Feche as tarefas múltiplas antes que seja tarde demais


Quando você tem uma programação completa, a multitarefa parece uma boa maneira de liberar o tempo. Quase todo mundo faz isso. As crianças comem enquanto vêem TV ou tocam em um iPad. Os adultos simultaneamente fazem o texto e navegam na internet. Caminhe por qualquer rua da cidade, e você verá pessoas tentando caminhar e usar seus smartphones ao mesmo tempo.

A multitarefa tornou-se a norma. Nós até nos orgulhamos de quantas coisas podemos fazer de uma só vez. Quanto mais tarefas podemos manipular, mais valiosas nós sentimos que somos para nossas empresas, famílias e amigos. Isso pode ser uma lógica defeituosa, no entanto.

Quando você pensa em suas experiências com a multitarefa, você realmente conseguiu mais? Nossa obsessão pela multitarefa confirma o nosso amor pela produtividade, mas a qualidade do nosso trabalho pode contar uma história diferente.

A multitarefa é um hábito, não uma forma de arte

Nada supera o encerramento de um dia de trabalho com uma lista de verificação limpa. É bom fazer tanto ao mesmo tempo. A multitarefa tornou-se um hábito para a maioria de nós. É esperado de nós, e não pensamos duas vezes em abordar vários projetos de uma vez.

Os hábitos são feitos de três partes: uma sugestão, uma rotina e uma recompensa. [1] A sugestão nos leva a fazer algo, a rotina é o comportamento agido, e a recompensa é a recompensa que obtemos da rotina. Os hábitos são difíceis de quebrar, porque quando você completa com sucesso sua rotina, seu cérebro lança um neurotransmissor bem-chamado chamado dopamina.

De acordo com alguns estudos, nossos cérebros liberam muita dopamina quando somos multitarefa. Seu cérebro recompensa você mais quando você faz várias tarefas porque está cumprindo mais rotinas ao mesmo tempo. [2] Tudo isso que a dopamina – e os sentimentos de satisfação que acompanham – truque você para pensar que você é ótimo na multitarefa. É por isso que o hábito é tão difícil de se quebrar.

Mais não é necessariamente melhor

A mentalidade "mais é melhor" é um mito que precisa rebentar. A pesquisa provou que a multitarefa não é boa para nós, e não somos tão bons quanto pensamos. Seu cérebro simplesmente não é construído para se concentrar em coisas múltiplas ao mesmo tempo. [3]

Quando você se depara com duas coisas ao mesmo tempo, não é possível você se concentre completamente em ambos os itens. Em vez disso, seu cérebro muda rapidamente entre as duas tarefas, o que cria a ilusão de que você está 100% investido em duas atividades ao mesmo tempo.

Quando sua mente tem que fazer malabarismo, não pode ser tão eficaz como quando você dê toda a atenção. Leva mais tempo para fazer coisas porque você está constantemente se interrompendo. Você fará mais erros porque cada vez que o seu cérebro muda de tarefas, você deve se reorientar. Você também se sentirá mais estressado quando virar entre os trabalhos. [4]

Alternar e voltar afeta a sua memória e a qualidade do seu trabalho. Claro, mais itens são concluídos no final de um dia de multitarefa, mas você teve a chance de pensar sobre eles com suficiente profundidade?

Lamento rompê-lo com você, mas se você quiser fazer o seu melhor trabalho, é hora de quebrar o hábito multitarefa e concentrar-se em fazer uma coisa de cada vez.

Monotaking obtém melhores resultados

Pode soar contra intuitivo para mudar de fazer várias coisas ao mesmo tempo para limitar-se para uma tarefa. Monotaking, ou fazer apenas uma coisa, é melhor para nós, e melhora as saídas de trabalho.

Temos que treinar nossos cérebros para tornar um hábito único. Ao dedicar toda a sua atenção a uma tarefa, você pode manter o foco por mais tempo, trabalhar com mais profundidade e produzir um trabalho de melhor qualidade.

A pesquisa mostra que quando você faz um esforço consciente para reorientar uma mente errante, você aumenta sua capacidade para controlar a sua atenção. Assim como você pode desenvolver memória muscular para fazer alguns trabalhos parecerem uma segunda natureza para você, você pode aproveitar o poder que seu córtex pré-frontal tem sobre o seu sistema límbico. Seu foco e memória melhoram, e você tem melhor controle sobre sua mente.

Dicas fáceis para construir seu músculo monotaking

  • Abra uma guia por vez. Com que frequência você tem 15-20 itens abertos na tela do seu computador ao mesmo tempo? Limite-se a ter uma aba aberta. Isso evita que você seja tentado a virar entre abas e perder a concentração.
  • Comece pequeno. Fazer mudanças drásticas no seu estilo de vida pode deixar você sentir-se frustrado. Faça pequenos passos para fazer do mindfulness uma parte natural do seu dia. Nas refeições, por exemplo, limpe todas as outras distrações. Quando você estiver em uma reunião, desligue o telefone e coloque-o. Essas pequenas mudanças aumentam os dias preenchidos com mais foco.
  • Defina suas prioridades. Você pode ter uma lista de uma milha de coisas que precisam de sua atenção, mas você precisa ser realista sobre o que você pode realizar. Pense sobre o que é mais importante e quando você trabalha melhor para que você ainda possa ser produtivo sem sacrificar a qualidade.