7 maneiras super rápidas e eficazes de reduzir o gás no estômago



Você sabia que é normal passar gás cerca de 13 a 21 vezes por dia? Há muitas piadas engraçadas sobre arrotar, inchar e peidar – mas não é tão engraçado quando você sofre de um estômago inchado e gasoso regularmente.

Sentir-se gasoso e inchado não é apenas desconfortável – é absolutamente embaraçoso! Se você trabalha em um ambiente de escritório ou costuma estar na companhia de outras pessoas, o gás pode tornar a vida cotidiana bastante desagradável.

Se sua barriga costuma ficar tensa e inchada depois de comer, pode ser devido ao gás no estômago. Isso geralmente é causado pela produção excessiva de gás – geralmente de sua dieta – ou por um sistema digestivo lento. Inchaço pode ser doloroso e fazer você se sentir cheio quando não come muito.

O que causa excesso de gás no estômago?

A maneira mais comum de o gás entrar no trato digestivo é através da ingestão de ar. Todos nós engolimos ar quando estamos comendo ou bebendo, mas tendemos a engolir ainda mais quando mastigamos chiclete, bebemos refrigerantes ou comemos muito rápido. Se você não soltar esse gás, ele passará para o intestino e para o intestino.

Outra causa séria são bactérias e leveduras no intestino grosso. O intestino grosso é onde os carboidratos, como açúcares, amidos e fibras, são decompostos. É também onde microorganismos como bactérias e leveduras residem – bons e ruins. As boas bactérias trabalham para quebrar esses carboidratos não digeridos em um processo chamado fermentação. No entanto, alguns tipos de bactérias podem levar ao excesso de gases e inchaço.

Quando você tem excesso de bactérias no intestino, o gás que elas produzem pode se acumular e levar ao crescimento bacteriano do intestino delgado (SIBO). Essas bactérias também convertem alimentos como açúcares e carboidratos em grandes quantidades irritantes ou tóxicas para as células do trato intestinal ((Clin Transl Gastroenterol .: nebulosidade cerebral, gases e inchaço: uma ligação entre SIBO, probióticos e acidose metabólica))

A disbiose também pode ser causada pelo crescimento excessivo de levedura por Candida no intestino. Embora uma pequena quantidade de levedura de Candida seja normal, ela pode crescer fora de controle e impedir que suas bactérias saudáveis ​​façam seu trabalho corretamente. ((Dieta Candida: 11 sintomas de Candida e como eliminá-los))

Como reduzir o gás no estômago?

Se você acha que sofre regularmente de gás, é importante examinar o que está comendo.

No entanto, pode haver outras causas, como infecção gastrointestinal, disbiose e até influências psicológicas, como estresse. Em outros casos, pode ser que você não tenha sido ativo o suficiente para que o gás se mova pelo seu corpo como normalmente. Isso pode ocorrer em viagens de longa distância ou sentado em uma mesa o dia todo.

Felizmente, existem muitas maneiras de reduzir esse gás – naturalmente.

Aqui estão 7 remédios caseiros para ajudar você a se livrar do gás no estômago:

1. Mude sua dieta

Isso pode parecer óbvio, mas evitar alimentos que causam gases pode ser o remédio mais fácil de todos. Infelizmente, muitas pessoas não fazem a conexão entre certos alimentos e seus sintomas.

Os culpados mais comuns são vegetais como brócolis, couve de Bruxelas, couve e cebola. Frutas como maçãs e peras também tendem a causar gases, assim como legumes.

Alimentos integrais, como farelo e a maioria dos produtos lácteos – especialmente leite e creme – também são difíceis de quebrar no intestino, para que possam causar mais gás ((Fundação Internacional para Distúrbios Gastrointestinais: Dicas sobre Controle de Gás))

Tome nota dos alimentos que causam gases e tente reduzir sua ingestão. Esta pode ser a maneira mais fácil de reduzir esse inchaço!

2. Mastigue sua comida corretamente

Tomar o seu tempo para comer devagar e beber devagar ajudará a reduzir a quantidade de ar que você engole. Uma maneira fácil de fazer isso é colocar o garfo entre os bocados.

Algumas pessoas até gostam de contar o número de vezes que mastigam cada bocado: recomenda-se cerca de 32 vezes para quebrar os alimentos, para que percam a textura.

Se isso for muito incômodo, concentre-se em mascar sua comida antes de engolir. Reserve bastante tempo para cada refeição e não coma em fuga.

E, o mais importante, feche a boca enquanto come!

3. Tente Natural Digestive Aids

Existem muitos tipos de auxiliares digestivos naturais disponíveis agora na forma de suplementos vendidos sem receita. Eles contêm enzimas digestivas que trabalham com as enzimas do seu corpo, ajudando a tornar a digestão mais rápida e eficiente.

Certos tipos de suplementos podem conter as enzimas específicas úteis para quebrar carboidratos complexos em feijões e outros alimentos "produtores de gás". Converse com um naturopata ou profissional de saúde sobre um suplemento de qualidade que contém a mistura certa de enzimas para se adequar à sua dieta.

4. Tome carvão ativado

O carvão ativado é um remédio seguro e natural para o tratamento de excesso de gases e inchaço. Este tipo especial de carvão vegetal foi fabricado de maneira a torná-lo adequado para consumo humano.

Quando você engole o carvão, ele funciona atraindo as toxinas e os líquidos para que possam ser expelidos do corpo. Isso ajuda a reduzir os gases e o inchaço e também ajuda a remover qualquer irritante do intestino.

Certifique-se de tomar carvão ativado com água em abundância e use somente sob a orientação de um profissional de saúde.

5. Tome um probiótico

Os suplementos probióticos são um meio eficaz de fornecer as bactérias "boas" que seu intestino precisa para decompor os alimentos com eficiência.

Os probióticos também podem ajudar a reequilibrar as bactérias no seu intestino se você estiver sofrendo de Candida ou SIBO.

De fato, estudos clínicos mostraram que certos suplementos probióticos podem ajudar a reduzir os sintomas da disbiose gastrointestinal, como excesso de gases e inchaço. No entanto, isso geralmente depende do tipo de linhagem probiótica no suplemento.

Procure um suplemento probiótico de alta qualidade que contenha várias cepas de bactérias (incluindo Lactobacillus e Bifidobacterium) e uma alta contagem de UFC. Também pode ser melhor escolher um probiótico sem laticínios, pois algumas pessoas podem ser sensíveis a cepas de bactérias derivadas de laticínios ((H S Gill, F Guarner: Probióticos e saúde humana: uma perspectiva clínica))

Ao comprar um probiótico, certifique-se de escolher um que use cápsulas de liberação retardada ou comprimidos de liberação prolongada para liberar suas bactérias além do ácido estomacal. A maioria dos probióticos usa cápsulas vegetais que são rapidamente destruídas no estômago, negando a maior parte de seu impacto positivo. ((Equilíbrio Um: 5 Bandeiras Vermelhas a serem observadas ao comprar probióticos))

Também é importante notar que você pode experimentar níveis mais altos de gás durante os primeiros dias de uso do probiótico: isso é causado pela introdução de novas bactérias em seu intestino. Mas isso reduzirá à medida que você continuar a tomá-lo.

Saiba mais sobre probióticos em meus outros artigos:

  • 7 Melhores Suplementos Probióticos (Recomendação e Comentários)
  • Possíveis efeitos colaterais dos probióticos (e por que eles geralmente passam)

6. Saia de adoçantes artificiais

Muitos produtos dietéticos – especialmente aqueles rotulados como 'sem açúcar' – conterão grandes quantidades de adoçantes artificiais, como sorbitol ou aspartame.

Isso pode causar mais gases no intestino, porque seu corpo não consegue quebrar as estruturas. O sorbitol também é conhecido por causar cólicas e diarréia se tomado em grandes doses. Também é um ingrediente importante em chicletes sem açúcar e refrigerantes diet, os quais também fazem com que você engula ar e piora ainda mais o gás! ((Gastroenterologia: intolerância ao sorbitol: uma causa não apreciada de queixas gastrointestinais funcionais))

Os produtos "sem açúcar" tendem a conter muito poucos benefícios nutricionais e, de fato, podem prejudicar sua saúde a longo prazo – portanto, é melhor evitá-los completamente.

7. Tente ervas

Existem muitas ervas maravilhosas que ajudam a acalmar o estômago inchado e permitem que o gás preso saia do trato digestivo.

Um dos melhores são as sementes de erva-doce. As sementes de erva-doce contêm um composto que relaxa espasmos no músculo liso do intestino, ajudando a passagem do gás. Você pode mastigar as sementes diretamente ou saborear um chá de erva-doce depois de comer.

Hortelã-pimenta e camomila são dois carminativos muito úteis, o que significa que eles "acalmam" o intestino. O chá de hortelã-pimenta e camomila está amplamente disponível e pode ser consumido a qualquer momento para reduzir o inchaço.

Então, lá vai você, 7 remédios caseiros eficazes que você pode tentar em casa para reduzir os gases no estômago!

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