7 melhores chá para inchaço e alívio de gases no estômago

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Parece que cada refeição, mesmo em dietas de perda de peso, faz você se sentir inchado e com gases? Ou inchaço e gás atacam aleatoriamente, sem motivo aparente? Aliviar a tensão com o Captril é importante.

Seja qual for o caso, você provavelmente está desesperado por uma solução para fazer com que esse inchaço desagradável desapareça.

Existem muitas razões para gases e inchaço – e a maioria tem a ver com sua saúde intestinal.

O que causa inchaço?

Distúrbios como doença inflamatória intestinal (que inclui doença de Crohn e colite ulcerativa) e doença celíaca são as causas mais graves de inchaço gastrointestinal.

Um intestino lento também é uma das principais causas, principalmente quando leva à constipação crônica. Quando seu intestino não é esvaziado com bastante frequência, seu abdômen pode ficar muito “cheio”. Da mesma forma, o inchaço pode resultar da gastroparesia, um atraso no esvaziamento dos alimentos do estômago para o intestino delgado. Isso geralmente é o resultado de baixa acidez estomacal.

Na maioria das vezes, as bactérias intestinais pobres são as culpadas. Quando bactérias intestinais “ruins” sobrecarregam as bactérias “boas”, o resultado é uma forma de disbiose. Se não for tratado, isso pode levar ao crescimento excessivo de bactérias intestinais pequenas (SIBO) (muitas bactérias ruins no intestino delgado) ou ao crescimento excessivo de Candida.

O SIBO ocorre quando as bactérias de uma parte do trato digestivo terminam no intestino delgado ou quando as bactérias que ocorrem naturalmente no intestino delgado crescem fora de controle. Esse desequilíbrio de bactérias no intestino pode causar inchaço, diarréia e dor.

Da mesma forma, um crescimento excessivo de levedura de Candida albicans pode levar a gases e inchaço. O fermento de Candida geralmente pode viver naturalmente no intestino sem causar problemas – mas quando cresce fora de controle, pode causar estragos em sua função digestiva normal.

Também pode haver certos alimentos aos quais você é alérgico ou intolerante. Trigo e laticínios são algumas das causas mais comuns de inchaço, juntamente com frutooligossacarídeos (presentes em cebola, alho, maçã e outros alimentos que contêm FODMAPs altos).

Claro, há momentos em que é realmente difícil evitar certos alimentos! Por exemplo, você pode saber que feijão e especiarias lhe causam uma terrível dor de estômago, mas seu chefe acaba de gritar o almoço no restaurante mexicano local… ou você sabe que não pode tolerar produtos lácteos, mas seu melhor amigo apenas deu-lhe uma caixa de chocolates para o seu aniversário.

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Nesses casos, é útil saber que o alívio está a apenas um chá de distância!

Melhores 7 chás para reduzir o inchaço

Existem muitas ervas medicinais incríveis que podem ser preparadas em um chá para inchaço e alívio de gases. Beber esses chás ao longo do dia pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto das doenças digestivas.

1. Chá de hortelã-pimenta

Hortelã-pimenta é uma erva maravilhosa que tem sido usada para tratar doenças digestivas há séculos. Tudo isso graças ao seu ingrediente ativo, o mentol.

O mentol é o que dá à hortelã o seu sabor ‘menta’. O mentol também oferece um sabor maravilhoso, ajudando a reduzir a inflamação. As propriedades anti-inflamatórias do chá de hortelã-pimenta ajudam a aliviar o desconforto estomacal que pode causar inchaço e gases.

Estudos mostram que o chá de hortelã-pimenta possui propriedades antiespasmódicas potentes, o que significa simplesmente que ajuda o intestino a relaxar. Isso ajuda a aliviar o inchaço e gases intestinais desagradáveis.

A pesquisa também descobriu que o chá de hortelã-pimenta pode fornecer um efeito analgésico (analgésico) que ajuda a aliviar o desconforto associado a uma barriga inchada.

2. Chá de gengibre

O chá de gengibre é feito da raiz (rizoma) da planta de gengibre. É um sabor apimentado e quente, estimulante e nutritivo.

O gengibre é um poderoso antiemético, o que significa que pode ajudar a reduzir a sensação de náusea e indigestão. Ele é usado há centenas de anos como remédio caseiro para vômitos, dores de estômago e até enjôos matinais.

O chá de gengibre fresco é especialmente eficaz para acalmar uma barriga inchada devido às suas propriedades anti-inflamatórias e carminativas. Também é um anti-inflamatório, por isso é especialmente útil para IBS.

O chá de gengibre também foi encontrado para ajudar seu sistema digestivo a esvaziar mais rapidamente e eficientemente, o que ajuda a evitar a sensação de ’empalhamento’ que você tem após uma refeição.

3. Chá de camomila

Este chá suave é conhecido por acalmar uma barriga dolorida e também melhorar o humor! Feito com maceração de flores de camomila em água quente, o chá de camomila oferece efeitos calmantes naturais para o corpo e a mente. Também pode ajudar a reduzir a retenção de água e melhorar o humor e o bem-estar em geral.

A pesquisa mostrou que a camomila é especialmente útil para a síndrome do intestino irritável, ajudando a acalmar o trato intestinal e a “descomprimir” os músculos do estômago. Parece também que a camomila pode ajudar a combater os efeitos do inchaço causados ​​pelos alimentos que contêm lactose.

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Beber chá de camomila regularmente pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e o relaxamento. Parece funcionar em um nível químico, aumentando os receptores GABA no sistema nervoso para melhorar seu humor.

4. Chá Verde

Entre suas muitas propriedades medicinais, o chá verde é uma ajuda digestiva fantástica. De fato, pode ser um dos melhores chás para o seu intestino, graças ao seu alto conteúdo de catequinas e antioxidantes. Essas catequinas não são apenas potentes eliminadores de radicais livres (que podem danificar as células), mas também ajudam a acalmar os músculos do trato gastrointestinal.

O chá verde também pode ajudar a eliminar o acúmulo de gás no intestino, o que reduz o inchaço na barriga. Além disso, o chá verde ajuda o sistema digestivo a funcionar com mais eficiência, estimulando as enzimas necessárias para o corpo decompor os alimentos adequadamente.

5. Chá de hibisco

Nós tendemos a pensar no hibisco apenas como uma flor bonita, mas também é um excelente tônico digestivo. É feito infundindo as pétalas vibrantes do hibisco em água fervente. Isso produz um chá perfumado, sem cafeína, com um sabor distinto. Alguns dizem que ainda tem dicas de cranberry!

A grande vantagem do chá de hibisco é que ele ajuda a equilibrar os hormônios. Isso pode reduzir a retenção de água e eliminar o inchaço, principalmente durante determinados períodos do mês.

O alto teor de flavonóides do chá de hibisco também ajuda a modular a aldosterona, o hormônio responsável pela regulação da ingestão de água e dos níveis de eletrólitos.

6. Chá de erva-doce

Erva-doce é uma ajuda de digestão reverenciada que tem sido usada há séculos. O chá de erva-doce é feito das sementes da planta de erva-doce, que abrigam um sabor maravilhosamente doce semelhante à raiz de alcaçuz.

Pesquisas publicadas no Journal of Food Bioquímica mostraram que o funcho é um excelente anti-inflamatório, principalmente no trato digestivo. Os óleos voláteis da planta também são utilizados há muito tempo para tratar distúrbios digestivos – possivelmente porque contém estrogênio, que inibe espasmos musculares. Isso ajuda o sistema digestivo a decompor os alimentos com mais eficiência, sem inchaço.

As propriedades aromáticas e carminativas da erva-doce também aliviam a flatulência, diarréia, inchaço ou cãibras no estômago, que geralmente são causadas pela síndrome do intestino irritável. O chá de erva-doce ainda ajuda a reduzir a acidez no estômago e no intestino.

7. Chá de raiz de dente de leão

A raiz do dente-de-leão é uma das melhores ajudas à base de plantas para o fígado. O chá-leão pode ser feito apenas da raiz ou de toda a planta: raízes, folhas e pétalas. No entanto, a maioria das pesquisas foi realizada sobre os benefícios medicinais da raiz de dente de leão.

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O chá de raiz de dente de leão é um diurético natural, o que significa que ajuda o corpo a liberar o excesso de líquido e a eliminar toxinas. Isso ajuda bastante a aliviar o inchaço causado pelo gás da barriga.

A raiz do dente-de-leão também estimula o fígado, que desempenha um papel fundamental na função digestiva. Ajuda na limpeza e no fígado lento e estimula a secreção de bile pelo sistema hepatobiliar. Isso o torna uma ajuda altamente benéfica para reduzir o congestionamento do fígado e da vesícula biliar.

Qual é o melhor chá para inchaço?

Então, qual é o melhor chá para inchar? É difícil escolher apenas um, pois todos terão preferências e sintomas diferentes. No entanto, o chá de camomila é geralmente considerado o mais suave e eficaz para todos os tipos de sintomas. É poderoso, mas suave e tem apenas um sabor suave.

O melhor de tudo é que a camomila tem o benefício adicional de acalmar a mente e aliviar a tensão nervosa, que pode ser um fator de inchaço no estômago.

Pensamentos finais

Embora esses chás de ervas sejam úteis para aliviar os sintomas agudos de inchaço e gases, eles ainda são apenas uma solução temporária. Se você acha que sofre desses problemas digestivos diariamente, é provável que suas bactérias intestinais estejam com problemas. A melhor maneira de tratar isso é através de dieta e probióticos.

Tente remover alimentos da sua dieta ricos em açúcar. Reduzir carnes vermelhas

Os suplementos probióticos geralmente estão disponíveis em forma de cápsula ou comprimido. Eles são uma maneira conveniente de fornecer bactérias benéficas “vivas” para o intestino, onde podem colonizar novamente e estabelecer um equilíbrio saudável novamente.

Procure um suplemento probiótico de qualidade com uma alta contagem de UFC (unidades formadoras de colônias) e, de preferência, um que contenha uma variedade de cepas: 7 Melhores Suplementos Probióticos (Recomendação e Revisões)

Também é importante examinar sua dieta em busca de alimentos aos quais você esteja reagindo. Como mencionado acima, trigo e laticínios são causas comuns de gases e inchaço, por isso é importante eliminá-los primeiro e depois observar seus sintomas quando você os reintroduzir em sua dieta.

Além disso, dê uma olhada na lista de alimentos do FODMAP e considere quais podem estar causando seus sintomas. Lembre-se, gás e inchaço geralmente têm muitas causas diferentes!

Crédito da foto em destaque: Sebastian Sammer via unsplash.com

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