O melhor bolo de cenoura saudável que você já comeu (sem glúten e sem paleo!)

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Nos últimos anos, o bolo de cenoura se tornou meu bolo favorito no planeta. Eu amo que ele é embalado com especiarias, super úmido, cheio de sabor incrível e muita textura, graças a cenoura, coco, passas e nozes.

Onde meus amantes de bolo de cenoura estão ?!

bolo de cenoura sem glúten saudável coberto com nozes

Como muitos sabem, adoro receitas de bolos para ocasiões especiais: bolo de chocolate paleo, bolo de tahine, chocolate, meu bolo de morango e meu bolo de banana com manteiga de amendoim são apenas alguns dos meus favoritos.

Então pensei comigo: por que não fazer um bolo de cenoura mais saudável, amigo dos paleo e sem glúten, que é absolutamente perfeito para a primavera e especialmente para a Páscoa. Para torná-lo mais saudável, usei adoçantes naturais não refinados, farinhas sem glúten e alguns outros ingredientes especiais para mantê-lo deliciosamente úmido e fiel ao sabor do bolo de cenoura que todos conhecemos e amamos.

ingredientes para bolo de cenoura sem glúten saudável

Ingredientes saudáveis ​​para bolo de cenoura sem glúten

Este bolo de cenoura saudável requer alguns ingredientes especiais, mas confie em mim quando digo que este será absolutamente o MELHOR bolo de cenoura saudável que você já COMERÁ. Aqui está o que você precisa:

  • Farinha de amêndoa: Eu recomendo usar uma farinha de amêndoa bem descascada. Certifique-se de embalar a farinha de amêndoa como faria com açúcar mascavo!
  • Farinha de coco: Esta é uma excelente farinha sem glúten para ajudar a absorver a umidade nas receitas e também adicionar fibras e nutrição. Não é necessário embalar a farinha de coco.
  • Coco sem açúcar finamente ralado: na minha opinião, este bolo requer coco ralado para textura. Eu não fiz isso sem o coco ralado, por isso, não pule, é crucial para a textura.
  • Especiarias: nenhum bolo de cenoura está completo sem a adição de canela e um pouco de noz-moscada.
  • Extrato de baunilha: apenas um essencial.
  • Ovos: esta receita usa quatro ovos para ajudar com consistência e textura. Adicionei algumas anotações abaixo se você estiver interessado em fazer este vegan.
  • Xarope de bordo puro: WOW é tudo o que posso dizer. O xarope de bordo é apenas um toque agradável para esta receita e adiciona muito sabor e umidade adicional.
  • Tahine: embora seja apenas uma pequena quantidade, o tahine é crucial para a receita. Eu acho que você pode adicionar manteiga de amêndoa ou manteiga de caju, mas o tahine é INCRÍVEL e tem uma textura drippy única, diferente de outras manteigas de nozes. Apenas confie em mim e faça o bolo como está!
  • Óleo de côco: Se você não quiser usar óleo de coco, sempre use manteiga derretida.
  • Leite de amêndoa: saiba que qualquer leite sem leite funcionará.
  • Cenouras: esta receita usa 3 xícaras de cenoura ralada! Eu gosto de grelha pequena ou média para minhas receitas de bolo de cenoura.
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bolo de cenoura sem glúten saudável em um carrinho de bolo

Dicas para fazer este bolo de cenoura sem glúten:

  1. Você precisa de algumas ferramentas essenciais de cozinha para esta receita, incluindo: forminhas de 15 cm, papel manteiga, uma espátula para a cobertura, um bom conjunto de tigelas e um belo suporte para bolo.
  2. Siga as instruções conforme escrito e aguarde até que os bolos estejam completamente frios antes de cobri-los. Depois de congelados, recomendo armazenar o bolo de cenoura na geladeira para obter um frescor ideal.
  3. Use cenouras raladas médias. Você pode ralar as cenouras no processador de alimentos com a lâmina ralada ou pode usar um ralador manual.
  4. Faça uma camada de migalhas para a cobertura primeiro. Congele as camadas normalmente e cubra a parte externa do bolo com uma camada muito fina de cobertura e coloque na geladeira por 10 a 15 minutos antes de terminar a cobertura. Isso é para que as migalhas se atenha a essa camada de glacê e não à sua camada principal.
  5. Você pode fazer este bolo com 1-2 dias de antecedência e ainda será absolutamente delicioso!

servindo espátula, afastando uma fatia de bolo de cenoura saudável e sem glúten do bolo completo em um suporte de bolo

Como armazenar e congelar este bolo de cenoura saudável

Uma das melhores partes desta receita saudável de bolo de cenoura é que você pode fazê-lo com 1-2 dias de antecedência. Gosto de fazer os bolos com antecedência e mantê-los na geladeira para facilitar a montagem, mas você também pode armazená-los depois de congelar o bolo também!

Como armazenar o bolo de cenoura: Eu recomendo armazenar o bolo coberto na geladeira por até 5 dias.

Congelar: fique à vontade para congelar esse bolo de cenoura, com ou sem gelo, por até 2 meses. Eu recomendo congelá-lo descongelado e em camadas individuais para obter melhores resultados. Primeiro, embrulhe cada camada individual em filme plástico, em seguida papel alumínio e coloque os bolos em um saco de congelador com zíper. Quando estiver pronto para servir, simplesmente descongele na geladeira durante a noite e deixe o bolo atingir a temperatura ambiente antes de servir.

Como fazer bolo de cenoura paleo:

Para tornar este bolo de cenoura pálido, basta usar um creme de queijo sem leite e uma opção de açúcar em pó amigável. Você também pode usar a cobertura simples de moinhos.

fatia de bolo de cenoura sem glúten saudável em um prato

Veja como fazer este saudável bolo de cenoura sem glúten:

Sei que você vai adorar este saudável bolo de cenoura sem glúten, informe-o se fizer isso deixando um comentário e classificando a receita abaixo. Eu adoraria ouvir você e isso ajuda a incentivar outras pessoas a fazer a receita também! xo.

P.S. fique à vontade para ouvir a minha lista de reprodução de canela e cenoura no spotify enquanto assa!

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O melhor bolo de cenoura saudável que você já comeu (sem glúten e sem paleo!)

O melhor bolo de cenoura saudável que você já comeu (sem glúten e sem paleo!) 3

O MELHOR bolo de cenoura saudável e úmido que você já comeu feito com amêndoa e farinha de coco e adoçado naturalmente com xarope de bordo puro. Embalado com coco, passas e nozes e coberto com uma deliciosa cobertura de creme de queijo que é facilmente isenta de laticínios! Este bolo de cenoura sem glúten e paleo-friendly será sua nova receita favorita de bolo de cenoura.

  • Ingredientes sêcos
  • 2
    copos
    farinha de amêndoa descascada super fina embalada (eu uso o Bob’s Red Mill)
  • ½
    copo
    farinha de coco (não embalar)
  • ½
    copo
    coco ralado sem açúcar (eu uso o Red Mill de Bob)
  • 1
    colher de chá
    bicarbonato de sódio
  • 1
    colher de sopa
    canela em pó
  • ¼
    colher de chá
    noz-moscada moída
  • 1/2
    colher de chá
    sal
  • Ingredientes molhados
  • 4
    ovos grandes, em temperatura ambiente
  • 3/4
    copo
    xarope de bordo puro
  • 1/3
    copo
    tahine drippy (ou manteiga de amêndoa sub, mas tahine tem melhor sabor para este bolo!)
  • 1/4
    copo
    leite de amêndoa sem açúcar
  • 1
    colher de chá
    extrato de baunilha
  • 1/3
    copo
    óleo de coco derretido e resfriado
  • 3
    copos
    cenoura ralada (grelha média)
  • Mix-ins opcionais:
  • ½
    copo
    passas de uva
  • ½
    copo
    nozes ou nozes picadas
  • Para a cobertura:
  • ½
    copo
    manteiga salgada, em temperatura ambiente (ou manteiga amanteigada vegana)
  • 8
    onças
    cream cheese, em temperatura ambiente (ou cream cheese sub laticínios)
  • 3
    copos
    açúcar em pó
  • 2
    colheres de chá
    Extrato de baunilha puro
  • 1
    colher de sopa
    leite de amêndoa sem açúcar (qualquer leite funcionará)
  • Para a cobertura:
  • Pecans extra e coco ralado

  1. Pré-aqueça o forno a 350 graus F. Forre o fundo de três bandejas redondas de 15 cm ou duas bandejas redondas de 20 cm com rodelas de papel vegetal. Pulverize papel manteiga e os lados da panela com spray antiaderente. VOCÊ DEVE USAR PAPEL DE PERGAMINHO ou é provável que o bolo grude. Por favor não esqueça.

  2. Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoa, a farinha de coco, o coco ralado sem açúcar, o bicarbonato, a canela, a noz-moscada e o sal juntos. Deixou de lado.

  3. Em uma tigela grande, misture os ovos, xarope de bordo puro, tahine, leite de amêndoa e extrato de baunilha até ficar homogêneo.

  4. Bata lentamente o óleo de coco derretido e resfriado até que esteja bem incorporado, a mistura das cenouras. Nota: É importante que seus ovos estejam à temperatura ambiente, caso contrário, o óleo de coco coagula. O óleo de coco deve estar derretido, mas não QUENTE, mas mais próximo da temperatura ambiente.

  5. Adicione os ingredientes secos aos molhados e misture com uma colher de pau até ficar bem combinado. Misture as passas e as nozes, se estiver usando.

  6. Divida a massa uniformemente entre as panelas e espalhe com uma espátula para alisar as partes superiores. Asse por 22-32 minutos nas duas panelas de 8 polegadas e 30-40 minutos nas três panelas de 6 polegadas.

  7. Os bolos são feitos quando o testador sai limpo ou com apenas algumas migalhas. Deixe o bolo esfriar completamente antes de congelar ou remover as panelas. O bolo deve estar em temperatura ambiente quando você o congelar. Isto é muito importante. Os bolos podem ser feitos um dia antes, se você quiser.

  8. Faça a cobertura: na tigela da batedeira, adicione a manteiga amolecida e o creme de queijo e bata em fogo alto até obter um creme leve e fofo. Adicione o açúcar em pó, o extrato de baunilha e o leite e bata por mais 2-3 minutos.

  9. Agora é hora de congelar o bolo: coloque cerca de 1 colher de sopa no suporte e espalhe. Inverta o bolo no suporte, adicione cerca de ½ xícara de cobertura de cobertura entre cada camada, repita com cada bolo e gele a parte superior e as laterais do bolo com a cobertura restante.

  10. Decore o bolo com nozes e coco ralado por cima. Quando terminar a cobertura, coloque o bolo na geladeira. O bolo permanecerá bom por 5-7 dias na geladeira e deve ser coberto para garantir a frescura. Serve 16.

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Para liberar produtos lácteos / paleo: use manteiga vegana (eu recomendo o Equilíbrio da Terra) e um creme de queijo sem leite, como Kite Hill. Você também pode precisar usar um açúcar em pó pálido. Você também pode usar o Simple Mills Frosting como alternativa.

Para fazer vegano: Eu não tentei fazer este bolo vegano, mas se você quiser experimentar, pode usar 4 ovos de linho (4 colheres de sopa de farinha de linhaça + 12 colheres de sopa de água).

Como armazenar o bolo de cenoura: Eu recomendo armazenar o bolo coberto na geladeira por até 5 dias.

Congelar: fique à vontade para congelar esse bolo de cenoura, com ou sem gelo, por até 2 meses. Eu recomendo congelá-lo descongelado e em camadas individuais para obter melhores resultados. Primeiro, embrulhe cada camada individual em filme plástico, em seguida papel alumínio e coloque os bolos em um saco de congelador com zíper. Quando estiver pronto para servir, simplesmente descongele na geladeira durante a noite e deixe o bolo atingir a temperatura ambiente antes de servir.

Esta receita foi publicada originalmente em 1 de abril de 2019 e republicada em 6 de abril de 2020.

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