprenda a cercar-se de pessoas, atividades e até mesmo alimentos que sustentam esse processo de forma saudável e vivificante.

10 principais sinais de envelhecimento são:

  1. Fadiga e maus hábitos de sono
  2. Inflamação crônica
  3. Nevoeiro cerebral
  4. Ganho de peso
  5. Varizes
  6. Alterações da pele e aparência
  7. Demência
  8. Problemas digestivos
  9. Perda auditiva
  10. 19659240] Para retardar naturalmente o processo de envelhecimento, é importante preencher sua dieta com alimentos anti-inflamatórios, estimulantes do cérebro e cortar coisas que causam inflamação, como refrigerantes. Você também pode querer considerar suplementos alimentares para nutrientes e tipos de alimentos que você normalmente não come o suficiente. Manter-se ativo e evitar um estilo de vida sedentário também ajudará a manter seus telômeros longos e seu envelhecimento lento. Finalmente, reduza o estresse e gaste tempo com as pessoas e faça coisas que adora para desenvolver um sistema de suporte vitalício.

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