Dieta AIP: Benefícios do Protocolo Autoimune


Com apenas 38 anos, Sandra Dorst foi diagnosticada com síndrome antissintetase, uma condição auto-imune rara que afeta o tecido conjuntivo. Alguns anos após o seu diagnóstico, ela fez grandes progressos em termos de saúde graças à ajuda da medicina moderna, mas ainda ficou debilitante sintomas da doença auto-imune como dor nas articulações diárias, fadiga e nevoeiro cerebral. Quando ela finalmente decidiu experimentar a dieta AIP, ou protocolo auto-imune, causou um enorme impacto em sua vida.

Para aqueles com uma doença auto-imune, gerenciar os sintomas e voltar a sentir-se como você pode ser um desafio. Os tratamentos podem variar de medicamentos imunossupressores a procedimentos cirúrgicos e mudanças de estilo de vida a longo prazo.

Para Sandra, uma dieta rigorosa auto-imune foi a única coisa que foi capaz de reduzir a fadiga e névoa do cérebro, dando-lhe o controle de sua vida novamente e dando a seu marido e filhos de volta a esposa e mãe que eles costumavam conhecer.

Menos de um ano depois de tomar a decisão de experimentar a dieta AIP, Sandra diz que isso mudou sua vida. Ela chegou a criar a ShopAIP, uma empresa dedicada a fornecer produtos compatíveis com AIP para ajudar outras pessoas que lutam com sintomas semelhantes a alcançar os mesmos resultados que ela.

Embora possa ser restritivo, complicado e difícil de seguir, a dieta AIP pode ser capaz de controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de pessoas com doença auto-imune.


Qual é a dieta AIP?

As doenças autoimunes fazem com que o sistema imunológico ataque as células saudáveis ​​do seu corpo. Artrite reumatóide, lúpus e doença celíaca são apenas alguns exemplos de algumas das condições autoimunes mais comuns.

Doenças auto-imunes podem causar danos ao revestimento do intestino delgado, resultando no aumento da permeabilidade intestinal, ou “intestino solto. ”Isso permite que alimentos e produtos residuais entrem na corrente sanguínea, resultando em inflamação.

Certos alimentos demonstraram aumentar a permeabilidade intestinal e levar a um maior risco de vazamento intestinal. Glúten, por exemplo, é um componente de trigo, cevada e centeio que foi mostrado para ativar uma proteína específica ligada ao aumento da permeabilidade intestinal. (1)

A dieta protocolo auto-imune, ou dieta AIP, concentra-se em curar o intestino, eliminando os alimentos que causam inflamação para reduzir os sintomas em pessoas com uma doença auto-imune.

A dieta AIP é semelhante à Plano de dieta Paleo, pois restringe muitos dos mesmos alimentos, como grãos e leguminosas. É mais restritivo que a dieta Paleo, no entanto, e não permite muitos dos alimentos que são comumente consumidos na dieta Paleo.

Durante as primeiras semanas, a dieta deve ser rigorosamente seguida. Após esse período, você pode começar devagar a introdução de alimentos em sua dieta e monitorar se eles provocam efeitos colaterais adversos.


O protocolo autoimune é necessário e funciona?

Os alimentos podem afetar a gravidade dos sintomas para muitas pessoas com condições autoimunes. De fato, uma pesquisa de 2017 mostrou que 24% dos participantes com artrite reumatóide relataram que suas dietas tiveram um impacto sobre os sintomas, com certos alimentos levando-os a melhorar ou piorar. (2)

A dieta AIP pode não ser necessária para todos, no entanto. Para alguns, mudanças no estilo de vida, como reduzir o estresse e dormir o suficiente, podem controlar os sintomas de forma eficaz, sem ter que fazer grandes mudanças na dieta.

No entanto, se você sofre de uma doença auto-imune e acha que seus sintomas são afetados pelos alimentos que você come, a dieta protocolo auto-imune pode ser a chave para manter seus sintomas sob controle e descobrir quais alimentos desencadeiam sintomas para você.

Essa dieta não apenas elimina os alimentos que promovem a inflamação, mas também estimula o consumo de alimentos. alimentos densos em nutrientes e alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3 antiinflamatórios.


Dieta AIP vs. Dieta Paleo

A dieta AIP compartilha muitas semelhanças com a dieta Paleo, incluindo muitos dos alimentos que são restritos e permitidos em cada dieta. De fato, a dieta AIP é às vezes até referida como a dieta Paleo auto-imune. No entanto, existem também algumas distinções importantes entre as duas dietas.

Primeiro, no entanto, é importante definir o que é a dieta Paleo. Partindo diretamente da definição Paleo de "mais antiga ou antiga", a dieta Paleo é baseada em como nossos ancestrais comeram durante a Era Paleolítica. A dieta elimina todas as formas de legumes, laticínios, soja e grãos e se concentra principalmente em carne, peixe, nozes e legumes.

A dieta auto-imune leva um passo adiante, no entanto, e também elimina vários alimentos dietéticos Paleo. Na dieta AIP, por exemplo, nozes, sementes, ovos e legumes do nightshade são proibidos.

As dietas também servem diferentes propósitos. Enquanto muitos iniciam uma dieta Paleo buscando melhorar a saúde, a perda de peso e melhorar o desempenho, a maioria começa a dieta AIP para reduzir os sintomas e a inflamação causada por condições auto-imunes.


Benefícios da dieta AIP

  1. Restaura a Integridade do Intestino
  2. Aumenta as bactérias benéficas do intestino
  3. Ajuda você a aprender mais sobre seu corpo
  4. Identifica os alimentos que desencadeiam sintomas
  5. Rico em alimentos saudáveis ​​e ricos em nutrientes
  6. Pode ajudar a reduzir a inflamação
  7. Pode diminuir os sintomas de condições autoimunes

1. Restaura a Integridade do Intestino

Em primeiro lugar, a dieta inflamatória auto-imune é um dieta de cura destinado a restaurar a integridade do seu intestino e reduzir a inflamação para aliviar os sintomas. Para aqueles com uma doença auto-imune, isso pode fazer um mundo de diferença quando se trata de melhorar a qualidade de vida.

Síndrome do intestino gotejante é uma condição na qual toxinas e bactérias são capazes de atravessar as paredes do intestino, contribuindo para sintomas como inflamação, problemas digestivos e sensibilidades alimentares. Estudos mostram que a inflamação generalizada pode aumentar a permeabilidade intestinal, aumentando o risco de síndrome do intestino permeável. (3) Como a dieta AIP coloca o foco no corte de alimentos que causam inflamação, ela pode ajudar a restaurar a integridade intestinal e prevenir a síndrome do intestino permeável para que você se sinta melhor.

2. Aumenta as bactérias benéficas do intestino

A pesquisa descobriu que a dieta pode ter uma influência significativa sobre as bactérias benéficas em seu intestino, o que pode afetar a gravidade dos sintomas para aqueles com uma doença auto-imune. (4) As bactérias benéficas em seu intestino desempenham um papel central em praticamente todos os aspectos da saúde, desde a função imunológica até o controle de peso e além. (5, 6) Não só a dieta AIP ajuda a aliviar os sintomas de uma condição auto-imune, mas também pode promover a saúde geral e o bem-estar, melhorando a saúde do intestino. microbioma.

3. ajuda você a aprender mais sobre o seu corpo

A dieta AIP também pode ajudá-lo a aprender mais sobre seu corpo e entender as maneiras pelas quais sua dieta pode afetar sua saúde. Ele também pode ajudá-lo a aprender como seguir uma dieta nutritiva a longo prazo e descobrir quais alimentos funcionam melhor para atender às suas necessidades nutricionais e melhorar sua saúde.

4. Identifica os alimentos que desencadeiam os sintomas

Na mesma nota, a dieta AIP pode ajudá-lo a descobrir quais alimentos podem desencadear sintomas para você. Embora possa ser uma dieta desafiadora a seguir inicialmente, aprender quais alimentos você deve cortar da sua dieta pode ser incrivelmente valioso e pode ajudá-lo a entender o que pode estar por trás de seus sintomas. Também pode ser incrivelmente benéfico saber quais alimentos podem ajudar ou prejudicar seus sintomas para tornar o planejamento de refeições ainda mais fácil a longo prazo.

5. Rico em Alimentos Saudáveis ​​e Nutritivos

A dieta AIP prioriza ricos em nutrientes, não processados ​​e alimentos anti-inflamatórios, como legumes. Independentemente de você ter ou não uma doença auto-imune, todos nós podemos nos beneficiar incluindo mais desses alimentos nutritivos em nossas dietas. A incorporação de alimentos mais saudáveis ​​em sua dieta pode proteger contra doenças crônicas, reduzir o risco de deficiências nutricionais e maximizar sua saúde geral.

6. Pode ajudar a reduzir a inflamação

Um dos maiores benefícios da dieta AIP é a sua capacidade de aliviar a inflamação, que é fundamental para reduzir os sintomas de doenças auto-imunes e promover uma melhor saúde. Eliminar alguns alimentos específicos da dieta e encher alimentos integrais ricos em nutrientes pode ter um efeito poderoso quando se trata de inflamação.

Isso foi demonstrado em um estudo recente da Califórnia em 2017, no qual 15 pessoas com doença inflamatória intestinal seguiram a dieta AIP por 11 semanas, incluindo seis semanas de eliminação e uma fase de manutenção de cinco semanas. No final do estudo, os pesquisadores descobriram que a inflamação intestinal diminuiu significativamente nos participantes, resultando em melhorias nos sintomas e na qualidade de vida geral. (7a)

7. Pode Diminuir Sintomas de Condições Autoimunes

Embora a pesquisa ainda seja limitada sobre a capacidade dessa dieta terapêutica para tratar distúrbios autoimunes, muitas pessoas relataram que seguir a dieta AIP melhorou a maneira como elas se sentem e diminuiu sintomas comuns de doenças autoimunes, como fadiga, dor crônica e nevoeiro cerebral. Estudos também descobriram que a dieta AIP poderia ajudar a melhorar os sintomas de doença inflamatória intestinal, uma classe de doenças autoimunes caracterizada por inflamação no trato digestivo e sintomas como inchaço, dor abdominal e diarréia. (7b)


Desvantagens da dieta AIP

Dê uma olhada na longa lista de alimentos a evitar e fica claro, quase que imediatamente, que essa dieta é extremamente restritiva e pode ser difícil de seguir. Com regras sobre tudo, desde os tipos de legumes que você pode comer até as especiarias que você deve colocar em sua comida, aderindo a uma dieta rigorosa AIP não é fácil.

Encontrar alimentos que são compatíveis com AIP também pode ser tedioso e demorado. Mesmo armado com uma lista de compras de dieta auto-imune, viagens para o supermercado podem exigir tempo extra para a leitura de rótulos para garantir produtos alimentares estão livres de ingredientes proibidos. Embora os recursos online e as lojas voltadas para a dieta AIP estejam disponíveis, encontrar produtos alimentícios que sejam compatíveis ainda pode ser um desafio.

Além disso, a comida é apenas uma peça do quebra-cabeça. A maioria dos distúrbios auto-imunes requer atenção médica, juntamente com outras mudanças de estilo de vida, como exercício, definindo um horário de sono regular e até mesmo moderando a exposição ao sol. Embora uma dieta AIP possa ajudar você a identificar quais alimentos desencadeiam os sintomas e pode melhorar sua qualidade de vida, ela não deve ser tratada como uma cura para todos os males da doença autoimune.


Quem deve seguir uma dieta AIP?

Se você tem uma doença auto-imune e é geralmente estável com apenas alguns efeitos colaterais, uma dieta AIP pode ajudar você a encontrar se há algum alimento que possa estar desencadeando seus sintomas. A dieta funciona melhor quando você está mais estável porque é muito mais fácil determinar quanto impacto a dieta pode ter sobre seus sintomas em comparação a outros fatores.

No entanto, tenha em mente que essa dieta é altamente restritiva e nem todos com uma condição autoimune precisam segui-la rigorosamente.

Por exemplo, algumas pessoas podem ter uma reação aos grãos, mas se saem perfeitamente bem com outros alimentos, como laticínios, legumes e verduras. ovos. Nesse caso, simplesmente remova os grãos de sua dieta em vez de cortar todos os grupos de alimentos na dieta AIP.

Além disso, pode haver muitos fatores que poderiam desempenhar um papel nas condições auto-imunes além da alimentação. Estresse, padrões de sono, exercícios e até mesmo níveis hormonais podem contribuir para a gravidade dos sintomas, portanto, a maioria das pessoas precisará olhar além da dieta e também fazer outras mudanças no estilo de vida saudável.


Diretrizes da dieta AIP

A dieta AIP é uma dieta muito restritiva com uma longa lista de alimentos para evitar. Nesta dieta, você deve eliminar os seguintes alimentos de sua dieta:

  • Grãos
  • Legumes, como feijão, lentilha e amendoim
  • Alimentos processados
  • Óleos de sementes, como óleos vegetais e de canola
  • Lacticínios
  • Açúcares Refinados
  • Ovos
  • Nozes e sementes
  • Ervas de sementes, como coentro, cominho e noz-moscada
  • Café
  • Chocolate
  • Frutas secas
  • Emulsificantes, como carragenina
  • Gengivas
  • Vegetais Nightshade, como berinjela, batata, tomate, pimentão e quiabo
  • Adoçantes alternativos, como estévia, xilitol e manitol
  • Álcool

Alimentos dietéticos AIP para evitar - Dr. Axe

Neste ponto, você pode estar se perguntando o que você pode comer na dieta auto-imune. Embora a lista de alimentos a evitar seja extensa, também há muitos alimentos permitidos. Na dieta AIP, você deve estar enchendo seus pratos com muitas carnes e vegetais. Os alimentos permitidos na dieta incluem:

  • Legumes, com exceção de vegetais de nightshade
  • Carne, aves e frutos do mar
  • Produtos de coco
  • Alimentos fermentados não lácteos, como kombucha
  • Mel ou xarope de bordo (em quantidades limitadas)
  • Amido de araruta
  • Ervas
  • Gelatina de carne alimentada com capim
  • Caldo de osso
  • Ervas (frescas e não sementes)
  • Chá verde
  • Vinagre

Alimentos da dieta AIP para comer - Dr. Axe

Além disso, recomendações sobre frutas variam. Enquanto algumas fontes acreditam que um a dois pedaços de fruta fresca por dia deve ser permitido, outros recomendam cortar frutas da dieta completamente.

O regime deve ser seguido rigorosamente durante as primeiras semanas, e depois os alimentos podem ser gradualmente adicionados de volta. Tente introduzir um novo alimento em pequenas quantidades a cada cinco dias, e acompanhe os sintomas que você possa experimentar.


Receitas da dieta do AIP

Durante as primeiras semanas desta dieta, encontrar um café da manhã, almoço e jantar em dieta AIP compatível, bem como lanches dietéticos AIP, pode ser difícil. No entanto, comer bem nesta dieta não tem que ser tedioso ou desafiador. Aqui estão algumas receitas simples para você começar:

  • Hash de pequeno-almoço de maçã Turquia
  • Bacia de Veggie Balsâmico de Frango
  • Couve De Bruxelas De Bacon
  • Sinta-se bem sopa
  • Brócolis de cúrcuma frango Roll Ups

História da Dieta AIP

A dieta AIP pode ser rastreada até o cientista Dr. Loren Cordain, que observou que muitos alimentos permitidos na dieta Paleo – como nozes, sementes, produtos lácteos, ovos e legumes de castanha – podem desencadear sintomas em pessoas com uma doença auto-imune.

Em 2010, o ex-bioquímico pesquisador e especialista em saúde Robb Wolf escreveu sobre a dieta AIP em seu livro “The Paleo Solution”, no qual ele definiu como uma dieta de 30 dias em que certos alimentos são eliminados e lentamente reintroduzidos na dieta. para avaliar a tolerância.

Pouco depois, a doutora Sarah Ballantyne começou a escrever sobre a dieta da AIP em seu site, The Paleo Mom. Hoje, ela é considerada uma das principais especialistas no protocolo autoimune, bem como a intrincada ligação entre autoimunidade e dieta.


Precauções

Tenha em mente que a dieta AIP deve ser usada como uma ferramenta para entender quais alimentos podem desencadear sintomas para você, mas isso não significa que você precisa eliminar todos os alimentos da dieta permanentemente. De fato, há muitos alimentos restritos na dieta que podem fornecer nutrientes importantes e podem ser adições alimentares saudáveis, desde que não causem nenhum sintoma negativo.

Além disso, lembre-se de que não há melhor estilo de vida e dieta para doenças autoimunes. Certos fatores podem afetar as pessoas de maneira diferente, mas o objetivo dessa dieta é entender como tipos específicos de alimentos podem afetar você e seus sintomas.

Se você já tentou a dieta AIP e ainda está experimentando efeitos colaterais negativos, como fadiga, dor nas articulações ou inchaço, converse com seu médico e veja se pode haver outras mudanças no estilo de vida que você deve considerar para melhorar a gravidade dos sintomas.


Pensamentos finais

  • A dieta AIP é uma dieta de eliminação projetado para reduzir a gravidade dos sintomas em pessoas com uma doença auto-imune.
  • A primeira fase da dieta restringe muitos tipos de alimentos que podem causar inflamação e intestino permeável. Os alimentos são então lentamente reintroduzidos e avaliados quanto à tolerância.
  • A dieta AIP é uma forma mais rigorosa da dieta Paleo, e muitos alimentos que são permitidos na dieta Paleo são eliminados na dieta AIP, como nozes, sementes, ovos e laticínios.
  • Embora essa dieta possa ajudar a aliviar os sintomas de pessoas com uma condição autoimune, ela deve ser associada a outras mudanças de estilo de vida saudáveis ​​para alcançar os melhores resultados.

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