Óleo de Soja. Rei das gorduras em alimentos processados

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Três razões pelas quais o óleo de soja e, em particular, o óleo de soja OGM, a gordura predominante na dieta ocidental contribuem para um declínio lento e constante da saúde.

Talvez o melhor revestimento de prata relacionado à saúde do bloqueio pandêmico seja o fato de muitos de nós estarmos comendo mais refeições caseiras, preparadas a partir de refeições caseiras do que nunca.

Os ingredientes mais frescos e a melhor porção controlam os motivos pelos quais as refeições preparadas em casa são melhores para a cintura e a saúde em geral?

Na verdade, não … embora essas razões sejam certamente importantes!

O maior benefício de evitar (a maioria) restaurantes, comida para viagem (isso inclui o bar da Whole Foods!) E, caso contrário, a tarifa do tipo “aperte no microondas” é uma redução drástica na exposição ao componente de ácidos graxos mortais dessas refeições, que geralmente inclui o óleo de soja como ingrediente principal ou o óleo de cozinha de sua escolha.

Por que o óleo de soja é uma gordura tão prejudicial à saúde?

Vamos começar no início…

História do óleo de soja

A soja foi originalmente cultivada na China a partir de 1100 aC. A prática se espalhou rapidamente para outros países por meio de rotas de migração e comércio.

Embora a soja tenha sido útil historicamente como uma colheita rotativa e alimentos não básicos (sempre fermentados primeiro), o óleo da soja nunca ganhou favores como gordura tradicional em culturas ancestrais saudáveis.

Uma razão é que a pressão manual da soja não extrai facilmente muito óleo. Foi necessária uma mecanização de fábrica complicada do século XX para conseguir isso!

Outra razão é que o óleo de soja também possui uma composição de ácidos graxos muito diferente dos lipídios tradicionalmente reverenciados por grupos de pessoas saudáveis ​​ao longo dos séculos. Exemplos disso incluem ghee, manteiga, óleo de coco e banha de porco. Mais sobre isso abaixo.

Óleo de soja na América

A soja chegou à América do Norte durante o século 18, quando os colonialistas britânicos as plantaram na Geórgia.

Em 1851, o governo estava distribuindo soja aos agricultores nos estados do “cinturão do milho” para produção comercial. Isso incluía Indiana, Illinois, Iowa, Kansas, Missouri e Nebraska.

No final do século 19, a soja era a principal cultura usada para alimentar animais de fazenda em todos os Estados Unidos.

George Washington Carver, famoso por sua experimentação de culturas, especialmente com amendoim, desenvolveu uma estratégia de rotação de culturas com base nas qualidades de preservação do solo da planta de soja. Após a descoberta revolucionária de Carver, a soja começou a ser plantada em todos os Estados Unidos, tanto como alimento quanto como maneira de cultivar algodão mais saudável.

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Eventualmente, um homem com o nome de William Morse reconheceu que a soja tinha muito mais usos do que estavam sendo utilizados atualmente. Ele fundou a ASA (American Soybean Association), que coletou milhares de novas variedades de soja da China e as trouxe para os Estados Unidos.

Durante o World World II, a demanda por soja disparou nos Estados Unidos devido à necessidade de petróleo do exército. A soja também foi usada para criar lubrificantes e, eventualmente, até plástico.

A soja se torna a gordura proeminente na dieta ocidental

Após a Segunda Guerra Mundial e durante a chamada “Revolução Verde” (que era tudo menos verde!), A soja tornou-se gradualmente o alimento proteico mais popular dos Estados Unidos para o gado.

Apenas pequenas quantidades de óleo de soja foram usadas na alimentação humana na época.

Na década de 1940, não foi permitido mais de 30% de óleo de soja na margarina processada. Isso ocorre porque o óleo de soja não era considerado adequado para consumo humano em maiores quantidades até mais tarde.

A oportunidade perfeita para o óleo de soja dar um grande salto para a alimentação humana chegou quase ao mesmo tempo em que o trem gorduroso anti-saturado da década de 1970 chegou a um ponto febril.

O uso de óleo de soja em alimentos processados ​​parecia a solução perfeita para os fabricantes de alimentos, porque é muito baixo em gorduras saturadas e barato de produzir.

Também é proveniente de plantas e, portanto, satisfaz ativistas de direitos dos animais cujos protestos foram fundamentais para que cadeias de fast-food como o McDonald’s abandonassem o sebo por fritar batatas fritas. (1)

Na década de 1980, os óleos de soja haviam se tornado o óleo comestível dominante nos Estados Unidos. 2)

Em 1996, a Monsanto introduziu a primeira soja geneticamente modificada no mercado dos EUA. As empresas de óleo comestível adotaram rapidamente esses grãos biotecnológicos ainda mais baratos para produzir quantidades cada vez maiores de óleo de soja. (3)

À medida que os americanos continuavam a aumentar a porcentagem de seu dinheiro gasto em alimentos processados ​​em comparação com alimentos integrais (mais de 90 centavos de dólar por cada alimento!), Os lucros da indústria da soja aumentaram.

Hoje, o óleo de soja, principalmente de origem OGM, é onipresente nos alimentos processados ​​na América do Norte.

Em 2015, foi responsável por mais de 90% de toda a produção de óleo de semente apenas nos Estados Unidos. 4)

Ponto de Fumaça

O ponto de fumaça do óleo de soja refinado chega a 460 ° F / 238 ° C. Este é um ponto de fumaça extremamente alto comparável a gorduras saudáveis, como óleo de abacate (420 ° F não refinado e 520 ° F refinado) e ghee (485 ° F).

Isso o torna bom para fritar e cozinhar. No entanto, a desvantagem para a saúde de consumir óleo de soja regularmente supera em muito a conveniência de seu alto ponto de fumaça.

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Isso não importa muito para a Big Food, no entanto, que é focado apenas no seu baixo custo e perfil de macronutrientes politicamente correto.

Perfil de ácidos graxos

O perfil de ácidos graxos do óleo de soja é principalmente poliinsaturado. Isso faz com que seja uma inflamação que produz óleo quando consumida como gordura primária na dieta, que é o caso esmagador da maioria dos ocidentais.

Especificamente, a composição do óleo de soja se decompõe da seguinte maneira. (5)

  • Poliinsaturado. 58%
  • Monoinsaturados: 23%
  • Saturado: 15%

Isso se compara às gorduras ancestrais, que geralmente têm um conteúdo poliinsaturado de cerca de 10% ou até menos.

Refinado vs Não refinado

Óleo de soja orgânico não refinado e prensado a frio não é muito comum. De fato, em quase todos os casos, o óleo de soja é fortemente refinado a partir da soja OGM. O óleo é produzido quase exclusivamente para uso comercial pela indústria de restaurantes e alimentos processados.

O processo de refinação de óleos vegetais envolve um alto grau de mecanização e processamento em altas temperaturas. Também inclui frequentemente o uso de solventes tóxicos.

O branqueamento com produtos químicos indesejáveis ​​e desodorização também ocorre para remover os ranços nojentos e aromas. Isso é necessário para ocultar o fato de que o processo de alto refinamento térmico danificou incrivelmente o óleo.

Assim, a exposição do consumidor ao óleo de soja é quase sempre uma experiência de saúde negativa envolvendo resíduos tóxicos e ácidos graxos rançosos.

Transfats em óleo de soja

Por muitos anos, o óleo de soja parcialmente hidrogenado carregado com transfats foi a forma usada principalmente pela indústria de restaurantes.

No entanto, à medida que os riscos à saúde das gorduras trans se tornaram conhecidos, o FDA os exigiu nos rótulos dos alimentos a partir de 2008. Isso foi baseado na conclusão da Academia Nacional de Ciências (NAS) de que não há um nível seguro de gorduras trans na dieta .

A indústria de alimentos mudou para uma gordura mais saudável em resposta?

Não … eles simplesmente mudaram para uma forma processada igualmente perigosa de óleo de soja que é “interesterificada” em vez de parcialmente hidrogenada.

O eufemismo na linguagem da indústria para esse tipo de decisão de negócios é “substituição lamentável”.

O óleo de soja interesterificado ainda é processado usando calor muito alto e, portanto, carregado dentro de radicais livres que causam câncer, assim como as gorduras trans. 6)

Portanto, enquanto o óleo de soja usado em alimentos processados ​​e a indústria de restaurantes hoje tem pouco ou nenhum transfats, ainda é extremamente prejudicial ao consumo.

Riscos do consumo de óleo de soja

Para o consumidor inteligente e bem pesquisado, fortes evidências antropológicas de que o óleo de soja não era historicamente usado por culturas saudáveis ​​são evidências suficientes para ficar longe!

No entanto, é bom saber que a ciência está confirmando a prevenção do óleo de soja na dieta também. Aqui está uma visão geral do que a ciência descobriu até o momento.

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Em um estudo com animais realizado em ratos, os efeitos de uma dieta com óleo de soja foram comparados com os efeitos de uma dieta pesada em óleo de coco e uma dieta pesada em frutose. A dieta com óleo de soja estava muito mais associada à obesidade e ao diabetes. Mais especificamente, os genes associados à obesidade, diabetes, inflamação, função das mitocôndrias e câncer foram “regulados pela dieta do óleo de soja”. (7)

O consumo de óleo de soja também tem sido associado à morte de linfócitos e neutrófilos em humanos. Esse estado causa maior suscetibilidade a infecções. (8)

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Em ratos, a alimentação prolongada de óleo de soja altera a regulação da temperatura corporal para um nível anormal, com implicações para um sistema imunológico enfraquecido. (9)

O jornal Coração aberto publicaram um estudo em 2018 que encontrou o ácido linoléico ômega-6 poliinsaturado, como os encontrados principalmente no óleo de soja, que promove estresse oxidativo, LDL oxidado, inflamação crônica de baixo grau e aterosclerose.

… e é provavelmente o principal culpado da dieta por causar DCC [coronary heart disease], especialmente quando consumidos na forma de óleos de sementes industriais, comumente referidos como “óleos vegetais”. (10)

Três razões enormes para evitar todo o óleo de soja

Em resumo, há três razões principais pelas quais um consumidor informado evita o consumo de óleo de soja, tanto quanto possível.

  1. A falta de evidências históricas do consumo de óleo de soja por culturas ancestrais saudáveis.
  2. Processamento excessivo de calor alto / resíduos tóxicos / ranço extremo do óleo de soja moderno. Este é o óleo de cozinha escolhido comercialmente em grandes quantidades pelas indústrias de restaurantes e alimentos processados.
  3. Estudos científicos sinistros de óleo de soja em animais e humanos que sugerem danos ao sistema imunológico, aumento da suscetibilidade a infecções e um provável culpado na dieta por causar doenças cardíacas nas coronárias.

Atingir esse objetivo significa evitar alimentos processados ​​no supermercado, bem como em todos os restaurantes (principalmente cadeias) que não oferecem refeições feitas do zero com ingredientes frescos.

Quanto mais você preparar refeições em casa e / ou optar por comer apenas em restaurantes que usam exclusivamente azeite puro, manteiga e outras gorduras tradicionais para cozinhar, melhor!

Referências

(1) Óleos aquecidos tóxicos
(2) Processamento de óleo de soja para uso alimentar
(3) Soja geneticamente modificada
(4) Quão saudável é o óleo de soja?
(5) Composição do óleo de soja
(6) Interesterificação de gordura
(7) O óleo de soja é mais obesogênico e diabetogênico que o óleo de coco e frutose em camundongos
(8) Toxicidade de uma emulsão de óleo de soja em linfócitos e neutrófilos humanos
(9) A longo prazo, a alimentação com óleo de alta soja altera a regulação da temperatura corporal em ratos
(10) Óleos ômega-6 vegetais como fator de doença cardíaca coronária: a hipótese do ácido linoléico oxidado

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