dez 27

O pão de proteína beneficia o intestino, o cérebro, os ossos e mais


Quando a maioria das pessoas pensa em proteínas, eles pensam alimentos protéicos como frango, carne alimentada com capim, ovos, feijão e legumes. Mas você sabia que esta macromolécula essencial que o seu corpo precisa para construir novas células pode ser consumida através do pão protéico? Sim, você leu esse direito – pão rico em proteínas. Os fabricantes de todo o mundo lançaram o pão revolucionário, ajudando as pessoas a obter a sua ingestão protéica em forma de pão.

Esperado para ser popular entre os fãs de fitness, os varejistas também prevêem que o pão de proteína será um sucesso para qualquer pessoa interessada em atingir metas de perda de peso através de dieta ou colhendo outros benefícios deste pão cheio de nutrientes.


Benefícios do pão protéico

1. Mantém o músculo esquelético

Sarcopenia é a perda de massa muscular e força que ocorre com o avanço da idade. Embora a prevalência e as definições estimadas variem, é uma condição comumente reconhecida entre os adultos mais velhos.

A manutenção da função do músculo esquelético ao longo da vida em idade avançada é importante para a vida independente e boa saúde. Vários estudos identificaram a proteína como uma chave macronutriente para adultos mais velhos. A ingestão de proteína maior do que a quantidade necessária para evitar o equilíbrio negativo de nitrogênio pode prevenir a sarcopenia e melhorar a saúde óssea.

Consumir a quantidade certa de proteína pode melhorar a função e a qualidade de vida em adultos idosos saudáveis, bem como melhorar a capacidade dos adultos mais velhos para recuperar de doenças e traumatismos. (1)

2. Aids Weight Loss

A proteína pode ser uma estratégia efetiva de perda de peso, uma vez que geralmente aumenta saciedade em maior proporção do que carboidratos e gorduras. Um estudo randomizado de 27 homens com excesso de peso fez com que os homens consumissem uma dieta com restrição de energia como proteínas de alta proteína ou normais por 12 semanas. O grupo de dieta de alta proteína experimentou maior plenitude ao longo do dia em comparação com a quantidade normal de grupo proteico. (2)

Em um estudo randomizado de seis meses de 60 indivíduos com sobrepeso e obesidade, a perda de peso foi quase duas vezes maior em indivíduos que receberam dieta rica em proteínas em comparação com uma dieta de proteína moderada. Os benefícios do consumo de produtos de proteína mais alta também foram demonstrados em estudos de longo prazo. Em um estudo de 12 meses, 50 obesos e obesos, a perda de peso foi maior no grupo das proteínas elevadas. Durante o período de seguimento de seis meses, o grupo de alta proteína experimentou uma redução de 10 por cento maior no tecido adiposo intra-abdominal do que o grupo de proteína média. (3)

3. Reduz os Fatores de Risco de Doenças Cardiovasculares

A doença cardiovascular é uma das principais causas de morte em todo o mundo. A ingestão de fibra dietética é amplamente reconhecida como parte de uma dieta saudável e mantém os níveis de colesterol no soro. O consumo mais elevado de fibras alimentares é inversamente associado à incidência de doenças cardiovasculares.

A fibra dietética tem alguns efeitos benéficos na saúde cardiovascular em redução das concentrações de colesterol no soro através de um aumento na excreção de ácidos biliares e inibição de ácidos gordos síntese no fígado. Alimentos com alto teor de fibras como o pão protéico, também podem ajudar a controlar o peso corporal por causa de maior saciedade e digestão mais lenta. (4)

4. Aumenta a função cognitiva

O cérebro é o órgão mais metabolicamente ativo do corpo de longe, representando apenas 2% do peso corporal, mas representando mais de 20% do gasto total de energia do corpo. As funções metabólicas gerais das vitaminas B, ao lado de seus papéis na síntese neuroquímica, podem, portanto, afetar a função cognitiva e o pão enriquecido de alta proteína é uma boa fonte de vitaminas B. (5) Quanto à atrofia cerebral, a homocisteína é fator de risco para deficiência cognitiva e demência. A administração dietética de vitaminas B, como no pão protéico, pode ajudar a reduzir as concentrações plasmáticas de homocisteína.

Um estudo duplo-cego, randomizado e controlado descobriu que as vitaminas B que diminuem a homocisteína podem retardar a taxa de atrofia cerebral acelerada em pacientes com comprometimento cognitivo leve. Nossos cérebros lentamente atrofiam-se à medida que envelhecemos, mas o encolhimento é acelerado em participantes que sofrem de doença de Alzheimer . Em um estudo recente, os participantes que receberam vitaminas B durante dois anos diminuíram a taxa de encolhimento cerebral. A taxa de atrofia em participantes com altos níveis de homocisteína foi cortada pela metade. (6)

5. Pode ajudar a tratar o câncer colorretal

O câncer colorretal é o terceiro tipo de câncer mais comum. Evidências de estudos ecológicos, estudos de migrantes e estudos de tendências seculares sugerem que fatores de risco ambientais são de grande importância na causa do câncer colorretal. (7) Os hábitos alimentares foram suspeitos como importantes, mas apenas as ingestões de álcool e carnes processadas e vermelhas são consideradas fatores convincentes de risco alimentar para o câncer colorretal.

A fibra dietética encontrada no pão protéico pode ajudar o peristaltismo gastrointestinal a aliviar a constipação e absorver os materiais prejudiciais no intestino, levando à sua remoção. Além disso, a fibra dietética pode melhorar a flora intestinal e fornecer energia e nutrição para bactérias saudáveis ​​no intestino. Com o aumento do consumo de grãos integrais, a freqüência de movimento intestinal aumentou em seis semanas, enquanto houve apenas um aumento leve e não significativo ao consumir grãos refinados. Verificou-se que os grãos integrais diminuíram o tempo de trânsito intestinal, aumentando assim a freqüência do movimento intestinal e ajudando a prevenir e / ou tratar o câncer colorretal. (8)