Aumente sua saúde geral com banho na floresta (ou Shinrin Yoku)


Se você estiver interessado em colher o benefícios de estar ao ar livre, você definitivamente desejará adicionar o banho na floresta à sua lista de tarefas. E não se preocupe, você não precisa morar em uma área extremamente arborizada para aproveitar essa terapia natural. Na verdade, existem vários locais de NYC em banhos de floresta, como o bem conhecido Central Park, por exemplo.

O conceito de banho da floresta de se expor à natureza para obter benefícios físicos, mentais e emocionais é bastante intemporal, mas certamente é uma tendência nos últimos anos. Não é difícil encontrar um livro de banho na floresta on-line ou em livrarias, e você pode até encontrar vídeos do youtube de banho na floresta. Um dos efeitos mais impressionantes do banho na floresta é sua capacidade de estimular o relaxamento e reduzir o estresse, que é enorme, pois o estresse desempenha um papel em muitas doenças agudas e crônicas. (1)

Então, o que é banho na floresta? Estou prestes a lhe dizer o que é e como você pode começar hoje! Além disso, todas as formas incríveis de banho na floresta podem melhorar sua saúde.


O que é banho na floresta?

O banho na floresta também é chamado shinrin-yoku. O que significa shinrin yoku? Em japonês, shinrin significa “floresta” e yoku significa “banho”. Então, se você colocá-lo em conjunto, shinrin mais yoku é igual a um banho da floresta ou tomar banho em um ambiente de floresta, tomando em seus arredores usando todos os seus sentidos. O que é banho de árvore? Algumas pessoas também se referem ao banho na floresta como “banhos de árvores” ou “terapia da natureza”.

O banho de floresta ou Shinrin-yoku é oficialmente iniciado no início dos anos 80 no Japão, onde continua sendo uma forma de medicina preventiva e tratamento natural até hoje. (2) Quando você pratica o banho na floresta, você não está tentando fazer um treino para produzir suor ou chegar ao final de uma trilha longa. Em vez disso, você está simplesmente se conectando com a natureza ao seu redor.

Para banhar-se na floresta, você mergulha em um ambiente florestal natural e bonito, usando os vários sentidos da visão, audição, olfato, etc. É uma experiência muito pacífica e positiva que a ciência tem demonstrado que oferece várias benefícios, o que estou prestes a compartilhar com você.


6 Principais benefícios do banho na floresta

1. Aumento da função imunológica

O banho na floresta definitivamente faz a lista de maneiras estranhas para parar uma infecção e também estimuladores do sistema imunológico. Uma revisão científica publicada em 2010 intitulada “Efeito das viagens de banho na floresta sobre a função imunológica humana” descobriu que gastar tempo na natureza pode aumentar significativamente a atividade das células brancas do sangue chamadas células assassinas naturais (NK). Isso é enorme porque as células NK ajudam a combater vírus e células tumorais.

A revisão revela como três dias de banho na floresta aumentaram a atividade NK dos participantes, o número de células NK, bem como os níveis de proteínas anticancerígenas intracelulares. Esses efeitos positivos do banho na floresta são atribuídos aos fitonídios, que são basicamente óleos essenciais de madeira antimicrobiana de árvores como o alfa- pineno e o limoneno. (3)

Pesquisas científicas anteriores com seres humanos também mostraram que a exposição a fitonídios pode aumentar significativamente a atividade da NK, além de diminuir os níveis de hormônio do estresse e aumentar a expressão de proteínas anticâncer. (4) Encontrar pacientes com câncer em banhos de florestas não é incomum, já que não só o fato de estar na floresta diminui o estresse ea ansiedade associados ao câncer, mas também pode ajude o corpo a combater o câncer também.

2. Baixa Pressão Arterial

Pressão arterial alta ou hipertensão não é uma condição para ignorar. Felizmente, existem muitas maneiras naturais de controlar a hipertensão. O banho de floresta Shinrin yoku tem sido mostrado para ajudar a baixar a pressão arterial. Os pesquisadores que publicaram um estudo sobre o banho na floresta em 2011 já sabiam que os ambientes florestais são conhecidos por reduzir os hormônios do estresse, como adrenalina e noradrenalina, e produzir um efeito relaxante geral, mas eles queriam descobrir mais.

Em seu pequeno estudo clínico, esses pesquisadores analisaram como a caminhada em ambientes florestais afetou parâmetros cardiovasculares e metabólicos em 16 indivíduos saudáveis ​​do sexo masculino. Os resultados foram muito positivos – a caminhada habitual em ambientes florestais parece pressão arterial mais baixa diminuindo a atividade nervosa simpática. O banho na floresta também teve efeitos positivos sobre os níveis de hormônio do estresse. (5)

3. Melhore a saúde do sistema nervoso

O banho na floresta também é conhecido por ter um efeito positivo na variabilidade da frequência cardíaca. Isso é muito significativo para a saúde do sistema nervoso, pois a variabilidade da frequência cardíaca (a variação no intervalo de tempo entre os batimentos cardíacos) é indicativa de quão saudável é o equilíbrio entre o sistema nervoso simpático (a principal função é ativar as mudanças fisiológicas que ocorrem durante o combate). ou o sistema parassimpático (também chamado de “sistema de descanso e digestão” ou “sistema de recuperação” porque reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca).

Manter o sistema nervoso simpático e o sistema parassimpático em equilíbrio é fundamental para evitar um estado de estresse constante de luta ou fuga, e o banho na floresta não parece, surpreendentemente, ajudar a manter esse equilíbrio saudável do sistema nervoso (6).

4. Reduzir o estresse

Como apontou um artigo da NPR sobre o banho na floresta, sabe-se que as árvores infundem no ar compostos que podem ter efeitos muito positivos nos seres humanos. (7) Estes compostos são chamados fitonicidas e um estudo publicado em 2009 descobriu que eles podem realmente diminuir os níveis de hormônio do estresse em homens e mulheres. (8) Como você obtém fitonídios no banho florestal? Simplesmente respire esse bom ar da floresta!

5. Aumentar a saúde mental

Uma pesquisa publicada em 2015 demonstra mais uma vez como realmente não podemos esquecer de passar o tempo ao ar livre, especialmente à medida que mais e mais pessoas vivem em áreas urbanas e se sentem desconectadas da natureza nos dias de hoje. Este estudo constatou que os participantes que fizeram uma caminhada natural de 90 minutos autorreferiram “níveis mais baixos de ruminação e mostraram atividade neural reduzida em uma área do cérebro ligada ao risco de doença mental em comparação com aqueles que caminharam através de um ambiente urbano”. 9)

Como Irina Wen, PhD, psicóloga clínica e diretora clínica da Steven A. Military Family Clinic do NYU Langone Medical Center, aponta: “A natureza pode ser benéfica para a saúde mental. Reduz a fadiga cognitiva e o estresse e pode ser útil com depressão e ansiedade. ”(10)

Com vontade de um impulso mental? Pode ser hora de tomar um banho (sem sabão ou água) em sua floresta local.

6. Aumente a função cognitiva e fique mais criativo

Provavelmente não vai te surpreender (ou talvez seja) que passar mais tempo na natureza pode realmente aumentar sua criatividade. Um estudo conduzido por psicólogos da Universidade de Utah e da Universidade de Kansas, descobriu que os resultados dos testes de criatividade dos mochileiros foram 50% melhores depois de passar quatro dias em natureza desconectados de aparelhos eletrônicos. Este estudo publicado em 2012 foi “o primeiro a documentar mudanças sistemáticas na função cognitiva de alto nível associada à imersão na natureza” (11).

De acordo com David Strayer, um co-autor do estudo e professor de psicologia na Universidade de Utah, “Esta é uma maneira de mostrar que interagir com a natureza tem benefícios reais e mensuráveis ​​para a resolução criativa de problemas que realmente não tinham sido formalmente demonstrado antes. ”

Ele acrescenta: "Ele fornece uma justificativa para tentar entender o que é uma maneira saudável de interagir no mundo, e que se enterrar na frente de um computador 24 horas por dia, 7 dias por semana pode ter custos que podem ser remediados". (12) Além disso, para muitos que sofrem de vício em smartphones, entrar na natureza é o Rx que mais precisa.

Outros benefícios de estar ao ar livre

Estar ao ar livre também lhe dá a chance de praticar o aterramento ou aterramento, que é um método de conexão com a energia natural da terra, descalço.

Você pode contrariar transtorno afetivo sazonal (SAD) por passar o tempo fora também. Os pesquisadores acreditam que esse distúrbio pode estar ligado à falta de luz solar e vitamina D. Quando você passa o tempo ao ar livre, você pode obter mais de ambos e do benefícios da vitamina D são importantes quando se trata de muitos aspectos da nossa saúde.

Não vamos esquecer também como é bom escapar poluição do ar interior e respirar um pouco de ar fresco ao ar livre.


Banhos Florestais em Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa

É conhecido como banhos florestais japoneses, mas outros sistemas médicos antigos são certamente fãs dessa prática, incluindo Medicina Chinesa Tradicional e Ayurveda.

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) vê os seres humanos como não sendo separados da natureza e valorizando muito o contato com o ambiente natural. Muitos praticantes da MTC veem nossos corpos como reflexo do mundo natural. O banho na floresta ou a terapia da natureza é um método valorizado de manter a homeostase no corpo junto com outras práticas da MTC, como acupuntura. (13)

Em Medicina Ayurvédica, Há uma ênfase na interconectividade universal ou na ideia de uma conexão entre as pessoas, sua saúde e o universo. (14) Yoga é uma das muitas formas naturais que Ayurveda procura para manter essa interconexão e hoje em dia, ioga está sendo combinado com o banho na floresta. Enquanto algumas pessoas optam por andar ou sentar-se em seus arredores de floresta, alguns optam por colocar um toque ayurvédico em seu banho de árvore e praticar yoga na floresta.


Como praticar o banho na floresta

Os passos do banho na floresta são bastante simples: (15)

  • Vá para uma floresta
  • Andar vagarosamente
  • Respirar
  • Abra todos os seus sentidos

De acordo com Shinrin-yoku.org, isso é “a medicina de simplesmente estar na floresta”.

Basicamente, o banho na floresta é passar o tempo entre as árvores e a natureza sem distrações. Você não será phubbing qualquer pessoa porque você certamente não usará tecnologia enquanto estiver tomando banho na floresta. A ideia é estar muito presente, não para capturar o momento das mídias sociais.

Você também não estará tentando chegar a um destino final como se estivesse em uma caminhada, você está simplesmente na floresta sendo muito presente e absorvendo tudo com seus vários sentidos para que você veja a beleza ao redor, respirando o ar fresco, sentindo a casca de uma árvore próxima. O ato de tomar banho na floresta é definitivamente um pouco meditativo, mas não há regras rígidas de concentração ou disciplina.

Se você está se perguntando, onde está um banho na floresta perto de mim? Você pode tomar banho na floresta em qualquer lugar que esteja cercado por árvores. Isso pode ser um pequeno parque em uma cidade ou um enorme parque nacional como o Yellowstone. Onde quer que você esteja, apenas estabeleça a intenção de se conectar com a natureza de uma forma curativa.

Se você está inseguro sobre como fazer um banho na floresta, pode encontrar ajuda em um guia da natureza. O que é um guia da natureza? Um guia da natureza geralmente ajuda as pessoas a se conectarem com seu ambiente natural por meio de interpretação e educação. Há também agora guias certificados de terapia florestal. O que é um guia de terapia florestal certificado? É alguém que "facilita passeios tranquilos e seguros, fornecendo instruções – chamadas de" convites "- para atividades de abertura sensorial ao longo do caminho." (16)

Se você estiver interessado em receber sua certificação de banho na floresta, a Associação de Guias e Programas de Terapia de Natureza e Florestal oferece treinamento de guia de terapia florestal em todo o mundo em locais selecionados durante o ano todo.


História do banho na floresta

Diz-se que o banho de floresta ou Shinrin-yoku começou oficialmente no Japão no início dos anos 80. De uma perspectiva antropológica (estudo da humanidade), o banho na floresta ou a terapia da natureza têm sido praticados por várias tribos e culturas desde o início dos tempos.

Hoje, a terapia da natureza é praticada em todo o mundo em todos os tipos de belas florestas. O Japão continua a ser uma das áreas do mundo que, sem surpresa, aprecia o banho na floresta. É um país que atualmente tem mais de 60 campos de terapia florestal. (17)


Precauções de banho na floresta

O banho na floresta tem precauções de segurança semelhantes para caminhar ou acampar em uma área arborizada. Se você vai se envolver em banhos na floresta, lembre-se de:

  • Verifique sua previsão do tempo local antes de sair.
  • Permita que alguém saiba para onde você está indo e quando retornará, especialmente se estiver indo sozinho.
  • Verifique na pista atual ou condições do parque para quaisquer fechamentos, avistamentos de animais, etc.
  • Vista-se adequadamente para o tempo atual e esperado.
  • Tenha um kit de primeiros socorros, comida e água à mão.
  • Certifique-se de que você está familiarizado com o seu parque ou floresta, carregar um mapa é uma ideia inteligente, mesmo se você já esteve lá antes.

Pensamentos finais

  • O que é terapia florestal? O banho na floresta, também conhecido como terapia florestal, é o ato de passar um tempo em um ambiente florestal com a intenção de receber e se conectar com o ambiente natural usando todos os seus sentidos.
  • Uma das principais razões pelas quais a terapia florestal pode ser tão benéfica é o fato de que as árvores emitem compostos benéficos chamados fitonicidas que demonstraram aumentar significativamente a atividade da NK, diminuir os níveis de hormônio do estresse e aumentar a expressão de proteínas anticâncer.
  • O banho na floresta pode ser praticado em qualquer ambiente arborizado por qualquer período de tempo.
  • Há agora guias de banho na floresta que podem ajudá-lo a começar sua prática de banho na floresta.
  • Os benefícios do banho na floresta incluem aumento da função imunológica, redução da pressão arterial, redução do estresse e da ansiedade, melhora na saúde do sistema nervoso, melhora do estado mental e aumento da criatividade.

Leia o próximo passo: 6 passos para manter seus níveis de cortisol sob controle e diminuir o estresse

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