Como mergulhar as sementes (+ tutorial em vídeo)

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Sementes cruas são um excelente complemento para uma dieta alimentar completa. Para se beneficiar totalmente dos benefícios nutricionais, no entanto, embeber as sementes antes de comê-las é uma prática sábia. O processo é semelhante ao método para nozes cruas embebidas.

Isso imita os métodos de preparação de sociedades ancestrais saudáveis.

Por exemplo, as sementes eram um alimento básico da cultura asteca. A preparação envolvia embeber as sementes em água salgada e depois secá-las ao sol. Eles consumiam as sementes inteiras ou moídas na farinha para assar depois que o processo de secagem estava completo. (1)

Por que mergulhar as sementes?

Mergulhar as sementes em água salgada desempenha a função de aumentar tremendamente a digestibilidade. Os antinutrientes como o ácido fítico são neutralizados, o que permite uma maior absorção de minerais e um valor nutricional geral melhorado. (2, 3)

Na verdade, se as sementes cruas não forem embebidas antes de serem consumidas, o ácido fítico bloqueará a absorção de minerais! Embeber nozes em água salgada requer um processo semelhante para desbloquear o máximo de benefícios nutricionais.

As práticas sábias das culturas tradicionais nos ensinam que a preparação adequada de uma comida é tão importante quanto a própria comida.

O mineral zinco é especialmente vulnerável ao bloqueio do ácido fítico nas sementes. (4)

Muitas pessoas têm deficiência desse nutriente crítico, embora estejam recebendo quantidades adequadas em sua dieta. Se você come muitas sementes não embebidas, experimente este teste caseiro de deficiência de zinco para avaliar seus níveis.

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Você pode se surpreender ao saber que não está absorvendo os minerais de sementes cruas de forma adequada.

A imersão mantém a crueza

Alguns podem questionar a sabedoria de embeber sementes porque comer sementes cruas preserva as enzimas.

No entanto, embeber as sementes não afeta de forma alguma a crueza. As enzimas são 100% preservadas quando se toma o cuidado de seguir um processo de secagem a baixa temperatura.

Você pode usar um desidratador ou um forno quente para atingir esse objetivo. O processo para usar um desidratador de alimentos é descrito no artigo vinculado.

Eu prefiro usar um forno quente para secar minhas sementes encharcadas. Isso ocorre porque eu tendo a ensopar grandes lotes por vez, e um forno é mais conveniente para fazer a secagem de uma vez.

Meu forno tem uma configuração “Quente / Prova” que mantém a temperatura abaixo de 150 °F / 65 °C, que é a temperatura necessária para manter a crueza e preservar as enzimas.

Todas as sementes precisam ser embebidas?

Você pode se surpreender ao saber que, apesar da importância de embeber as sementes, nem todas as sementes realmente requerem embebição!

Isso contrasta com nozes e legumes crus, incluindo feijão, que devem ser todos embebidos antes do cozimento, independentemente do tipo.

Abaixo está o meu guia de quando embeber e quando não embeber uma determinada semente.

Quando pular a imersão

Existem duas razões pelas quais pode ser seguro não embeber uma determinada semente.

Primeiro, se as sementes se transformam em uma substância gelatinosa ao entrar em contato com a água, tentar embebê-las é contraproducente.

Em segundo lugar, se uma semente não for um recurso regular no menu ou se você comer apenas uma pequena quantidade, é aceitável pular a imersão.

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As sementes que atendem a um ou ambos os critérios incluem:

  1. Sementes de papoula (pequenas quantidades são usadas)
  2. Sementes de chia (virar gel na água)
  3. Sementes de linho (virar gel na água)
  4. Sementes de cominho (pequenas quantidades são usadas)
  5. Sementes de gergelim (pequenas quantidades são usadas)

Sementes para Sempre Embeber

Sementes que são geralmente usadas para lanches onde uma pessoa comeria aproximadamente um palmo em uma base regular exigirão imersão para melhorar a digestibilidade e desbloquear os minerais.

Essas sementes incluem:

  1. Sementes de girassol
  2. Sementes de abóbora
  3. Sementes de cânhamo
  4. sementes de Sesamo

Observe que incluí sementes de gergelim nas listas “mergulhar” e “não mergulhar”. Isso ocorre porque, dependendo do uso, você pode comer muito ou apenas alguns. Por exemplo, se você polvilhar algumas sementes de gergelim em cima dos pães de hambúrguer com massa fermentada, não será necessário colocá-las de molho primeiro.

No entanto, se você usar sementes de gergelim para triturar em tahini (manteiga de semente de gergelim), com certeza precisará mergulhá-las primeiro!

Se houver um tipo de semente que você está considerando que não está listado acima, simplesmente aplique as diretrizes que descrevi para determinar se elas precisam ser imersas.

7 etapas para sementes perfeitamente embebidas

Depois de determinar que uma determinada semente precisa de molho, como fazer isso?

O processo é muito direto. Siga estes passos e suas sementes estarão prontas para comer em nenhum momento.

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  1. Coloque 2 xícaras de sementes cruas em uma tigela de vidro grande com água para cobrir. Não misture sementes para minimizar o risco de mofo.
  2. Junte 1 colher de sopa de sal marinho.
  3. Deixe descoberto na bancada da cozinha por cerca de 8 horas ou durante a noite.
  4. Escorra as sementes. O enxágue é desnecessário, a menos que você queira remover o sal das sementes.
  5. Espalhe as sementes uniformemente em uma assadeira grande de aço inoxidável.
  6. Seque em um forno quente de 150 ° F / 65 ° C por cerca de 12 horas. Use um desidratador de alimentos, se preferir.
  7. Armazene as sementes cruas que foram embebidas / secas em um recipiente hermético na despensa ou geladeira.
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O vídeo de três minutos abaixo demonstra esse processo com algumas de minhas dicas pessoais para manter as coisas práticas em uma casa ocupada!

Tempo desafiado?

Se você tem desafios de tempo a ponto de não ter tempo para embeber as sementes que gosta de comer regularmente, sugiro esta marca de sementes embebidas / germinadas como uma alternativa conveniente.

Referências

(1) Livro de receitas das tradições nutritivas
(2) Efeitos de arranhar, embeber e ferver o casco em antinutrientes
(3) Estudo dos efeitos da germinação, embebição e cozimento na qualidade nutricional da ervilha-de-cabra
(4) Efeito da embebição e germinação na disponibilidade de ferro e zinco

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