A gordura trans na carne e nos laticínios é perigosa?

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Talvez você tenha notado que lanches naturais à base de carne voltados para aqueles que evitam carboidratos refinados e açúcar têm um pequeno segredo escondido no rótulo nutricional … gordura trans!

Um dos meus filhos chamou minha atenção outro dia, enquanto ele mastigava um palito de carne alimentado com capim que eu costumo comprar para lanches. Às vezes, eles até pegam um para um café da manhã rápido no carro quando estamos atrasados!

Como normalmente examino apenas a lista de ingredientes de qualquer produto antes de comprá-lo, não percebi que o rótulo realmente listava gordura trans na seção Gordura total. Em outras palavras, se os ingredientes são bons e o produto é minimamente processado, não me preocupo muito com o que a seção “Informações nutricionais” politicamente correta tem a dizer.

Este produto tinha gordura trans listada, apesar de os ingredientes serem perfeitos.

Carne alimentada com capim, mel de flores silvestres, sal marinho, pimenta do reino, alho em pó.

Meu filho queria saber como produtos que contêm apenas alimentos integrais podem conter gordura trans?

Gordura Trans natural em carne e leite

É verdade que alimentos de origem animal, como manteiga, creme e carne alimentada com capim, contêm uma pequena quantidade de gordura trans.

No entanto, essa forma de gordura trans é bastante diferente estruturalmente do tipo artificial criado em fábrica, feito de óleos vegetais baratos!

A gordura trans em alimentos de origem animal é realmente ácido trans vacínico (VA).

Essa gordura é usada pelos seres humanos para sintetizar o “ácido linoléico conjugado” (CLA) lipídico muito saudável e desejável. (1)

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O CLA é altamente benéfico para perder peso e construir massa muscular. Pode reduzir os fatores de risco para a síndrome metabólica, com seus principais sintomas de obesidade, doença cardiovascular e diabetes.

A gordura trans nos alimentos processados ​​NÃO é a mesma. Não é um precursor metabólico do CLA para queima de gordura.

Gorduras Trans artificiais

É importante entender que a rotulagem federal atual para gordura trans não distingue entre gordura trans de ocorrência natural e o tipo sintético criado artificialmente.

Será que os regulamentos não conseguem separar as gorduras trans naturais e sintéticas para fins de rotulagem, a fim de direcionar as pessoas para uma tarifa mais processada e muito mais lucrativa?

Certamente é possível e algo a considerar!

O mais louco é que lanches ultraprocessados ​​que listam zero gordura trans no rótulo provavelmente ainda o contêm! Isso ocorre devido a outra brecha nos regulamentos.

Os fabricantes de alimentos podem colocar ZERO ao lado do item de linha de gordura trans no rótulo. Este é o caso, desde que o alimento contenha 0,5 gramas ou menos de gordura trans por porção.

Produtores de alimentos honestos irão listá-lo independentemente…

A maioria dos produtores de alimentos que optam por deixá-lo fora do rótulo, sorrateiramente, contorna o requisito. Quão? Ao fazer tamanhos de porção artificialmente pequenos. Essas partes não se baseiam na realidade de como as pessoas realmente consomem esses produtos.

Se um indivíduo come um saco inteiro de batatas fritas ou próximo a ele enquanto assiste TV, por exemplo, é consumida bastante gordura trans. De acordo com a Academia Nacional de Ciências (NAS), não há nível de consumo seguro de gorduras trans sintéticas.

No entanto, não se preocupe com a gordura trans natural na carne e laticínios. Este tipo de gordura trans é realmente saudável de consumir!

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Referência

(1) Benefícios de saúde descobertos em gorduras trans naturais

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