7 maneiras menos conhecidas (mas poderosas) de melhorar sua saúde

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Saúde é riqueza – você provavelmente já ouviu isso antes … e é absolutamente verdade. Não importa quanto dinheiro você ganha. Se você não é saudável, não vai gostar.

Mas eis a questão: viver saudável não é tão difícil quanto a maioria das pessoas pensa. De fato, com um pequeno empurrão na direção certa, uma vida saudável pode ser uma das coisas mais fáceis de se conseguir.

Portanto, neste artigo, mostrarei maneiras simples, não tão populares, mas comprovadas de aumentar sua saúde. Vamos entrar nisso.

1. Adote um animal de estimação

Tudo bem, às vezes, os animais de estimação podem ser arranhados, chewy e totalmente bagunçados, mas isso não é tudo sobre eles. Animais de estimação também podem salvar sua vida … pelo menos assim dizem os especialistas. "Os animais de estimação diminuem nossos níveis de estresse, resultando em menor produção de cortisol, redução da pressão arterial e menor risco de ataque cardíaco", diz Megan Tieber, DVM e especialista em animais de estimação da Tuft + Paw.

Mas isso não é tudo – existem muitas outras razões apoiadas pela ciência pelas quais você deve considerar possuir um animal de estimação … especialmente se uma vida saudável é seu objetivo.

  • Animais de estimação podem ajudá-lo a permanecer ativo. Se você não tiver motivação para o exercício, um animal de estimação pode ser tudo o que você precisa. Em um estudo específico, os pesquisadores descobriram que quase metade dos donos de cães se exercitava efetivamente por meia hora por dia, durante pelo menos cinco dias por semana. ((NCBI: O impacto do passeio com cães na atividade física no lazer: resultados de uma pesquisa populacional de adultos de Michigan.)) São 150 horas de exercício por semana … exatamente o que o CDC recomenda! ((CDC: Physical Activity Basics) )))
  • Animais de estimação podem ajudar a combater a depressão. Depressão não é uma coisa boa e ninguém deve passar por isso! A boa notícia é que animais de estimação podem ajudar. De acordo com um estudo realizado com estudantes universitários em depressão, houve uma redução de 60% nos sintomas de depressão depois que os participantes passaram algumas horas com um cão de terapia. Em um estudo australiano, os proprietários de gatos relataram melhor saúde psicológica do que as pessoas que não são animais de estimação. ((TendfOnline: Saúde psicológica em uma população de donos de gatos australianos)) Além disso, estudos também mostraram que os gatos podem ajudar a melhorar a saúde física e mental das crianças. ((Repositório de pesquisa St Andrew: Quality of Life and adolescents ' comunicação com outras pessoas importantes (mãe, pai e melhor amiga) em adolescentes: o efeito mediador do apego aos animais de estimação.))
  • Animais de estimação podem mantê-lo longe do consultório médico. Acredite ou não … é verdade. De acordo com um estudo australiano realizado com donos de cães, observou-se que os donos de cães tiveram 15% menos visitas ao médico do que pessoas que não possuíam animais de estimação. ((Informit: A propriedade do animal de estimação é bom para sua saúde e economiza as despesas públicas também: australiana e Evidência longitudinal alemã)) Faça disso o que quiser.

2. Comece um jardim

Você provavelmente não pensou que poderia melhorar sua saúde colocando as mãos na lama … mas, no que diz respeito às evidências científicas, a jardinagem pode realmente beneficiar sua saúde em muitos níveis. ((The Daily Gardener: Gardening Benefits: What You Should Sabe?)) Veja como.

  • Expõe você à vitamina D. Lembre-se de vitamina D … você sabe, a vitamina do sol? Bem, como se vê, a jardinagem (ao ar livre, isto é) pode ajudá-lo a obter uma grande quantidade desta importante vitamina. Entre outras coisas, a vitamina D ajuda a fortalecer os ossos e o sistema imunológico.
  • É uma ótima forma de exercício. Se você quer se exercitar sem nem mesmo ter consciência disso, tudo que você precisa é de jardinagem. Jardinagem é uma boa forma de exercício aeróbico que faz você suar sem prestar atenção. Os vários movimentos envolvidos, como flexão, torção e agachamento, trabalham todos os vários grupos musculares e ajudam a melhorar a resistência e a flexibilidade.
  • Pode ajudar a combater a solidão. A jardinagem pode ter um enorme impacto na saúde mental. Em muitas ocasiões, as pessoas que mantêm um jardim relataram melhora no humor. Além disso, as hortas comunitárias podem oferecer uma oportunidade única de socialização, especialmente em idosos.
  • Reduz o risco de demência. De acordo com um estudo de 16 anos publicado no Medical Journal of Australia, a atividade física, principalmente a jardinagem, pode ajudar a reduzir o risco de demência. ((NCBI: Fatores de estilo de vida e risco de demência: estudo Dubbo em idosos))
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3. Romper com a gordura da barriga

Desculpe arrebentar seu amigo bolha … mas se você quer viver uma vida longa e saudável, é absolutamente necessário se livrar do excesso de gordura corporal … especialmente a gordura da barriga. Mas por que a gordura da barriga é tão importante? Bem, digamos que isso faz muito mais mal do que perfurar sua arrogância e aceitação social.

Entre outras coisas, a gordura da barriga se acumula em torno de seus órgãos internos e isso tem sido associado a várias doenças metabólicas, como diabetes tipo 2. ((NCBI: Proporção da área de gordura visceral-subcutânea prediz eventos cardiovasculares em pacientes com diabetes tipo 2)) isso realmente não é bom.

A maneira mais fácil de saber que você tem excesso de gordura da barriga é monitorando sua cintura. Geralmente, uma cintura que excede 40 polegadas (102 cm) nos homens e 35 polegadas (88 cm) nas mulheres é considerada obesidade abdominal. E este é um indicador melhor do que balanças.

Ok, chega de conversa! Como você pode se livrar da gordura da barriga? Vamos dar uma olhada:

  • Suco com chás de desintoxicação. Eu sei que isso soa sem sentido, mas me ouça. Os chás para perda de peso – ou chás de desintoxicação, como são chamados às vezes – beneficiam o corpo de várias maneiras … incluindo a perda de peso. Por exemplo, estudos mostraram que o chá verde pode ajudá-lo a perder uma quantidade significativa de peso em um curto período de tempo. ((NCBI: Eficácia do chá verde na redução de peso em obesos: Thais: um estudo randomizado e controlado)). , se você está comprando chás para perda de peso, faça sua pesquisa e leia as opiniões de outras pessoas antes de gastar um centavo … confie em mim, você estará economizando muitas dores de cabeça nessa linha.
  • Livre-se do açúcar. Certo, ouça – se você não soltar excesso de açúcar (e coisas açucaradas), todos os seus esforços para perder peso serão em vão! Bebidas açucaradas são particularmente fáceis de abusar. Estudos mostraram que as bebidas açucaradas aumentam em 60% o risco de obesidade em crianças ((Science Direct: Relação entre consumo de bebidas açucaradas e obesidade infantil: uma análise observacional e prospectiva))
  • Coma mais proteínas. Você sabia que as proteínas podem ajudá-lo a perder peso? Bem, pode! De fato, é um dos macronutrientes mais importantes que podem ajudá-lo nesse sentido. Então, se você quer perder peso e mantê-lo, encha seu prato com proteínas e corte os carboidratos. ((NCBI: O papel da proteína na perda e manutenção de peso.))
  • Exercite mais. Ok, se você realmente quer perder gordura abdominal, precisa se exercitar … por menor que seja. Agora, não estou falando de exercícios abdominais – eles simplesmente não funcionam! Para perder gordura abdominal, concentre-se mais em exercícios cardio, como caminhar, correr e nadar … estes são muito mais eficazes.
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4. Durma Durma Durma!

Então, você provavelmente já ouviu falar em como o sono é tão importante para a saúde e a produtividade do cérebro, certo? Bom, é verdade! Não há substituto para a qualidade do sono quando se trata de manter uma boa saúde.

Além de estragar a química do cérebro, a privação do sono pode distorcer o apetite, aumentar o estresse, induzir a resistência à insulina e aumentar o risco de ganho de peso e obesidade. ((NCBI: Meta-análise da duração do sono curto e da obesidade em crianças e adultos)) E isso é realmente desagradável.

Portanto, faça o que fizer, não importa o quão ocupado você esteja, não substitua nada por uma boa noite de sono. Especialistas recomendam 6-8 horas de sono todas as noites. Problemas para dormir? Não se preocupe … eu tenho você coberto. Aqui estão algumas coisas para tentar uma melhor noite de sono

  • Fique longe de aparelhos eletrônicos cerca de uma a duas horas antes de dormir. Foi demonstrado que a luz azul emitida por smartphones, computadores e TV afeta a qualidade do sono.
  • Mantenha uma hora de dormir regular. Ele permite que o relógio interno funcione corretamente e libere o hormônio do sono (melatonina) quando você precisar.
  • Tome um banho quente antes de ir para a cama. Ajuda a aliviar o estresse e melhorar a qualidade do sono.
  • Tome um suplemento de melatonina((Recursos Nootropics: Melatonina: tudo o que você precisa saber sobre a pílula natural do sono)) É um auxiliar natural do sono que funciona de maneira eficaz com o corpo para melhorar a qualidade do sono.

5. Abandone a dieta … mantenha um estilo de vida saudável

Dietas. Não Trabalhos.

É simples assim. Certamente, qualquer forma de restrição alimentar que resulte em ingestão significativamente menor de calorias ajudará você a perder peso a curto prazo. Mas a longo prazo, a maioria das dietas cai como um baralho de cartas! De fato, fazer dieta pode até predispor você a um ganho de peso futuro.

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Então o que você deveria fazer? Bem, em vez de focar toda sua atenção nessa dieta ou nessa dieta, por que não fazer mudanças positivas no estilo de vida? Faça uma caminhada diária até o parque, coloque uma fita e dance pela casa ao limpar ou cozinhar, largue os donuts baratos do McDonalds e coma frutas e vegetais frescos.

Essas mudanças aparentemente simples no estilo de vida são muito mais eficazes e fáceis de manter a longo prazo do que uma dieta restritiva. No entanto, o que você come realmente importa também. Se você realmente quer ser saudável, precisa abandonar junk food refinado e mudar para alimentos limpos e integrais.

As nozes são particularmente úteis. Portanto, se você precisa de um lanche saudável para manter a boca ocupada, sem comprometer a cintura, amêndoas torradas podem ser tudo o que você precisa.

6. Coma mais ovos

Ok, você provavelmente já ouviu falar em como os ovos e a gordura saturada fazem mal à saúde. Bem, isso é apenas um absurdo. Os ovos são tão nutritivos que às vezes são chamados de "multivitamínicos da natureza".

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Os ovos são geralmente discriminados devido ao seu alto teor de colesterol. Mas adivinhe: estudos mostraram que isso não afeta o colesterol no sangue na maioria das pessoas ((NCBI: colesterol na dieta fornecido por ovos e lipoproteínas plasmáticas em populações saudáveis)).

O que mais? Em outro estudo envolvendo mais de 260 mil participantes, observou-se que a ingestão de ovos não teve absolutamente nenhuma associação com o risco de doença cardíaca. ((BMJ: Consumo de ovos e risco de doença cardíaca coronariana e derrame: meta-análise dose-resposta de estudos prospectivos de coorte)) O que mais você precisa, certo?

7. Cuide do seu intestino

Ok, ouça – os pilares da sua saúde estão fundamentados no seu intestino! Quase todas as condições de saúde imagináveis ​​se originam de um problema no intestino. Mas como isso é possível?

Bem, como acontece, o intestino é o lar de milhões de bactérias … conhecido como microbioma. E essas bactérias são a chave para sua capacidade de digerir e utilizar adequadamente os alimentos, a resposta imune e uma série de outras coisas importantes.

Curiosamente, escolhas ruins de estilo de vida, como comer junk food, estressar-se excessivamente e privação do sono e uso excessivo de antibióticos, podem ter um impacto negativo no seu microbioma. Então, o que acontece quando você irrita as bactérias no seu intestino?

Bem, na maioria dos casos, seu metabolismo é afetado e você ganha peso. Mas em casos mais sombrios, o sistema imunológico fica comprometido e isso abre as portas para várias doenças.

Ok, chega da conversa do dia do juízo final. Como você pode cuidar do seu intestino para evitar todas essas coisas desagradáveis? Aqui está um ponto baixo:

  • Coma muita fibra. A fibra serve como alimento para as bactérias e também pode ajudar a mediar a passagem adequada dos alimentos ao longo do intestino. Alimentos ricos em fibras incluem pipoca, aveia, amêndoas, cenouras e sementes de chia.
  • Coma devagar. Ajudará a digestão e absorção adequadas de nutrientes, o que promove a saúde intestinal.
  • Tome um suplemento probiótico. Probióticos são suplementos que contêm boas bactérias que podem ajudar a promover o equilíbrio do microbioma. Apenas tome cuidado e garanta que você está certo.
  • Beba mais água. As boas bactérias adoram. Também ajuda a manter o revestimento do intestino agradável e saudável.

A linha inferior

Viver saudável não é tão difícil quanto a maioria das pessoas quer que você acredite. Às vezes, tudo se resume a coisas simples e esquecidas. No entanto, seus objetivos de saúde permanecerão uma miragem sempre desaparecendo se nenhuma ação for tomada.

Então, saia da sua bunda e comece a trabalhar. Continue … plante um jardim, adote um animal de estimação, coma alguns ovos, bata no colchão, ande por aí, tome um chá para perder peso, faça algumas mudanças na sua despensa … faça alguma coisa. E não precisa ser um grande passo … comece no seu próprio ritmo. Lembre-se de que Roma não foi construída em um dia.

Uma coisa é certa – você pode alcançar seus objetivos de saúde … com um pouco de trabalho, é claro. Você conseguiu isso!

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