5 tipos de ansiedade e como lidar com eles



A ansiedade pode realmente afetar nossa felicidade se não aprendermos como lidar com isso.

Há tantos tipos diferentes de ansiedade que podem aparecer e roubar momentos perfeitamente agradáveis ​​de nossas vidas. É uma fera de uma emoção que pode variar de levemente desconfortável a totalmente incapacitante. Nos termos mais simples, Ansiedade é Preocupação. Em que medida enfatizamos e nos preocupamos é o que aumenta ou diminui nossa ansiedade.

Ansiedade parece ser a nova palavra da moda dada a nossa sociedade em rápida evolução e precisa estar sempre um passo à frente do jogo. Como terapeuta, é um sintoma comum que leva muitos clientes ao meu consultório.

Como sempre, quando ganhamos mais conhecimento sobre um assunto, isso se torna menos assustador. Quando algo se torna menos intimidante, podemos combatê-lo com mais confiança e sucesso. Isso força a besta (ansiedade) a perder seu poder para permitir que ela passe e se vá.

Com isso dito, vou apontar 5 tipos diferentes de ansiedade, discutir como eles são e como lidar com eles. Afinal, o truque é não o teu inimigo, certo?

1. Ansiedade Generalizada

Ansiedade generalizada é um dos tipos mais comuns de ansiedade. Em suma, a ansiedade generalizada é descrita como tendo uma sensação excessiva e exagerada de preocupação com os eventos da vida cotidiana, sem nenhuma razão óbvia.

Quando se trata disso, o estresse é o estresse, independentemente de a preocupação ser factualmente legítima ou não. Os eventos podem ser benignos e simples, mas nos causam muita ansiedade.

A ansiedade generalizada tem a capacidade de diminuir a qualidade da nossa vida à medida que ela cresce e se torna mais alta. Um pouco de preocupação aqui ou ali, pode ser típico, embora quando a preocupação se transforma em estresse e a ruminação diária sobre todas as coisas que poderiam dar errado é padrão, esse tipo de ansiedade pode começar rapidamente ao longo de nossas vidas.

2. Transtorno Obsessivo Compulsivo

As pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo podem ter pensamentos e impulsos obsessivos ou comportamentos compulsivos e repetitivos. Alguns indivíduos diagnosticados têm obsessões e compulsões.

Com TOC, seus pensamentos e ações se sentem incontroláveis, portanto você se sente incapaz de funcionar normalmente, o que afeta muito tudo em sua vida. Trabalho, escola, relacionamentos, você nomeia, sofre por causa da necessidade fixa e quer fazer o comportamento compulsivo ou a obsessão.

Os pensamentos obsessivos podem variar desde a necessidade de as coisas estarem em uma ordem particular até o medo de se machucar. Os hábitos compulsivos podem ser qualquer coisa, desde lavar as mãos repetidamente até verificar se as luzes estão desligadas várias vezes mais do que o necessário. Esses comportamentos "ritualísticos" são únicos para a pessoa e podem afetar qualquer um que os ame.

Ao que parece, esse distúrbio tende a ser mais óbvio, já que os comportamentos ou pensamentos estimulam a pessoa a fazer comportamentos de maneiras que saem do âmbito do que é considerado "normal".

3. Transtorno de Ansiedade Social

Ansiedade Social é quando o pensamento ou interação real com outras pessoas causa ansiedade irracional. Os medos irracionais podem aparecer de várias maneiras; preocupar-se sobre como a interação irá, se o julgamento ocorrerá, medo de constrangimento e preocupação em torno de dizer algo "errado" ou "tolo".

A ansiedade social é muito isolante, o que perpetua ainda mais o ciclo insalubre de manter a si mesmo e fortalecer os medos delirantes devido ao isolamento.

4. Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Definido pelo WebMD, ((WebMD: Transtorno de Estresse Pós-Traumático))

“O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma condição séria que pode se desenvolver depois que uma pessoa tenha experimentado ou testemunhado um evento traumático ou aterrorizante em que um dano físico sério tenha ocorrido ou esteja ameaçado”.

Também conhecido como, PTSD, é um distúrbio que causa sentimentos de medo intenso ou desamparo dentro do indivíduo.

A área cinzenta com este transtorno de ansiedade é que o trauma é relativo. Significando, o que é traumático para uma pessoa pode não ser traumático para outra. Tragédias inesperadas como mortes, perdas, desastres naturais são eventos que nossa sociedade tende a ver como "traumáticas".

Embora quando o TEPT provenha de coisas como nossa exposição a relacionamentos íntimos abusivos ou experiências em que nos sentimos traumatizados, os sinais de alerta podem ser ignorados (não reconhecidos) ou ser diagnosticados incorretamente.

Alguns sintomas comuns de PTSD são choque, raiva, nervosismo e medo. Ruminando sobre o trauma, flashbacks, pesadelos e uma perda de concentração e incapacidade de funcionar bem também podem aparecer. Geralmente os sintomas aparecem dentro de 3 meses do incidente traumático específico.

5. Agorafobia

Agorafobia é quando você evita lugares ou situações que você antecipa irá causar-lhe pânico, provocando sentimentos de estar preso, impotente ou constrangido.

A ansiedade é causada pelo medo de que não há uma maneira fácil de escapar da situação que está provocando seu pânico. O quadro de sintomas da agorafobia gira em torno do medo de sair de casa, o que gera preocupação de estar exposto a multidões, espaços fechados e, essencialmente, a qualquer ambiente que provoque ansiedade dentro da pessoa.

Quando o medo é tão grande que você se torna incapaz de sair de casa, isso resulta em falta de funcionamento, perda de qualidade de vida e pode levar ao isolamento e à depressão.

Como lidar com a ansiedade

Com qualquer tipo de ansiedade com a qual você esteja lidando, saiba que há coisas que você pode começar a fazer por si mesmo agora mesmo para ajudar a aliviar os sintomas que está experimentando.

Certa vez, ouvi uma alta ansiedade habilmente descrita como "presa à sua própria prisão imposta". A boa notícia é que você tem a chave da sua própria cela na prisão, meu amigo.

Com compromisso e atenção, você pode encontrar alívio dos sintomas e, em última análise, mais paz geral.

Aqui estão algumas dicas sobre como fazer isso:

1. Questione-o e mude-o

Uma técnica para mim quando um cliente está lutando com ansiedade, é começar a desbastar a fera, questionando-a e emburrecendo-a.

Por exemplo, eu sempre vou direto para a jugular e pergunto sobre o que é o medo.

A verdade é que as chances de nosso maior medo acontecer são quase nulas. Normalmente também, quando alguém está lutando com alta ansiedade, eles precisam de alguma ajuda para colocar sua escala de avaliação de estresse de volta aos trilhos, que é onde “emburrece” entra em jogo.

Quando temos ansiedade, nossa escala do que é grande coisa tende a ficar fora de moda. Significando, começamos a enfatizar coisas que são aspectos relativamente “normais” da vida. Você vê isso com raiva da estrada ou, em geral, sempre que o nível de reação de uma pessoa não se alinha com o evento real.

Acho que uma vez que eu coloco palavras para os medos dos meus clientes que estão lutando contra a ansiedade, a emoção muitas vezes perde seu poder e não parece tão ruim.

2. Respire Babe

Aprender maneiras de acalmar e limpar a mente praticando técnicas auto-relaxantes é a chave para nossa saúde geral e nível de felicidade.

Todos nós nascemos sabendo como respirar naturalmente de nossas barrigas (diafragma). À medida que crescemos e somos expostos às pressões da vida, podemos começar a respirar pelo peito, que é definido como respiração superficial. Esse tipo de respiração está ligado a indivíduos com ansiedade.

Pense em hiperventilação, que é uma resposta psicossomática ao estresse e ao pânico. Aprender e praticar técnicas de respiração voltadas para retardar a respiração acalmará seu sistema.

Práticas como yoga e meditação são ótimas habilidades para aprimorar a prática de técnicas úteis de respiração.

3. Mova esse corpo

Explorar sua fisicalidade e movimentar seu corpo regularmente é uma obrigação, mas pode ser uma graça salvadora quando se trata daqueles que lutam contra a ansiedade.

Liberar endorfinas naturais através do exercício pode ajudar a impulsionar o seu humor, o que ajudará a combater esses sentimentos incômodos de preocupação.

4. Enfrente seu medo

Com o que você está lidando na vida, nada vai desaparecer completamente até que você diretamente e propositadamente confrontá-lo.

Quando você conseguir reunir coragem para desafiar as preocupações irracionais que você tem, elas diminuirão ou até desaparecerão completamente.

Você vê a verdade de qualquer coisa que você é corajoso o suficiente para enfrentar diretamente. Isso se aplica ao sentar e lidar com nossa ansiedade. É comum querer fugir da ira da ansiedade estando constantemente ocupado e afastando a emoção. Embora isso possa acalmá-lo por algum tempo, eventualmente ele ressurgirá, já que qualquer coisa não será tratada completamente.

Lembre-se de amigos, a única maneira de passar por alguma coisa é ir diretamente através dela. Não há atalhos quando se trata de lidar com a ansiedade ou a vida, se você está vivendo com sinceridade.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a enfrentar seu medo: 13 dicas para enfrentar seus medos, crescer com eles e aproveitar o passeio

5. Assista a sua ingestão de álcool e cafeína

Nossos corpos são semelhantes aos tanques de gás. O que colocamos em nosso sistema afeta absolutamente sua performance.

Se você luta com ansiedade, esteja atento à sua ingestão de álcool e cafeína. A cafeína é um estimulante que irá acelerar o seu sistema e é conhecido por aumentar sua ansiedade. Um efeito colateral do álcool é o aumento da ansiedade.

Mais importante ainda, aumentar a sua conexão corpo / mente, tornando-se mais consciente de como você se sente com exclusividade quando você coloca certas substâncias e alimentos em seu corpo é essencial para sua saúde geral.

Pensamentos finais

Eu sei que, se você está no controle da ansiedade, pode parecer que nunca diminuirá. Por favor, saiba que pode e, por favor, saiba que será com o compromisso de fazer o autocuidado positivo para combatê-lo.

Uma vez que você comece a olhar para seus hábitos, sua auto-fala e seus padrões de autocuidado, você pode começar a lidar com isso. Com mais ferramentas no bolso de trás para confrontar a ansiedade e colocá-la em seu lugar, você sentirá alívio e uma qualidade de vida geral mais alta.

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