3 razões para dizer não ao germe de trigo

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O dogma dietético moderno considera o gérmen de trigo uma adição nutritiva à dieta. No entanto, existem três razões importantes pelas quais os consumidores mais experientes fazem o possível para evitar esse alimento natural dos dias atuais, mesmo que cultivados organicamente.

O germe de trigo começou na dieta moderna na época em que o refino de grãos ganhou popularidade.

Com o endosperma retirado para fazer farinha branca, o farelo e o germe foram deixados como resíduos que precisavam de um mercado.

A melhor maneira de vender qualquer alimento para os americanos é comercializá-lo como saudável, e é exatamente isso que os produtores de grãos fizeram. Essa abordagem provou ser uma estratégia altamente eficaz.

Como a porção germinativa do trigo é uma boa fonte de vitamina E natural, folato, vários minerais, incluindo fósforo, zinco e magnésio e ácidos graxos essenciais, à primeira vista, essas alegações parecem justificadas. (1)

No entanto, um exame minucioso de exatamente o que é o gérmen de trigo e os métodos de produção para fabricá-lo leva um pensador crítico à conclusão de que evitar esses alimentos saudáveis ​​dos dias atuais é a melhor abordagem.

Germe de trigo não é um alimento completo

A primeira coisa a perceber sobre o germe de trigo é que é um alimento fracionado. Isso significa que o germe, que representa uma parte muito pequena de cada grão de trigo, é fisicamente separado do restante do grão.

Um processo tão violento exige que uma fábrica seja realizada. Isso não é algo que você pode executar facilmente na cozinha da sua casa!

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Em outras palavras, o germe de trigo NÃO é um alimento completo.

É realmente divertido ver a lista de usos de gérmen de trigo sugerida pelos fabricantes. A recomendação mais comum é substituir até 1/2 xícara de farinha em uma receita de cozimento por ela! 2)

Isso não parece um pouco ridículo … retire o germe do caroço de trigo, triture-o, venda-o para você (por um prêmio) em uma jarra para adicionar de volta para suas receitas de panificação?

Não seria muito mais econômico, saudável e inteligente usar apenas farinha de grão integral, para começar, que contém o germe intacto e não fracionado?

Em resumo, o gérmen de trigo não pode ser incluído em nenhuma parte de uma dieta baseada em alimentos integrais, mesmo que seja certificada organicamente.

Perfil de ácidos graxos do óleo de gérmen de trigo

A maioria das pessoas não pensa nos grãos de cereais como uma fonte de gordura, mas eles definitivamente são. O germe dos grãos de cereais contém esse macronutriente.

O óleo de gérmen de trigo possui um perfil de ácidos graxos com cerca de 64% de poliinsaturados. Cerca de 55% do óleo de gérmen de trigo é ômega-6 e cerca de 7% é ômega-3. (3, 4)

Essas gorduras são muito delicadas e precisam ser prensadas a frio, refrigeradas e seladas em garrafas escuras herméticas. Caso contrário, eles são altamente propensos ao ranço.

Quando você separa o germe do trigo do farelo e do endosperma, expõe o delicado óleo de gérmen de trigo à luz e ao ar, o que acelera a produção de radicais livres à medida que o óleo rapidamente fica rançoso.

Observe que o óleo de gérmen de trigo orgânico ficará rançoso tão rápido quanto o convencional.

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Assim, a segunda razão importante para evitar o germe de trigo é porque é um produto altamente rançoso, carregado por radicais livres.

Obrigado, mas não, obrigado!

Difícil de digerir

Segundo a Weston A. Price Foundation, o gérmen de trigo é muito difícil de digerir.

Isso decorre do fato de o germe não ser preparado de maneira tradicional para ótima digestibilidade e absorção de nutrientes. Isso significa que ele não foi embebido, brotado ou levedado (fermento) primeiro. (5)

Embora o próprio gérmen de trigo contenha uma infinidade de nutrientes, se seu corpo não puder metabolizar e absorver esses nutrientes, comê-los é uma adição inútil de calorias vazias à dieta.

Outra maneira pela qual o gérmen de trigo prejudica a digestão é a probabilidade de conter resíduo de glifosato proveniente do uso off label do Roundup para dessecação das culturas de trigo antes da colheita. É claro que nem todos os agricultores fazem isso, mas o suficiente para consumir qualquer coisa relacionada ao trigo convencional representa um risco.

Sabe-se que o glifosato prejudica os micróbios benéficos no intestino, abrindo caminho para o desenvolvimento de distúrbios autoimunes lentamente ao longo do tempo.

Extrato de Germe de Trigo Fermentado

Talvez você já tenha ouvido falar do extrato fermentado de gérmen de trigo (FWGE).

Foi inventado pelo bioquímico húngaro Mate Hidvégi no início dos anos 90.

Apesar do nome, este produto não é um alimento tradicional.

O FWGE é comercializado como um suplemento dietético para pacientes com câncer sob a marca Avé® nos Estados Unidos. É fabricado como Avemar® na Hungria.

A pesquisa sugeriu que o FWGE pode ter alguns efeitos estimulantes do sistema imunológico para pessoas com câncer, artrite reumatóide ou lúpus sistêmico. No entanto, a evidência até o momento é incrivelmente fraca, na melhor das hipóteses. (6)

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Substitutos Saudáveis

Felizmente, a essa altura, você já percebeu que o germe de trigo não é um alimento saudável e nunca deve aparecer na sua lista de compras.

Se você gosta da textura que o gérmen de trigo confere aos produtos de panificação, iogurte, caçarolas e similares, aqui estão algumas alternativas saudáveis ​​para usar.

Referências

(1) Germe de Cereais
(2) O que é germe de trigo
(3) Óleo de Germe de Trigo
(4) Composição de ácidos graxos do óleo de gérmen de trigo
(5) Grãos, nozes, sementes e feijões
(6) Extrato de germe de trigo fermentado

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