Dieta Alcalina: A Chave para a Longevidade e Combate às Doenças Crônicas?


Existem todos os tipos de dietas lá fora – algumas boas, outras ruins – mas talvez não exista uma dieta melhor para a longevidade e evitar doenças do que uma dieta alcalina. Não basta tomar minha palavra para ele.

Uma revisão de 2012 publicada no Journal of Environmental Health descobriu que equilibrar o pH do seu corpo através de uma dieta alcalina pode ser útil para reduzir morbidade e mortalidade por inúmeras doenças crônicas e doenças – como hipertensão, diabetes, artrite, deficiência de vitamina D e baixa densidade óssea, para citar apenas algumas. (1)

Como as dietas alcalinas funcionam? Pesquisas mostram que dietas que consistem em alimentos altamente alcalinos – vegetais frescos, frutas e fontes vegetais de proteínas não processadas, por exemplo – resultam em um nível de pH da urina mais alcalina, o que ajuda a proteger as células saudáveis ​​e equilibrar os níveis minerais essenciais. (2) As dietas alcalinas (também conhecidas como dietas alcalinas de cinzas) demonstraram ajudar a prevenir a formação de placa nos vasos sanguíneos, impedir a acumulação de cálcio na urina, prevenir pedras nos rins, construir ossos mais fortes e reduzir a perda muscular ou espasmos, e muito mais


O que é uma dieta alcalina?

Uma dieta alcalina – também conhecida como dieta de cinzas alcalinas, dieta com ácido alcalino, dieta com cinzas ácidas, dieta alcalina ácida e até algumas vezes a dieta com pH – é um que ajuda a equilibrar o nível de pH do sangue dos fluidos em seu corpo, incluindo o sangue e a urina. Seu pH é parcialmente determinado pela densidade mineral dos alimentos que você come. Todos os organismos vivos e formas de vida na Terra dependem da manutenção de níveis adequados de pH, e freqüentemente se diz que doenças e desordens não podem enraizar-se em um corpo com pH balanceado.

Os princípios da hipótese das cinzas ácidas ajudam a formar os princípios da dieta alcalina. De acordo com a pesquisa publicada em 19459005, Journal of Bone and Mineral Research “A hipótese do ácido cinza sugere que alimentos ricos em proteínas e grãos, com baixa ingestão de potássio, produzem uma carga ácida, excreção líquida de ácido (NAE) aumento do cálcio na urina e liberação de cálcio do esqueleto, levando à osteoporose. ”(2a) A dieta alcalina visa evitar que isso aconteça levando em consideração cuidadosamente os níveis de pH do alimento, na tentativa de limitar a ingestão de ácido na dieta.

Alguns especialistas podem não concordar totalmente com esta afirmação, e quase todos concordam que a vida humana requer um nível de pH muito rigorosamente controlado do sangue de cerca de 7.365 a 7.4. Como a revista Forbe diz: “Nossos corpos vão a extremos extraordinários para manter níveis seguros de pH.” (3) Seu pH pode variar entre 7,35 e 7,45 dependendo da hora do dia, sua dieta, o que você faz comeu e quando você foi pela última vez ao banheiro. (4) Se você desenvolver desequilíbrios eletrolíticos e frequentemente consumir muitos alimentos ácidos – também conhecidos como alimentos com cinzas ácidas – o nível de pH do seu corpo pode resultar em um aumento da “acidose”

[19659003] Quer saber exatamente o que “nível de pH” significa?

O que chamamos de pH é curto para o potencial do hidrogênio. É uma medida da acidez ou alcalinidade dos fluidos e tecidos do nosso corpo. É medido em uma escala de 0 a 14. Quanto mais ácida é uma solução, menor é seu pH. Quanto mais alcalino, maior o número. Um pH de aproximadamente 7 é considerado neutro, mas como o corpo humano ideal tende a ser em torno de 7,4, consideramos o pH mais saudável como um que é levemente alcalino e os níveis de pH variam em todo o corpo, sendo o estômago a região mais ácida.

Mesmo pequenas alterações no nível de pH de vários organismos podem causar grandes problemas. Por exemplo, devido a preocupações ambientais, como o aumento da deposição de CO2, o pH do oceano caiu de 8,2 para 8,1 e várias formas de vida que vivem no oceano sofreram muito. O nível de pH também é crucial para o cultivo de plantas e, portanto, afeta muito o conteúdo mineral dos alimentos que ingerimos. Minerais no oceano, solo e corpo humano são usados ​​como amortecedores para manter níveis ideais de pH, então quando a acidez aumenta, os minerais caem.


Como funciona uma dieta alcalina

Veja alguns dados sobre ácido / alcalinidade no dieta humana, além de pontos-chave sobre como as dietas alcalinas podem ser benéficas:

  • Pesquisadores acreditam que, quando se trata da carga total de ácidos da dieta humana, “houve mudanças consideráveis ​​de caçadores reunindo civilizações até o presente”. revolução agrícola e, em seguida, industrialização em massa do nosso suprimento de alimentos nos últimos 200 anos, a comida que ingerimos tem significativamente menos potássio, magnésio e cloreto, além de mais sódio, comparado às dietas do passado.
  • níveis de eletrólitos (cálcio, magnésio, potássio e sódio). Quando estamos expostos a substâncias excessivamente ácidas, esses eletrólitos são usados ​​para combater a acidez.
  • De acordo com a Revista de Saúde Ambiental revisão mencionada anteriormente, a proporção de potássio para sódio na dieta da maioria das pessoas mudou dramaticamente. O potássio costumava superar o sódio em 10: 1, mas agora a razão caiu para 1: 3. As pessoas que comem uma “Dieta Americana Padrão” agora consomem três vezes mais sódio que o potássio em média!
  • Muitas crianças e adultos hoje consomem uma dieta rica em sódio que é muito baixa não apenas em magnésio e potássio, mas também antioxidantes, fibras e vitaminas essenciais. Além disso, a dieta ocidental típica é rica em gorduras refinadas, açúcares simples, sódio e cloreto.
  • Todas essas mudanças na dieta humana resultaram em aumento da “acidose metabólica”. Em outras palavras, os níveis de pH o corpo de muitas pessoas já não é o ideal. Além disso, muitos estão sofrendo de baixa ingestão de nutrientes e problemas como potássio e deficiência de magnésio

    . Isso acelera o processo de envelhecimento, causa perda gradual das funções dos órgãos e degenera tecidos e massa óssea. Altos graus de acidez forçam nossos corpos a roubar minerais dos ossos, células, órgãos e tecidos.


Benefícios da dieta alcalina

1. Protege a densidade óssea e a massa muscular

Sua ingestão de minerais desempenha um papel importante no desenvolvimento e manutenção de estruturas ósseas. (5) Pesquisas mostram que quanto mais frutas e verduras alcalinizantes alguém ingere, melhor a proteção que essa pessoa pode ter da diminuição da resistência óssea e do desgaste muscular à medida que envelhecem, conhecida como sarcopenia

. pode ajudar a equilibrar as proporções de minerais que são importantes para a construção de ossos e manutenção da massa muscular magra, incluindo cálcio, magnésio e fosfato. As dietas alcalinas também ajudam a melhorar a produção de hormônios de crescimento e a absorção de vitamina D, que protege ainda mais os ossos, além de mitigar muitas outras doenças crônicas

. Reduz o risco de hipertensão e derrame cerebral

Um dos efeitos antienvelhecimento de uma dieta alcalina é que ela diminui a inflamação e causa um aumento na produção do hormônio do crescimento. Demonstrou-se que isso melhora a saúde cardiovascular e oferece proteção contra problemas comuns, como colesterol alto, hipertensão (19459007), pressão alta pedras nos rins acidente vascular cerebral e até perda de memória

. . Reduz a dor crônica e inflamação

Estudos descobriram uma conexão entre uma dieta alcalina e níveis reduzidos de dor crônica. Verificou-se que a acidose crónica contribui para a dor crónica nas costas, dores de cabeça espasmos musculares sintomas menstruais, inflamação e dores nas articulações.

Um estudo realizado pela Society for Minerals and Trace Elements in Germany descobriu que pacientes com dor lombar crônica receberam um suplemento alcalino diariamente por quatro semanas, 76 de 82 pacientes relataram reduções significativas na dor, conforme medido pela “escala de classificação de dor lombar de Arhus.” (6)

4 . Aumenta a Absorção de Vitaminas e Previne a Deficiência de Magnésio

Um aumento de magnésio é necessário para a função de centenas de sistemas enzimáticos e processos corporais. Muitas pessoas são deficientes em magnésio e, como resultado, sofrem complicações cardíacas, dores musculares, dores de cabeça, problemas de sono e ansiedade. O magnésio disponível também é necessário para ativar a vitamina D e prevenir a deficiência de vitamina D, que é importante para o funcionamento geral imunológico e endócrino.

5. Ajuda a melhorar a função imunológica e a proteção contra o câncer

Quando as células não possuem minerais suficientes para descartar corretamente os resíduos ou oxigenar o corpo completamente, o corpo inteiro sofre. A absorção de vitamina é comprometida pela perda de minerais, enquanto toxinas e patógenos se acumulam no corpo e enfraquecem o sistema imunológico.

Pesquisa publicada no British Journal of Radiology mostrou que a morte celular cancerosa (apoptose) era mais provável ocorrer em um corpo alcalino. (7) Acredita-se que a prevenção do câncer esteja associada a um desvio alcalino do pH devido a uma alteração nas cargas elétricas e à liberação de componentes básicos de proteínas. A alcalinidade pode ajudar a diminuir a inflamação e o risco de doenças como o câncer – além de uma dieta alcalina ter demonstrado ser mais benéfica para alguns agentes quimioterápicos que requerem um pH mais alto para funcionar apropriadamente.

Pode ajudar a manter um peso saudável

A limitação do consumo de alimentos ácidos e a ingestão de alimentos mais alcalinos podem proteger o corpo da obesidade diminuindo os níveis de leptina e a inflamação, o que afeta a fome e a gordura. habilidades de gravação. Uma vez que os alimentos alcalinos formam alimentos anti-inflamatórios consumir uma dieta alcalina dá ao seu corpo a chance de atingir os níveis normais de leptina e se sentir satisfeito ao ingerir a quantidade de calorias que você realmente precisa.


uma dieta alcalina

Aqui estão algumas dicas importantes para seguir uma dieta alcalina:

Sempre que possível, tente comprar alimentos alcalinos orgânicos . Especialistas acham que uma consideração importante em relação à ingestão de uma dieta alcalina é tornar-se bem informados sobre o tipo de solo em que a sua produção foi cultivada – uma vez que frutas e vegetais que são cultivados em solo orgânico e denso tendem a ser mais alcalinizantes. Pesquisas mostram que o tipo de solo em que as plantas são cultivadas pode influenciar significativamente seu conteúdo mineral e vitamínico, o que significa que nem todos os “alimentos alcalinos” são criados igualmente

O pH ideal do solo para a melhor disponibilidade geral de nutrientes essenciais plantas está entre 6 e 7. Solos ácidos abaixo de um pH de 6 podem ter cálcio e magnésio reduzidos, e o solo acima de um pH de 7 pode resultar em ferro, manganês, cobre e zinco quimicamente indisponíveis. O solo que é bem girado, organicamente sustentado e exposto a gado bravio tende a ser o mais saudável.

Se você está curioso para saber seu nível de pH antes de implementar as dicas abaixo, você pode testar seu pH comprando tiras em seu loja local de alimentos saudáveis ​​ou farmácia. Você pode medir seu pH com saliva ou urina. Sua segunda micção da manhã lhe dará os melhores resultados. Você compara as cores da sua tira de teste a um gráfico que acompanha seu kit de tira-teste. Durante o dia, a melhor hora para testar seu pH é uma hora antes de uma refeição e duas horas depois de uma refeição. Se você testar com sua saliva, você quer tentar ficar entre 6,8 e 7,2

Os melhores alimentos alcalinos:

  • frutas e vegetais frescos promovem a alcalinidade mais. Algumas das principais escolhas incluem cogumelos, frutas cítricas, tâmaras, passas, espinafre, toranja, tomate, abacate, rabanete preto, grama de alfafa, cevada, pepino, couve, jicama, grama de trigo, brócolis, orégano, alho, gengibre, verde feijão, endívia, repolho, aipo, beterraba vermelha, melancia, figos e bananas maduras
  • Todos os alimentos crus : Idealmente tente consumir uma boa parte do seu produto cru. Diz-se que frutas e vegetais crus são biogênicos ou “vivificantes”. O cozimento de alimentos esgota os minerais alcalinizantes. Aumente a ingestão de alimentos crus e experimente frutas ou vegetais que fervam levemente ou que cozinham levemente.
  • Proteínas vegetais: amêndoas, feijão branco, feijão e a maioria dos outros grãos são boas escolhas.
  • Água alcalina : A água alcalina tem um pH de 9 a 11. A água destilada é boa para beber. A água filtrada com um filtro de osmose reversa é ligeiramente ácida, mas ainda é uma opção muito melhor do que água da torneira ou água engarrafada purificada. Adicionando gotas de pH, limão ou lima, ou bicarbonato de sódio à sua água também pode aumentar a sua alcalinidade
  • Bebidas verdes: Bebidas feitas de verduras e gramíneas em pó são carregadas de alimentos alcalinos e clorofila. A clorofila é estruturalmente semelhante ao nosso próprio sangue e ajuda a alcalinizar o sangue.
  • Outros alimentos para comer em uma dieta alcalina incluem brotos, wheatgrass, kamut, soja fermentada como natto ou tempeh e sementes. ] Alimentos e hábitos alcalinos:

    Os alimentos que mais contribuem para a acidez incluem:

    • Alimentos ricos em sódio: Alimentos processados ​​ contêm toneladas de cloreto de sódio – sal de mesa – que contrai sangue Carnes frias e carnes convencionais
    • Cereais processados ​​(tais como flocos de milho)
    • Ovos
    • Bebidas cafeinadas e álcool
    • Aveia e produtos de trigo: Todos os grãos, inteiros ou não , crie acidez no corpo. Os americanos ingerem a maior parte de sua cota de alimentos vegetais na forma de milho processado ou trigo.
    • Leite: Produtos lácteos ricos em cálcio causam algumas das taxas mais altas de osteoporose. Isso porque eles criam acidez no corpo! Quando a corrente sanguínea se torna muito ácida, ela rouba cálcio (uma substância mais alcalina) dos ossos para tentar equilibrar o nível de pH. Então, a melhor maneira de prevenir a osteoporose é ingerir muitos vegetais alcalinos de folhas verdes
    • Amendoins e nozes
    • Massas, arroz, pão e produtos embalados

    Que outros tipos de hábitos podem causar acidez em seu corpo? Os maiores ofensores incluem:

    • Álcool e drogas
    • Alto consumo de cafeína
    • Uso excessivo de antibióticos
    • Adoçantes artificiais
    • Estresse crônico
    • Níveis decrescentes de nutrientes nos alimentos devido à agricultura industrial
    • Baixos níveis de fibra na dieta
    • Falta de exercício
    • Excesso de carne bovina na dieta fontes alimentadas)
    • Excesso de hormônios de alimentos, produtos de saúde e beleza e plásticos
    • Exposição a produtos químicos e radiação de produtos de limpeza domésticos, materiais de construção, computadores, telefones celulares e microondas
    • -exercício
    • Pesticidas e herbicidas
    • Poluição
    • Maus hábitos de mascar
    • Alimentos processados ​​e refinados
    • Respiração superficial

    Dieta alcalina versus Dieta paleo

    • Dieta paleo e dieta alcalina tem muitas coisas em Comum e muitos dos mesmos benefícios, como menor risco de deficiências nutricionais, redução dos níveis de inflamação, melhor digestão, perda de peso ou manejo, e assim por diante.
    • Algumas coisas que os dois têm em comum incluem a eliminação de açúcares adicionados, reduzindo ingestão de ácidos graxos pró-inflamatórios ômega-6 eliminando grãos e carboidratos processados, diminuindo ou eliminando a ingestão de leite / leite e aumentando a ingestão de frutas e verduras.
    • No entanto, há várias coisas importantes a serem observadas. considere se você pretende seguir a dieta Paleo. A dieta Paleo elimina todos os produtos lácteos, incluindo iogurte e kefir, que podem ser fontes valiosas de probióticos e minerais para muitas pessoas – mais a dieta Paleo nem sempre enfatiza a ingestão de alimentos orgânicos ou alimentados com capim / livre Além disso, a dieta Paleo tende a incluir lotes de carne, porco e marisco, que têm suas próprias desvantagens.
    • Comer muitas fontes animais de proteína em geral pode na verdade, contribuem para a acidez, não para a alcalinidade. Carne, frango, frios, moluscos e carne de porco podem contribuir para o acúmulo de ácido sulfúrico no sangue, à medida que os aminoácidos são quebrados. Tente obter os melhores produtos animais de qualidade que você pode, e variar sua ingestão de alimentos ricos em proteínas para equilibrar o seu nível de pH melhor
     dieta alcalina vs paleo dieta - Dr. Axe


    Aqui estão algumas maneiras simples e deliciosas de incluir alimentos mais alcalinos em sua dieta:

    • Receita de suco alcalinizante: Este suco verde usa alimentos altamente alcalinos como pepino, couve e espinafre. 50 Receitas Incríveis de Abacate : Receitas de Smoothie Verde
    • Receita de Hambúrguer de Feijo Preto
    • Panquecas de farinha ou Receita de biscoitos de manteiga de amêndoa

    Precauções sobre uma dieta alcalina

    Certos alimentos na “lista altamente ácida” podem surpreendê-lo, como ovos e nozes. Estes podem ser ácidos em seu corpo, mas não deixe que isso os afaste de comê-los. Eles contêm uma série de outros benefícios para a saúde, como antioxidantes e ácidos graxos ômega-3 que ainda os tornam valiosos.

    A conclusão é que um equilíbrio saudável é o que estamos buscando. No que diz respeito ao seu pH, é possível tornar-se demasiado alcalino e a ingestão de alguns alimentos ácidos é esperada e saudável. Nosso problema é mais uma questão de não ingerir alimentos que promovam alimentos alcalinos em vez de ingerir muitos ácidos de alimentos saudáveis ​​e integrais. Coma uma variedade de alimentos verdadeiros, integrais (especialmente vegetais e frutas) e limite o consumo de itens embalados, e você estará no seu caminho.


    Considerações Finais sobre uma Dieta Alcalina

    • Uma dieta alcalina é aquela que inclui todo alimentos que têm efeitos positivos nos níveis de pH do sangue e da urina.
    • Os benefícios de uma dieta alcalina podem incluir melhor saúde cardíaca, ossos mais fortes, diminuição da dor e reversão de deficiências nutricionais.
    • Alimentos enfatizados como parte de um dieta alcalina inclui frutas e vegetais inteiros, alimentos crus, sucos verdes, feijões e nozes
    • Alimentos que são ácidos e, portanto, limitados em uma dieta alcalina incluem alimentos ricos em sódio, grãos processados, muita carne e proteína animal, adicionados açúcar e leite convencional

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