Os 10 principais alimentos para desencadear a dor


Por Rachael Link, MS, RD

Você já teve dor crônica que dura dias, semanas, meses ou até mesmo anos? Se sim, você sabe o quão debilitante isso pode ser. Não apenas a dor crônica interfere em quase todos os aspectos da vida cotidiana, mas também pode causar sentimentos de frustração desesperada e intensa.

De acordo com uma pesquisa publicada em 19459002, The Journal of Pain, dor crônica afeta estima-se que 31 por cento dos adultos americanos. (1) Infelizmente, muitas pessoas recorrem a pílulas e cremes à procura de alívio, sem nunca abordar verdadeiramente a raiz de seus sintomas.

Se você sofre de dores persistentes, acredito que a resposta real para se sentir melhor pode estar bem na frente de você – no seu prato. Um estudo recente de 2017 fornece mais evidências de que sua dieta e dor estão conectadas. As evidências? Quase um quarto daqueles com artrite reumatóide relataram que a dieta afetou a gravidade de seus sintomas. (2)

Então, como o que você come afeta seus níveis de dor? E como você pode diminuir a dor sem sequer abrir seu armário de remédios?


Como os alimentos causam dor

Para entender como certos alimentos podem desencadear a dor, primeiro você precisa entender a inflamação e o papel que desempenha na dieta e na doença.

Inflamação é uma resposta imunológica normal que ajuda a proteger o corpo contra ferimentos e infecções. Quando você começa uma picada de inseto, por exemplo, você pode começar a notar um pouco de inchaço e coceira quando seu sistema imunológico entra em ação.

Algumas condições fazem com que o sistema imunológico desencadeie essa resposta inflamatória mesmo quando não há organismos para proteger contra. Isso faz com que as células imunológicas ataquem as células normais e saudáveis ​​do corpo, resultando em danos aos tecidos e dor.

Certos tipos de proteínas pró-inflamatórias também atuam ativando diretamente as células nervosas, que podem iniciar e intensificar a dor. (3)

Algumas afecções comumente associadas à inflamação e dor incluem:

  • Doença celíaca
  • Síndrome do intestino gotejante
  • Artrite
  • Alergias e sensibilidades alimentares
  • Lúpus
  • Colite ulcerativa
  • Doença de Crohn
  • Gota
  • Dores de Cabeça / Enxaqueca

Então como é que a comida se aplica a tudo isto? Cerca de 70% das células do sistema imunológico são encontradas no trato digestivo. (4) Não apenas isso, mas sua dieta pode ter um efeito poderoso quando se trata de mediar a resposta inflamatória. Alguns alimentos demonstraram aliviar a inflamação enquanto outros podem desencadear os sintomas e piorar a inflamação.

Fortalecer o sistema imunológico tomando o controle de sua dieta pode ser uma maneira fácil e eficaz de reduzir a inflamação e aliviar a dor.


10 alimentos desencorajadores de dor

1. Laticínios

Embora a maioria das pessoas nasce com a capacidade de digerir a lactose, o principal tipo de açúcar encontrado no leite de vaca, estima-se que 75% das pessoas em todo o mundo percam essa capacidade em algum momento. (5) Consumo de produtos lácteos quando você está vivendo com intolerância à lactose pode resultar em sintomas como inchaço, cólicas abdominais, flatulência ou diarréia.

Pesquisa também apresentou alguns resultados conflitantes sobre o papel da leiteria na inflamação e dor crônica. Uma revisão publicada em 2012, por exemplo, sugere que o consumo de produtos lácteos deve ser limitado naqueles com artrite para diminuir a inflamação e aliviar os sintomas. (6) Por outro lado, um estudo no Jornal Europeu de Nutrição Clínica descobriu que o consumo de laticínios integrais não estava relacionado à inflamação. (7)

Embora mais estudos sejam necessários, mudar para uma dieta sem leite pode valer a pena se você sofre de dor crônica. Caso em questão: um estudo mostrou que a mudança para uma dieta com baixo teor de gordura, baseada no planeta, diminuiu significativamente a gravidade dos sintomas e a inflamação em pacientes com artrite reumatóide. (8)

 Dor desencadeando alimentos - Dr. Axe

2. Soja

A soja é comumente encontrada em uma ampla gama de produtos, incluindo tofu leite de soja, molho de soja e substitutos de carne vegetarianos. Produtos de soja não fermentados contêm ácido fítico, um tipo de antinutriente que prejudica a absorção de nutrientes e irrita o revestimento do intestino.

Isso poderia resultar em aumento da permeabilidade intestinal ou intestino permeável, uma condição que permite partículas passar dos intestinos para o sangue. Isso não só pode contribuir para a inflamação, mas também pode causar sintomas como dores nas articulações deficiências nutricionais, erupções cutâneas e alterações no humor.

3. Sombrinhas

Vegetais de solha-negra são um grupo de plantas da família Solanaceae, incluindo tomates, batatas, berinjelas, pimentas e pimentões. Enquanto esses vegetais nutritivos são geralmente saudáveis ​​e seguros para a maioria das pessoas, eles podem desencadear uma série de sintomas adversos que vão desde dor nas articulações até dores musculares e alterações de humor em pessoas que têm uma sensibilidade.

Infelizmente, a pesquisa atual sobre a intolerância à limitada, e a maioria das informações disponíveis é anedótica. No entanto, testar uma dieta de eliminação pode valer a pena se você achar que sua dor pode estar piorando depois de comer mares noturnas.

4. Gluten

Dietas sem glúten geram muita agitação, mas muitas pessoas ainda não entendem os fatos básicos do glúten. O glúten é um tipo de proteína encontrada em grãos como trigo, cevada e centeio. Além de se esconder no pão e em outros produtos de trigo, também acaba em muitos molhos de saladas e carnes frias

Para aqueles com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, a ingestão de quantidades mínimas pode ser um grande desencadeador de dor. Enquanto mais pesquisas ainda são necessárias, o glúten pode até causar dor ou sintomas em indivíduos sem sensibilidade. Alguns estudos em animais e em tubos de ensaio sugerem que o glúten pode aumentar a inflamação e exacerbar a síndrome do intestino gotejante ativando uma proteína específica envolvida na permeabilidade intestinal. (9, 10, 11)

5. Álcool

Embora o ocasional copo de vinho tinto com seu jantar seja aceitável, o consumo crônico de álcool pode não ser tão bom para sua saúde ou . Exagerar pode enfraquecer o fígado, aumentar a inflamação e até piorar os sintomas de doenças inflamatórias intestinais. (12, 13)

Se você quiser relaxar com uma bebida no final da noite, certifique-se de pular os misturadores açucarados e as cervejas com alto teor de carboidratos. Além disso, lembre-se de mantê-lo com moderação, com menos de cinco drinques por semana; não mais que dois drinques por dia para homens e um drinque por dia para mulheres.

6. Meat

Pesquisas emergentes indicam que limitar seu consumo de carnes vermelhas e processadas pode ser benéfico para sua saúde. Comer mais carne vermelha e processada está associada ao aumento da inflamação, que se acredita ser uma das principais causas de dor crônica. (14, 15, 16)

Alguns tipos de carne também são ricos em purinas, compostos que podem agravar a gota e causar dor. Se você sofre de gota, é melhor limitar o consumo de produtos de carne com alto teor de purina, como frutos do mar, bacon, peru, vitela e carnes durante os surtos.

Açúcar

O açúcar está ligado a uma extensa lista de efeitos deletérios sobre a saúde, de doenças cardíacas a câncer. (17) Mas você sabia que seu dente doce também pode estar contribuindo para a dor?

Algumas pesquisas sugerem que uma dieta rica em açúcar pode causar alterações no seu microbioma intestinal o que poderia promover inflamação e influência no sistema imunológico. (18) O carregamento de açúcar também pode aumentar a permeabilidade intestinal, permitindo que as partículas passem para a corrente sanguínea, provocando sintomas de vazamento no intestino, incluindo a dor. (19)

8. Alimentos processados ​​

Infelizmente, alimentos ultraprocessados ​​ constituem uma porção bastante substancial da dieta moderna. Um estudo estima que os alimentos processados ​​respondem por 58% da ingestão total de energia na dieta média americana. (20) Isso inclui itens populares como alimentos de conveniência, bolos, refrigerantes, sucos, batatas fritas e cereais matinais.

Uma dieta repleta de lixo processado pode ser o culpado por trás de sua dor crônica. Um estudo da Harvard Medical School descobriu que a dieta ocidental tradicional (caracterizada por uma maior ingestão de carnes vermelhas e processadas, doces, sobremesas, batatas fritas e grãos refinados) estava associada a níveis mais altos de marcadores inflamatórios. (21) Outros estudos mostram que as gorduras trans, freqüentemente encontradas em alimentos processados, estão ligadas ao aumento da inflamação. (22)

Por esse motivo, minimizar sua ingestão de alimentos processados ​​é sempre recomendado para ajudar a controlar condições dolorosas como artrite e doença inflamatória intestinal. (23, 24)

9. Óleos vegetais

Óleos vegetais como milho, cártamo, caroço de algodão e óleos de soja são ricos em ácidos graxos ômega-6 um tipo de gordura que a maioria dos americanos está comendo em excesso. Enquanto a maioria dos especialistas sugere aderir a uma proporção de 2: 1 de ácidos graxos ômega-6 a ômega-3, a proporção típica na dieta ocidental é mais próxima de 20: 1. (25)

Os ácidos graxos ômega-6 são pró-inflamatórios. Algumas pesquisas ligam o excesso de ômega-6 à dor. Um estudo publicado em The Clinical Journal of Pain associou uma dieta rica em ômega-6 com mais dor, limitações funcionais, sensibilidade à dor e sofrimento em participantes com dor no joelho. (26)

10. Cafeína

Más notícias para os amantes de café: se você sofre de dores de cabeça freqüentes e dolorosas talvez seja hora de reduzir um pouco a cafeína. Enquanto alguns estudos identificam a cafeína como uma forma de aliviar dores de cabeça, parece que o benefício ocorre principalmente em pessoas que raramente bebem café. Para usuários crônicos de cafeína, pode aumentar o risco. (27)

Um estudo da Coréia do Sul, por exemplo, descobriu que interromper o consumo de cafeína ajudava a tratar enxaquecas em 72% dos participantes. (28) A cafeína não é encontrada apenas no café. Outras fontes de cafeína incluem chocolate, chá, refrigerantes e bebidas energéticas.


Como identificar e lidar

Se você sofre de dor crônica e acha que sua dieta pode estar na raiz do problema, há várias etapas que você pode levar para iniciar o caminho para uma vida sem dor.

Os testes estão disponíveis para certas condições, como a intolerância à lactose, alergias alimentares e doença celíaca. Esses testes são uma ótima maneira de identificar problemas específicos e identificar alimentos que você deve estar abusando de sua dieta.

Infelizmente, detectar outras sensibilidades alimentares não é tão fácil e, às vezes, requer um pouco de trabalho de detetive. A melhor maneira de identificar os alimentos desencadeantes é usando uma dieta de eliminação.

Durante uma dieta de eliminação, os alimentos são cortados completamente e depois reintroduzidos lentamente por um período de várias semanas para determinar quais alimentos podem estar contribuindo para os sintomas e quais os alimentos podem ser adicionados com segurança de volta.

Lembre-se: embora a identificação de quais alimentos possam estar causando seus sintomas seja importante, seguir uma dieta saudável geral é igualmente crucial. Mesmo se você se sentir bem depois de polir um saco de doces, por exemplo, isso não significa que você deva fazê-lo. Combinar uma dieta rica em alimentos anti-inflamatórios inteiros, não processados, com um estilo de vida saudável é vital para maximizar a saúde, minimizar a inflamação e manter a dor sob controle.


Pensamentos finais sobre alimentos desencorajadores da dor

  • Dieta, inflamação e dor estão intrinsecamente ligadas e podem ter uma grande influência na saúde e no estado de dor.
  • Certos alimentos podem desencadear inflamação e dor em certas pessoas, junto com outros efeitos colaterais adversos. Lembre-se de que nem todos os alimentos afetam a todos da mesma maneira. Você pode experimentar sintomas negativos para um ou dois desses alimentos; outros podem não afetá-lo em tudo.
  • Identificar seus alimentos desencadeantes por meio de testes médicos ou uma dieta de eliminação pode ser uma maneira poderosa de reduzir a dor crônica e promover melhor saúde.

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