Como criar um plano de ação e alcançar seus objetivos pessoais



Não há como negar que as metas são necessárias. Afinal, eles dão significado e propósito à vida. Mas as metas não se concretizam: você precisa de um plano de ação para ajudá-lo a atingir suas metas.

Com um plano de ação, você terá uma ideia clara de como chegar aonde deseja chegar, o que será necessário para chegar lá e como encontrará motivação para seguir em frente. Sem um plano para manter, é muito fácil vacilar e se distrair. É por isso que muitas pessoas não cumprem as resoluções de Ano Novo ou lançam um negócio muito desejado. Sem um plano para trabalhar, as coisas têm um jeito de não funcionar.

Com isso em mente, veja como você pode criar um plano de ação que ajudará você a atingir qualquer meta pessoal que tenha definido.

1. Determine o seu "porquê"

Aqui está uma experiência rápida para você experimentar agora: reflita sobre as metas que você definiu anteriormente. Agora, pense nos objetivos que você alcançou e naqueles que você não alcançou. Espero que você perceba um tema comum aqui. Os objetivos que você conseguiu alcançar tiveram um propósito. Essas metas que você não conseguiu realizar não o fizeram. Em outras palavras, você sabia por que você colocou essas metas em prática, o que motivou você a seguir adiante.

Simon Sinek, autor de Encontre o seu porquê: um guia prático para encontrar um propósito para você e sua equipeexplica:

"Depois de entender seu WHY, você poderá articular com clareza o que faz você se sentir realizado e entender melhor o que impulsiona seu comportamento quando você está no seu melhor natural. Quando você puder fazer isso, terá um ponto de referência para tudo que fizer daqui para frente. ”

Isso, por sua vez, permite melhores tomadas de decisão e escolhas mais claras. Sinek diz:

"Você poderá fazer escolhas mais intencionais para sua empresa, sua carreira e sua vida. Você poderá inspirar outras pessoas a comprar de você, trabalhar com você e participar da sua causa. ”

Compartilharei com você um exemplo recente disso em minha vida. No início deste ano, decidi fazer da minha saúde uma prioridade maior, especificamente perdendo peso. Eu defini esse objetivo porque ele me deu mais energia no trabalho, melhorou meu sono e me ajudou a ser um pai melhor – eu realmente não me importava com todo esse chiado toda vez que eu brincava com meus filhos. Todos esses fatores me deram um propósito de longo prazo, não um objetivo superficial de curto prazo, como querer parecer bom para um evento.

Antes de começar a criar um plano de ação, pense por que você está definindo uma nova meta. Ao fazê-lo, você será guiado nessa jornada e lhe dará uma Estrela do Norte para apontar quando as coisas ficarem difíceis (e inevitavelmente acontecerão).

2. Escreva seu objetivo

Agora que você tem um objetivo em mente, é hora de tirá-lo da cabeça e em um pedaço de papel. Embora você também possa fazer isso eletronicamente por meio de um aplicativo, a pesquisa descobriu que você tem 42% mais chances de atingir sua meta se ela estiver registrada. Isso é especialmente verdadeiro para os proprietários de empresas, se eles não agendarem seu horário, isso será agendado para eles. ((Calendar.com: o problema da manutenção eficiente do tempo))

A razão para isso é: é como o cérebro funciona. Quando você anota fisicamente uma meta, está acessando o lado esquerdo do cérebro, que é o lado literal e lógico. Como resultado, isso comunica ao seu cérebro que isso é algo que você realmente quer fazer. Será até encorajado a abrir seu subconsciente para que você possa desenvolver idéias para que o objetivo seja concretizado.

3. Definir uma meta SMART

Uma meta SMART atrai um sistema popular no gerenciamento de negócios. Isso porque garante que o objetivo que você definiu seja realista e exequível. Também pode ser usado como referência para guiá-lo pelo seu plano de ação. Ao estabelecer uma meta SMART, você pode começar a debater as etapas, as tarefas e as ferramentas necessárias para tornar suas ações eficazes.

  • Específico: Você precisa ter idéias específicas sobre o que deseja realizar. Para começar, responda as perguntas “W”: quem, o que, onde, quando e por quê.
  • Mensurável: Para ter certeza de que você está atingindo a meta, estabeleça métricas tangíveis para avaliar seu progresso. Identifique como você coletará os dados.
  • Realizável: Pense nas ferramentas ou habilidades necessárias para alcançar seu objetivo. Se você não possui, descubra como você pode alcançá-los. Você pode fazer uma aula on-line? Sombra de um amigo? Assista a vídeos do YouTube enquanto pratica?
  • Relevante: Por que o objetivo é importante para você? Alinha-se com outros objetivos? Esses tipos de perguntas podem ajudar você a determinar o verdadeiro objetivo da meta e se vale a pena prosseguir.
  • Tempo limite: Quer se trate de uma meta diária, semanal ou mensal, os prazos podem motivar-nos a tomar medidas mais cedo ou mais tarde.

Saiba mais sobre como definir uma meta da SMRT aqui: Como definir uma meta SMART para fazer alterações duradouras na vida

4. Dê um passo de cada vez

Você já fez uma viagem? É provável que você tenha que usar um mapa – seja um mapa em papel da velha escola ou um aplicativo em seu telefone – para navegar do ponto A para o ponto B. A mesma ideia pode ser aplicada a um plano de ação.

Como um mapa, seu plano de ação precisa incluir instruções passo a passo sobre como você alcançará sua meta. Em outras palavras, essas são metas menores que ajudam você a chegar onde precisa ir.

Por exemplo, se você quiser perder peso, considere fatores menores, como calorias consumidas e queimadas, minutos de exercícios, número de passos percorridos e qualidade do sono. Cada um desempenha um papel na perda de peso, e você pode até ser inspirado a olhar para outras facetas, como o estresse – porque o cortisol, o hormônio do estresse, ajuda nosso corpo a manter o peso, diminuindo seus níveis de estresse pode resultar em perda de peso.

Isso pode parecer muito trabalhoso, mas faz com que seu plano de ação pareça menos complicado e mais gerenciável. Mais importante, ajuda a determinar as ações específicas que você precisa realizar – ou quais comportamentos você deseja alterar – em cada etapa.

5. Encomende suas tarefas por prioridade

Com suas etapas de ação definidas, você desejará revisar sua lista e colocar suas tarefas na ordem que fizer mais sentido. Dessa forma, você está dando o pontapé inicial com o passo mais importante para causar o maior impacto.

Por exemplo, se você tem um trabalho sedentário e quer perder peso, o primeiro passo deve estar se tornando um pouco mais ativo. A partir daí, você pode adicionar mais tempo ao seu plano de treino. O próximo passo poderia estar mudando sua dieta, como ter uma salada antes do jantar para evitar excessos ou substituição de refrigerante com água com gás.

Aprenda estas dicas para priorizar melhor: Como Priorizar Direito em 10 Minutos e Trabalhar 10X Mais Rápido

6. Agende suas tarefas

Definir um prazo para o seu objetivo é uma obrigação; evita atrasar o início do seu plano de ação. A chave, no entanto, é ser realista. É altamente improvável, por exemplo, que você perca 20 quilos em duas semanas. É menos provável que você mantenha isso.

Além disso, você também deve definir uma data de início e de término para cada etapa de ação que você criou, bem como uma linha do tempo para quando você concluir tarefas específicas. Adicioná-los à sua agenda garante que você permaneça focado nessas tarefas quando elas precisarem acontecer, sem deixar que nada mais o distraia. Por exemplo, se você programar o horário da academia, não planejará mais nada durante esse período.

Cuidado com a tentação de se inscrever duas vezes – algumas atividades podem ser combinadas, como uma corrida para conversar com um amigo, mas outras não. Não se engane pensando que você pode escrever e acompanhar o Netflix simultaneamente.

Embora você possa usar um calendário ou planejador em papel, um calendário on-line pode ser uma opção melhor. Você pode usá-lo para definir prazos ou lembretes para quando cada etapa precisa ser tomada, e pode ser compartilhada com outras pessoas que precisam estar no conhecimento (como seu amigo de corrida ou seu mentor).

7. Fique na pista com hábitos saudáveis

Sem hábitos saudáveis, será ainda mais desafiador alcançar seu objetivo. Você pode ir à academia cinco dias por semana, mas se você estiver pegando hambúrgueres todos os dias, estará desfazendo todo o seu trabalho duro. Você deseja substituir o fast food por uma refeição mais nutritiva para atingir sua meta de perda de peso.

Digamos que seu objetivo seja mais voltado para a carreira, como se tornar um melhor orador público. Se você pratica seus discursos nas reuniões do Toastmasters, mas evita situações em que precisa ser intocado, como reuniões de rede ou reuniões da comunidade, você não está se ajudando. Você precisa pensar no que ajudará a transformar você na pessoa que deseja ser, não apenas no que é mais fácil ou mais confortável.

8. Confira os itens à medida que você for

Você pode pensar que passou muito tempo criando listas. Eles não apenas ajudam a tornar suas metas realidade, mas as listas também mantêm seu plano de ação organizado, criam um senso de urgência e oferecem a oportunidade de acompanhar seu progresso. Como as listas fornecem estrutura, elas reduzem a ansiedade – você sabe exatamente o que fazer e quando precisa ser feito.

Há algo mais especial sobre listas. Quando você corta uma tarefa em seu plano de ação, seu cérebro libera dopamina. ((Psicologia Hoje: A Ciência de Realizar Seus Objetivos))
Essa recompensa faz você se sentir bem, e você vai querer repetir esse sentimento. Se você riscasse na sua agenda os dias em que você ia à academia, gostaria de continuar experimentando a satisfação de cada "X" audacioso. Isso significa que você continuaria indo para a academia.

9. Revise e redefina conforme necessário

Alcançar qualquer objetivo pessoal é um processo. Embora seja ótimo se você conseguir atingir uma meta durante a noite, isso leva tempo. Ao longo do caminho, você pode experimentar contratempos. Em vez de ficar frustrado e desistir, programe avaliações frequentes – diárias, semanais ou mensais – para ver como você está progredindo.

Se você não estiver onde gostaria, talvez precise alterar seu plano de ação. Retrabalhe-o para poder alcançar a meta que você definiu.

The Bottom Line

Não importa o que você deseja alcançar na vida – seja perder peso, aprender uma nova habilidade ou ganhar mais dinheiro – é necessário criar um plano de ação. Ele irá guiá-lo no estabelecimento de etapas realistas e prazos para atingir seu objetivo. O melhor de tudo, vai mantê-lo no caminho certo quando você tropeçar – e todos nós fazemos.

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