Como lidar com um colapso emocional após uma perda devastadora



Eram quase onze da noite quando liguei para meu namorado de longa data (com quem eu acabara de terminar o namoro), do meu telefone do dormitório. Eu estava ocupada o dia todo, mas tinha uma sensação incômoda na boca do estômago. Seu pai respondeu e meu sentimento foi confirmado com notícias devastadoras. * Carl atirou em si mesmo e estava no hospital com suporte de vida. Eu desliguei o telefone, entrei no longo corredor do lado de fora do meu quarto e caí no chão sujo do salão do dormitório, soluçando. Foi como algo saído de um filme.

As próximas 24 horas foram meio borradas. Meu amigo James chegou em sua caminhonete na madrugada do dia seguinte para me levar ao aeroporto. Houve uma enorme nevasca em Denver, e eu teria que passar por Salt Lake primeiro. Estava congelando e nevando quando embarquei no avião. Eu mantive minha cabeça baixa, fluindo com lágrimas, e esperei e rezei para que ele conseguisse. Mas quando eu saí do avião em Portland, meu irmão me segurou mais apertado do que nunca e me disse calmamente que Carl tinha ido embora. Eu nunca mais voltaria a vê-lo ou até me despedir. Eles o chamavam de "suicídio acidental", mas nunca saberíamos todos os detalhes do que havia acontecido.

Os próximos dias e meses foram comoventes, avassaladores e intensos. Lembro-me de fazer arranjos e ler um poema em seu funeral, passando a maior parte do meu tempo na cama, chorando no meu quarto. Eu não queria ver nem falar com ninguém. Eu não queria comer. Eu nem tinha certeza se queria viver. Eu estava perdido. Eu me senti culpado. Sozinho. Assustado. Eu senti tantas emoções e ao mesmo tempo, fiquei entorpecida. Toda a vibração dinâmica que é quem eu era e sempre fui, desapareceu.

Não sou estranho à perda. Eu perdi avós, empregos, animais de estimação. Eu fiz grandes mudanças em minha vida, muitos movimentos para diferentes cidades e países onde senti a tristeza e a perda do que eu sabia, amizades e familiaridade. Eu senti a mágoa e a dor de deixar relacionamentos com pessoas que eu amava e algumas com as quais eu pensava passar a vida inteira. Eu saí do trabalho, sentindo a tristeza que vem com essa mudança, mesmo que tenha sido algo que eu tenha escolhido e até mesmo capacidades físicas que eu sempre me orgulhei.

Eu só percebi, como eu refleti sobre a minha vida em uma oficina no início deste ano, quanta perda eu realmente experimentei e o impacto que teve sobre quem eu sou. Mas essa tragédia, de longe, foi uma das minhas experiências mais dolorosas de perda. Quando alguém morre antes de ir, não há como entender.

A questão se torna, o que você faz quando não tem ideia do que fazer?

Como você procede quando tem pouca esperança, a vida é sombria, você está cheio de tristeza, culpa e dor? Porque a realidade da vida é que todos nós experimentamos a perda. Ninguém está imune aos sentimentos de tristeza e tristeza.

Se você se relaciona com perder um emprego, um lar, um relacionamento importante, uma esperança ou um sonho, seu senso de identidade, uma habilidade física ou mobilidade, confiança ou a mais devastadora, a perda de um ente querido, a perda está em toda parte. Todos nós devemos aprender a trabalhar com isso para que possamos voltar a viver nossas vidas novamente.

7 peças valiosas de conselhos de especialistas em perda

Neste artigo, Eu entrevistei sete especialistas em perda de uma variedade de diferentes origens. Aqui, eles compartilham suas palavras de sabedoria, conselhos, idéias e recomendações sobre como lidar com um colapso emocional depois de uma perda devastadora.

Para aqueles de vocês que enfrentam qualquer tipo de perda, minha esperança é que você considere pelo menos uma dessas estratégias úteis e de apoio ao trabalhar em seu próprio processo e jornada.

1. Mike Bundrant, Instrutor Master de PNL, Life Coach, Psicoterapeuta aposentado e Fundador do Centro iNLP

Se você está tendo um colapso após uma perda, então isso é provavelmente uma coisa boa.

Quebra emocional significa que em algum nível você aceitou a perda. O colapso significa que você não está em negação! Esse é um ótimo começo.

Falar em negação sobre uma perda ou dizer a si mesmo que a perda não é grande coisa (quando isso não é verdade) só prolongará o tempo de recuperação e a agonia.

Lembre-se de que o colapso emocional é uma coisa boa que precisa acontecer – um sinal de que o processo de cura já começou.

Não há regra dura e rápida sobre quão intensa a tristeza deve ser. Nenhuma regra sobre quanto tempo deve durar. A melhor regra sobre essas coisas é: Fique fora do caminho! Deixe o processo acontecer.

Se você está triste, fique triste. Se você está com medo, seja isso. Deixe seus sentimentos fluírem e não se preocupe quando o colapso terminará. Ele passará, garantido e você se curará.

Suas emoções são inteligentes. Deixe-os ser o que são e montá-los, interferindo ou interrompendo o mínimo possível. Aceitação é a chave aqui.

Finalmente, alcance as pessoas em quem você confia. Suas emoções são suas, mas compartilhá-las com as pessoas ilumina o fardo. Depois de uma perda, é uma boa ideia lembrar a si mesmo quem ainda está presente em sua vida. Conecte-se com eles.

2. Lucia Giovannini, Doutora em Psicologia e Aconselhamento

Quando confrontado com uma perda, o elemento chave para a recuperação é a resiliência.

A recuperação acontece em 4 fases:

1. A primeira fase é o encontro com o obstáculo; você sente que é levado por uma dolorosa experiência negativa.

A aceitação é a única maneira de lidar com isso. Muitas vezes a perda é algo além do nosso controle; nós não podemos fazer nada sobre isso, a única maneira de reagir é aceitar.

Porque se você não pode aceitar, você vai lutar contra a experiência, que pode ser ainda mais dolorosa. Aceite essa experiência como a parte da vida.

2. O segundo passo é realmente experimentar a perda, o trauma, a dor.

Depois de experimentar a perda, sentimos que estamos perdendo algo que tínhamos antes. É humano e é normal sentir a dor. O importante é não reprimir os sentimentos.

Se você não sentir dor, ficar bem imediatamente e não se permitir algum tempo para realmente sentir dor, você terá mais dor ainda.

Aqui você precisa de paciência. Sente-se com emoções, sabendo que não vai durar para sempre.

3. O terceiro passo é o processo de confrontação.

Para poder ressurgir, você precisa se confrontar, coletar feedback para entender o que pode ser feito.

Normalmente, quando perdemos uma pessoa, um emprego ou uma casa, perguntamos: “Por que isso aconteceu comigo?” Essa é uma pergunta muito ineficaz que nos leva a uma espiral negativa.

A boa pergunta a ser feita é: “Qual é o aprendizado aqui para mim?” Essa pergunta pode fazer toda a diferença. A ideia é encontrar o significado, que irá ajudá-lo a encontrar o fim dessa dor.

4. O quarto estágio é quando você reuniu o ensinamento, reuniu as lições e cresceu com essa dor.

Por exemplo:

Durante um tsunami, eu estava na Tailândia, trabalhando com o governo tailandês como voluntário para ajudar pessoas que perderam suas famílias, casas e empresas para lidar com a perda. Claro, as pessoas estavam com dor, estavam desesperadas.

Ainda me lembro de um homem que perdeu seu filho e negócios para o tsunami. Tudo se foi para ele; Não havia nada que ele pudesse fazer. A única coisa que ele podia fazer era dar algum significado a tudo que acontecesse.

E ele fez.

Ele fundou uma organização sem fins lucrativos para ajudar crianças órfãs na Tailândia. Nada traria seu próprio filho de volta, mas ele encontrou felicidade e significado mais uma vez depois de perder tudo naquele desastre.

Leitura recomendada

Uma Vida Nova e Inteira: Descubra o Poder da Transformação Positiva – Enfrente as mudanças traumáticas, defina sua zona de poder, volte a se levantar.

3. Dr. Zach Bush, Diretor Certificado Triplo

Sempre que você tiver sofrido uma perda ou trauma significativo, é vital recuperar o corpo rapidamente.

Trauma emocional pode viver em nossos corpos, e se não lidarmos com isso, isso nos coloca para doenças e desordens a longo prazo. O perigo quando o trauma ocorre é que seu corpo mantém essa memória de trauma e define um espaço em seu corpo por aquele evento emocional ou físico momentâneo.

Para evitar isso, você precisa reequilibrar rapidamente o sistema nervoso parassimpático para manter o bem-estar neurológico e funcional. Se não for esclarecido, seu corpo envelhece como uma enciclopédia de todos os seus traumas de vida leves e importantes; oxidação (oxidação) ocorre em seu tecido conjuntivo, músculo, esquelético, sistema imunológico e neural.

Uma ótima maneira de conseguir essa redefinição é "tocando os córtices". Eu uso o conceito de Body Talk com meus pacientes e qualquer um que tenha perda. É uma estratégia simples que pode rapidamente centrar a sua atenção, ancorá-lo e recuperá-lo.

Acende o sistema nervoso parassimpático (repouso e digestão) e alivia a resposta do sistema nervoso simpático (luta ou fuga). Deixa seu corpo saber, "Eu estou aqui agora. A lesão está no passado, estou segura de novo no meu corpo. ”

Esse tipo lembra ao seu corpo físico que, quaisquer que sejam as reverberações do trauma emocional que você está sentindo, é apenas isso, um eco emocional. Não é uma parte da sua realidade física agora. Essa técnica literalmente libera o trauma "tocando fora". Você pode usá-lo a qualquer momento e é muito simples.

Outras maneiras de gerenciar sentimentos associados à perda incluem respiração, aterramento (tire os sapatos, na grama ou na areia), meditação e estratégias sensoriais. Estes podem incluir ouvir música ou um chilrear de pássaros. Cheiro de óleos essenciais. Sinta os pés na terra, sente-se na cadeira ou tecido contra a pele. Todos esses métodos visam reencarnar você no momento presente, de modo a lembrar ao seu corpo que o passado é o passado, e hoje é uma oportunidade para um novo corpo e uma nova mente.

Enquanto outros podem discordar, você precisa ter cuidado para não adiar suas emoções, ou definir seu estado de ser por suas emoções. Eles podem ser uma interpretação profundamente imprecisa do que está acontecendo.

Emoções podem apresentar uma falsa realidade porque a nossa realidade física não é feita de emoções. Somos programados pelo treinamento social para criar emoções em resposta a eventos. Em seguida, somos ensinados a criar nossas memórias no contexto dessas emoções e mais treinados para contar a história emocional de nossa vida. Isso pode limitar severamente nossa realidade física e potencial. Se você está sentindo uma sensação avassaladora de emoção, ajuda reconhecer que você está em uma experiência emocional.

Neuroquimicamente, uma emoção dura sete segundos. Se você for ficar triste, rejeitado ou emocionalmente envolvido, temos que continuar produzindo essa emoção nos contando a história repetidas vezes.

Se levarmos dois minutos para quebrar essa história emocional contando através de batidas, meditação, respiração ou qualquer outro método, podemos ser livres.

Recursos Recomendados

Conversa corporal, tocando os córtices:

4. Veronica Winston, terapeuta de casamento e família

Muitas vezes, na minha prática, eu consultei clientes que têm alto desempenho Digite um personalidades. Eles me dizem que foram empurrados para me procurar por amigos, colegas de trabalho e familiares que estão preocupados porque não estão lidando bem. Meu cliente me garante que eles estão "realmente bem", mas que passaram por um trauma recente ou perda significativa.

Sim, talvez eles estejam bebendo um pouco mais, isolando e talvez sentindo falta do trabalho, mas "está tudo bem".

Muito do meu trabalho é explorar se eles estão realmente em negação. Negação de que eles são humanos, de que todos nós temos fraquezas e que, na realidade, eles estão de volta nos seus calcanhares. Talvez a tal ponto que eles tenham fantasiado sobre não querer acordar novamente para mais um dia de negação.

O que é negação? Pode parecer como dizer a todos que você está bem e não precisa de ajuda, mas agir e se comportar de maneira diferente, como ter ataques de pânico, sentir sintomas de ansiedade ou depressão, lutar para fazer o seu trabalho ou cuidar de si ou da família. e sentindo-se fora de controle.

Ao enfrentar a perda, é importante reconhecer que todos nós devemos ser pais, amar e nos proteger, assim como fazemos para os outros em nossas vidas.

Eu ajudo essas pessoas maravilhosas a entender que todos nós precisamos nos aproximar às vezes, abrir nossas emoções para os outros e pedir alguns favores bem merecidos. A negação mata e é importante passar por esse estágio de pesar.

Recursos Recomendados

Eu recomendo fortemente ver um terapeuta. Alguém em pessoa que pode avaliar sua situação e guiá-lo através do processo de luto.

Não sabe por onde começar? Obter uma referência de alguém em quem você confia: pergunte a seus amigos ou a seu médico. Psychology Today tem um extenso diretório online.

5. Nita Tucker, autora e consultora

As expectativas dos outros, assim como as suas, podem dificultar ainda mais o ajuste para a perda. Você pode achar que ficou triste e, depois de seis meses, dois anos ou até 30 anos depois, pode ficar sobrecarregado de perda e depressão.

Tente pensar na tristeza como uma onda (uma onda imprevisível e imprevisível). Você pode ter lidado com a perda e nadar confortavelmente ao longo da vida e uma onda o atingirá e talvez até te derrubará. Os pensamentos podem ser: a) Eu pensei que estava acima disso! b) Eu já deveria ter superado isso, ou c) Ele não melhorou e nunca será!

É importante não se julgar, mesmo que seja uma ocorrência muito grave. Provavelmente, o melhor conselho é tratá-lo como uma onda, mesmo nomeá-lo como uma onda e honrar a tristeza que você sente. "Uau, isso foi uma grande onda de pesar, eu não esperava isso."

Além disso, reconhecer que a perda e a tristeza fazem parte de quem você é; Virá quando vier. Como você não tem escolha, pode optar por resistir (o que eu prometo que não funcionará) ou aceitá-lo e honrá-lo.

Anos atrás, Hugh Downs fez um especial no 20/20 sobre envelhecimento e longevidade. Uma das conclusões que ele tirou depois de dezenas de entrevistas foi que uma das chaves para a longevidade é a capacidade da pessoa de lidar e viver com a perda.

Aos 95 anos, você perdeu pais, cônjuges, amigos, parentes e até filhos. A capacidade de continuar vivendo com alegria e vitalidade diante de uma perda tão profunda é uma habilidade e capacidade que é essencial.

6. Linda Wolff: Terapeuta Ocupacional e Consultora de Valores (ela também é minha mãe)

Primeiro, e mais importante, honrar o processo de luto. Nossa cultura nem sempre honra este processo porque as pessoas querem que as coisas avancem rapidamente para a próxima coisa. O luto reflete a importância da pessoa / evento / coisa em sua vida.

Passar por qualquer tipo de perda é um "processo". Tem havido muita coisa escrita sobre os estágios do luto que são guias úteis durante o processo. Os Estágios do Kubler Ross ((PSYCOM: Os Cinco Estágios do Sofrimento)) são um dos mais Conhecido desses modelos, os estágios normalizam o processo e é um ótimo suporte.

Eu conheço a dor de sentir-me de coração partido e quebrado com tristeza. Eu tive momentos em que senti que a dor vai durar para sempre e não tenho certeza se meu coração vai sobreviver intacto. Aqui estão algumas estratégias que compartilho com os clientes e uso pessoalmente:

  • Exercício – Você pode não gostar, mas é fundamental. Para mim, é inegociável.
  • Jornal – Tanto ou tão pouco quanto você puder. Às vezes, pode ser apenas uma palavra, às vezes você se verá escrevendo páginas.
  • Estenda a mão para amigos íntimos – Mesmo quando o seu próprio instinto é isolar. Um amigo de confiança é ouro puro quando experimenta perda.
  • Passe o tempo na natureza – Andando, correndo, jardinando, meditando, refletindo ou simplesmente sentado do lado de fora.
  • Sinta seus sentimentos – A vida é cheia de uma multidão de emoções e não devemos ter medo de senti-las.

Se você optar por encerrar um relacionamento, uma atividade ou um emprego que não lhe serve mais, é importante lembrar-se de que é preciso coragem para fazer a escolha. Honre a si mesmo e quão difícil é a situação. A autocompaixão é uma estratégia importante.

Perda é um lugar escuro. Não parece que há muita luz quando estamos sofrendo … mesmo durante o dia. Mas a perda também é um tempo sagrado. Tem o potencial, uma vez do outro lado, de oferecer lições e ideias incríveis e um incrível potencial de crescimento.

Isso me ajuda a lembrar que é a jornada da alma e a escuridão vai passar. Pode não diminuir a dor, mas ajuda saber que você não vai se machucar e doer para sempre. As terminações são novos começos quando você passa pela dor.

Livros recomendados
  • A borda selvagem da tristeza por Francis Weller
  • Quando as coisas caem por Pema Chodren
  • Abertura quebrada: como as épocas difíceis podem nos ajudar a crescer por Elizabeth Lesser

7. Susan Hannifin-MacNab Assistente Social, Educadora, Fundadora A2Z Healing Toolbox®

Quando eu tinha 41 anos, meu marido saiu para um passeio de domingo e nunca voltou para o jantar. Então ele não apareceu no café da manhã. Então a busca começou. Semanas se passaram, seu veículo foi descoberto e seu corpo se recuperou nos destroços. Eu fui de viver o que eu senti que era uma vida saudável, encantada e equilibrada, para de repente se tornar uma jovem viúva traumatizada e mãe solteira para o nosso filho de 5 anos de luto.

Como alguém lida com esse tipo de experiência que altera a vida?

Por fim, comecei a perseguir todas as ferramentas, recursos e pessoas que poderiam nos ajudar. Ao fazer isso, descobri o valor de ferramentas de cura do espírito-corpo e recursos da comunidade que agora compartilho com outras pessoas.

Eu apoio indivíduos e famílias enlutados e quebrantados com amor, apoio, ação e ferramentas práticas que todos podem usar para lidar com a agitação emocional que vem com qualquer tipo de perda.

Meu conselho para quem navega pelas complexidades da perda profunda? Escolha algumas ferramentas de cura que vêm naturalmente para você e, em seguida, integre lentamente as outras pessoas ao longo do tempo. As 26 ferramentas A2Z Healing podem ser um lugar para começar.

Por mais doloroso que seja, você precisa recuperar sua capacidade de recuperação para se curar.

Algumas sugestões:

Seja seu próprio advogado. Peça por ajuda. Aceite a ajuda. Tome uma atitude. Seja intencional. Cerque-se de pessoas que “entendem” – terapeutas, mentores e apoio de grupo.

Aprofunde-se em experiências que podem ajudá-lo, mesmo que estejam fora da sua zona de conforto atual.

Aprenda com os outros. Encontre alguém que você sabe ser resiliente e deixe-o modelar. Eles são positivos? Eles mergulham na dor para recriar de novo? Eles procuram ajuda? Eles ajudam os outros, mesmo que ainda estejam se machucando?

Sites Recomendados
  • A2Z Healing Toolbox®: oferece recursos de luto, workshops, apresentações e o livro premiado A a Z Toolbox de Cura: Um Guia Prático para Navegar pelo Luto e Traumas com Intenção.
  • Espíritos Soaring International
  • Viúva de acampamento

Pensamentos finais

Eu sei o quão difícil pode ser a perda. Minha esperança é que pelo menos uma dessas estratégias ou insights ajude você a navegar por qualquer perda que possa estar sofrendo agora e trazer alguma luz, esperança e algo para agarrar na confusão e dor.

Houve algo específico que ressoou com você? Tente isso. Algo com o qual você se conectou? Confira. Algo que você gostaria de explorar mais? Ótimo, faça isso.

E se você conhece alguém que está enfrentando um colapso ou uma perda e não sabe como ajudar, transmita estas estratégias e recursos importantes. Como você leu acima, a comunidade, os amigos e saber que você tem alguém para você são essenciais nesses momentos de tragédia e perda.

Além desses grandes especialistas, aqui estão alguns outros recursos que recomendo:

Livro recomendado

Cura após a perda: Meditações diárias para trabalhar com o sofrimento por Martha W. Hickman.

Eu ouvi e li sobre este livro muitas vezes de muitas pessoas. Eles apreciam o suporte prático e diário que ele oferece.

Sites Recomendados

Opção B

Baseado no livro best-seller de Sheryl Sandberg (COO Facebook que perdeu seu marido de repente) e Adam Grant (Psicólogo e Autor), este site é projetado para ajudar as pessoas a "construir resiliência e encontrar significado diante da adversidade". O site fornece recursos, compartilha histórias e a chance de se juntar a grupos para obter suporte.

Grief.com

Desenvolvido por David Kessler, um dos maiores especialistas em cura e perda do mundo e autor de cinco livros best-seller. Kessler é um especialista em luto que trabalhou em estreita colaboração com a lendária Elisabeth Kübler-Ross (dos estágios do modelo de luto acima). Este site descreve os estágios do luto, fornece vídeos, recursos e conexões gratuitas para conselheiros e grupos de luto.

Quando tudo mais falhar, lembre-se disso:

Não há maneira certa ou errada de sofrer após a perda. Não há uma ou melhor solução. Isto é seu viagem. Onde você está agora é exatamente onde você deveria estar. No entanto, você se sente bem. Onde quer que você esteja, é perfeito para você.

Por fim, para mim, uma das coisas mais importantes que me ajudou a superar minhas próprias perdas é saber com certeza:

Quer você possa ou não ver isso agora, essa perda será outro passo à frente, outra experiência tecida no tecido da sua bela vida.

Artigos que devem ser lidos também:

https://ivonechagas.com.br/revisao-do-programa-de-dieta-slim-fast/

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