Como os rituais diários são diferentes das rotinas diárias?

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Você desliga. Conte até dez. Esticam. Levante-se. Colocar a chaleira no fogo. Dê um tapinha no cachorro. Tomar um banho. Fazer café. Ligue as notícias. Sentir stressado. Desligue as notícias. Vá trabalhar enquanto bebe café.

Isso é um ritual diário? Ou isso é apenas uma rotina, porque você não tem escolha e precisa se levantar e ir trabalhar todos os dias?

A diferença entre um ritual diário e uma rotina

A diferença entre um ritual diário e uma rotina é como você pensa sobre isso. É assim que você percebe suas ações. São tarefas mundanas que precisam ser concluídas ou são ações que trazem significado, aprendizado ou alegria à sua vida? É tudo sobre a sua mentalidade.

Uma rotina diária é uma série de tarefas que você conclui todos os dias na mesma ordem. Por exemplo, levantar-se e ir trabalhar, empilhar a máquina de lavar louça, escovar os dentes e preparar as crianças para a escola. Uma rotina pode parecer mundana e chata porque é algo que você precisa fazer. Você pode concluir suas rotinas no piloto automático. Eles podem ser eficientes, mas as rotinas não são necessariamente motivadoras ou agradáveis. Eles são vistos como uma tarefa.

Um ritual diário é semelhante a uma rotina diária, pois também são uma série de tarefas que são concluídas na mesma ordem. Mas um ritual diário difere em sua intenção. Os rituais diários são práticas significativas e são motivados internamente. Um ritual diário pode fornecer energia e prazer, além de eficiência e estrutura. Um ritual é uma maneira cuidadosamente selecionada de fazer algo que tenha um senso de propósito e um efeito colateral positivo, além da conclusão direta da tarefa.

No meu último emprego, eu costumava chegar cedo ao escritório. Eu ligava o computador e, enquanto ele estava inicializando, colocava a chaleira. Enquanto a chaleira estava fervendo, eu fazia login e baixava meus e-mails. Depois eu fazia meu chá e fazia mingau no microondas. Depois, voltava para minha mesa e lia meus e-mails enquanto tomava meu chá e comia meu mingau. Quando o mingau terminou, foi quando eu entrei no modo de trabalho.

Minha série matinal de tarefas era um ritual diário ou apenas uma rotina?

Tudo começou como uma rotina. Então comecei a pensar sobre isso e deliberadamente o tornei motivador. Comprei uma tigela adorável para o meu mingau e uma xícara bonita para o meu chá. Começou a se tornar mais agradável, significativo e agradável. Eu reformulei a "passagem dos meus e-mails" para "me preparar mentalmente para o meu dia". Era meu tempo de silêncio. Descobri muito mais tarde que os colegas sabiam me deixar sozinha até que meu ritual de mingau terminasse!

Há um equilíbrio a ser encontrado com rotina e ritual. Sempre teremos rotinas que precisamos fazer para sermos eficientes. Sempre há coisas que simplesmente precisam ser feitas. Mas há muito valor em encontrar rotinas (ou mesmo partes de rotinas), que podemos transformar em rituais para o benefício de um dia melhor.

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Os rituais podem nos ajudar a tirar o tédio ou o estresse de uma atividade regular, podem nos ajudar a ser mais atenciosos, nos ajudar a nos conectar ao nosso propósito e nos ajudar a alcançar nossos objetivos.

Como transformar rotinas em rituais

A diferença entre um ritual diário e uma rotina é a sua experiência subjetiva da atividade. Embora possamos associar rituais com religião ou espiritualidade, acredito que podemos transformar qualquer rotina em ritual com a atitude e a perspectiva corretas.

Atitude e perspectiva corretas

1. Afirmações positivas

Uma coisa muito simples que você pode fazer é recitar afirmações.

Afirmações são declarações positivas que podem ajudá-lo a desafiar e superar pensamentos negativos. Diga a si mesmo como uma maneira de ajudá-lo a alcançar uma mentalidade positiva.

Por exemplo, durante meu ritual de trabalho matinal, mudei meu diálogo interno para 'Eu nunca vou terminar todo o meu trabalho hoje' para 'Eu vou ter um bom dia e concluir as tarefas importantes – e tempo de mingau é onde priorizo ​​o que são. ”Essa é apenas uma maneira de transformar algo tedioso em algo mais significativo e proposital.

2. Atenção plena

A atenção plena é a capacidade humana básica de estar totalmente presente e consciente de onde estamos e o que estamos fazendo. Isso nos ajuda a não ser excessivamente reativos ou oprimidos pelo que está acontecendo ao nosso redor. Quando estamos atentos, reduzimos o estresse, melhoramos o desempenho, obtemos percepção e consciência observando nossa própria mente e aumentando nossa atenção ao bem-estar dos outros.

Para obter conselhos práticos sobre como estar atento, confira 7 maneiras de se treinar para ter mais atenção. Existem também vários aplicativos excelentes para ajudar você a ficar atento todos os dias.

Podemos transformar as rotinas diárias em rituais diários, aplicando técnicas de atenção plena. Por exemplo, quantos de nós comem comida em movimento, no carro, entre as reuniões? Aplique técnicas de atenção plena à alimentação, prestando atenção aos diversos aspectos da comida: como é o gosto, a temperatura e a textura. Também preste atenção às reais sensações físicas de comer: mastigar, engolir e até digerir.

Aplicar a atenção plena à alimentação pode ajudá-lo a aproveitar mais suas refeições. Isso pode ajudá-lo a comer mais devagar e, consequentemente, a comer menos, porque você fica mais atento quando se sente cheio. A alimentação consciente pode reduzir a ingestão de alimentos e melhorar o sabor, porque é mais provável que você saboreie cada refeição e se sinta mais satisfeito.

3. Conecte-se a um objetivo maior

Dê um passo para trás e veja a imagem e o objetivo maiores por trás de suas rotinas diárias e como eles melhoram sua vida como um todo. Conecte-se a isso perguntando "por que isso é importante?" E continue perguntando "por que?"

Por que limpar meus dentes é importante? Porque dentes e gengivas saudáveis ​​significam que posso comer o que você quer. Por que isso é importante? Para uma dieta saudável. Por que isso é importante? Porque quando estou saudável, me sinto melhor e posso fazer mais, o que me deixa feliz.

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Isso adicionará mais significado e ajudará você a ver suas rotinas como mais um ritual, porque você entende como elas estão ajudando você a alcançar um objetivo maior.

Adicionando Intenções

Os rituais são a base sobre a qual um grande trabalho é concluído. A diferença entre uma rotina diária e um ritual diário é a intenção.

Quais são as coisas que você faz todos os dias às quais você pode adicionar intenção e propósito e transformar em um ritual diário?

Benjamin Franklin escrevia nu por uma hora todas as manhãs para "refrescar" sua mente no ar frio.

Beethoven levantou-se ao amanhecer e contou exatamente 60 grãos de café para preparar sua manhã perfeita antes de sentar em sua mesa e trabalhar até as 14h.

Criar rituais diários pode ajudá-lo a ter sucesso, seja nos negócios, na criação de arte incrível ou na pessoa que você sempre quis ser.

Você já tem rotinas diárias. Com a atitude certa, você pode transformar algumas dessas rotinas em rituais diários positivos. Esses rituais ajudam você a se concentrar, a se sentir motivado, inspirado e a alcançar seus objetivos.

Escolha uma de suas rotinas e pense em como você pode transformá-la de uma tarefa mundana do piloto automático para uma experiência mais significativa em seu dia. Para mim, comprei um copo e uma tigela e mudei minha mentalidade de passar os emails para algo mais positivo para transformar minha rotina matinal em um ritual.

Pense na lista abaixo e escolha uma rotina para começar:

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  1. Acordar de manhã. Comece bem o seu dia de folga. Gaste 3 minutos atentos antes de fazer qualquer outra coisa.
  2. Indo para a cama. Agora, há um enorme corpo de pesquisa sobre os benefícios de uma boa noite de sono. Transforme sua rotina de ir para a cama em um ritual para dormir melhor.
  3. Preparando o café da manhã. Outra rotina matinal que você pode transformar em um ritual diário e começar bem o seu dia de folga.
  4. Comendo. Desacelere e fique atento. Renomeie um almoço apressado como combustível para sua produtividade da tarde. Um ótimo recurso para uma alimentação consciente é Combustível do trabalho: o guia da produtividade Ninja para a nutrição, de Collette Heneghan e Graham Allcott
  5. Indo pro trabalho. Renomeie o trem lotado ou ficar preso em um engarrafamento de irritante e estressante para uma oportunidade de desconectar e perceber o que está acontecendo ao seu redor.
  6. Lugares para passear. Você pode reformular a caminhada que você tem que fazer no seu dia, por exemplo, caminhar até o ponto de ônibus, como um ritual, não uma tarefa árdua.
  7. Fazendo mais exercício. Transforme-se arrastando-se para a academia em uma experiência positiva. Diga a si mesmo que você pode fazer isso! Como alternativa, se você odeia absolutamente a academia e não consegue imaginar um objetivo positivo lá, descubra como tornar o exercício um ritual. Minha solução foi que eu tenho um cachorro.
  8. Fazendo a loja de comida semanal. Você não está fazendo uma tarefa, está alimentando você e sua família para o sucesso.
  9. Conversa fiada no escritório. Faça a sua mudança de chata e sem sentido para uma oportunidade de encontrar idéias que possam ajudá-lo a se comunicar melhor.
  10. Ser grato. Uma boa maneira de reformular sua mentalidade para uma positiva é fazer do agradecimento um ritual diário. No final do dia, liste as coisas pelas quais você é grato – grandes e pequenas.
  11. Tomar um banho. Um ótimo lugar para pensar, praticar a atenção plena e observar como a água se sente.
  12. Limpando os dentes. Você está limpando os dentes ou mantendo a boca saudável e fresca?
  13. Limpeza. É uma tarefa ou uma oportunidade de se desconectar do seu dia?
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Tornando seus rituais diários bem-sucedidos

Agora que você começou a pensar nisso, espero que você tenha dezenas de rotinas que você pode optar por transformar em rituais diários. O importante é que você desenvolva seus rituais que adicionam significado e propósito ao seu dia. Enquanto você trabalha nisso, há três coisas simples a serem lembradas:

Prepare seu ambiente

Criar mudanças ambientais tem um impacto dramático no que você faz.

Por exemplo, se você colocar os tênis de corrida antes de dormir, é mais provável que corra de manhã. Pegue uma xícara adorável se estiver transformando seu café da manhã em um ritual.

Pequenos passos

Por exemplo, se você tem um objetivo de começar a correr, comece pequeno. O aplicativo Couch to 5k é um excelente exemplo disso, pois leva você do seu sofá para poder executar o 5k em pequenos passos em 9 semanas.

Se você quer viver uma vida consciente, tente três minutos sentado. Se você quiser passar mais tempo lá fora, passeie com o cachorro pelo quarteirão todas as manhãs.

Melhor Feito do que Perfeito

Passar um tempo todos os dias mudando rotinas para rituais não significa que você terá algo perfeito da primeira vez. Não desista. Continue praticando.

Bottom Line

Você é um indivíduo único, com seu próprio objetivo e conjunto de metas que deseja alcançar. Não há um conjunto certo ou errado de rituais a seguir, o segredo do sucesso é identificar suas rotinas diárias que podem ser transformadas em rituais que inspiram e motivam você a atingir seu conjunto de metas.

Boa sorte!

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