Os 7 principais efeitos colaterais do MSG + 15 alimentos com MSG para evitar


MSG é um dos mais ingredientes controversos no planeta. Enquanto alguns afirmam que é um aditivo alimentar totalmente seguro e saudável que pode ajudar a aumentar o sabor e a minimizar a ingestão de sódio, outros o apelidaram de comida causadora de câncer e vinculá-lo a efeitos colaterais como dores de cabeça e pressão alta.

Apesar de ser encontrado em abundância em grande parte do abastecimento moderno de alimentos, o MSG não deve, de modo algum, ser um ingrediente básico de uma dieta saudável. Não só pode causar sintomas negativos em certas pessoas que são sensíveis aos seus efeitos, mas também é encontrado principalmente em alimentos não saudáveis ​​e altamente processados ​​que estão faltando na dieta. nutrientes essenciais que seu corpo precisa.

Então, por que o MSG é ruim e como você pode ter certeza de manter seu consumo sob controle para reduzir o risco de efeitos colaterais adversos? Veja o que você precisa saber.


O que é o MSG?

O MSG, também conhecido como glutamato monossódico, é um ingrediente comum e aditivo alimentar usado para aumentar o sabor dos alimentos processados, enlatados e congelados. O tempero MSG é derivado do ácido glutâmico, um tipo de proteína que é abundante em muitos tipos de alimentos, incluindo frutas e vegetais. É produzido através de um processo de fermentação e traz um sabor saboroso aos pratos.

Então, por que o MSG é controverso? Por conter uma forma isolada e altamente concentrada de ácido glutâmico, é processada de maneira muito diferente no corpo e pode aumentar os níveis de glutamato no sangue muito rapidamente. Acredita-se que isso possa causar uma longa lista de possíveis efeitos colaterais, com estudos relacionando o consumo excessivo de MSG a tudo, desde ataques de asma à síndrome metabólica e além dela.


Efeitos colaterais e perigos do MSG

  1. Provoca reações em algumas pessoas
  2. Pode Causar Formação Radical Livre
  3. Pode contribuir para ganho de peso
  4. Poderia aumentar a pressão arterial
  5. Está ligado a ataques de asma
  6. Poderia ser ligado à síndrome metabólica
  7. Encontrado principalmente em alimentos não saudáveis

1. Causas Reações em algumas pessoas

Pesquisas mostram que certas pessoas podem ser especialmente sensíveis aos efeitos do MSG e podem experimentar uma enorme quantidade de efeitos colaterais negativos do MSG após consumi-lo. Apelidado de "síndrome do restaurante chinês", um estudo mostrou que o MSG desencadeou efeitos colaterais em muitas pessoas com sensibilidade ao MSG, causando sintomas como rigidez muscular, dormência / formigamento, fraqueza, rubor e dor de cabeça conhecida como MSG. (1)

Embora os pesquisadores não estejam inteiramente certos sobre o que causa a sensibilidade do MSG, teorizaram que a ingestão de grandes quantidades pode fazer com que pequenas quantidades de glutamato atravessem a barreira hematoencefálica, interagindo com os neurônios para causar inchaço e morte celular. (2)

2. Pode Causar Formação Radical Livre

Alguns modelos animais e estudos in vitro mostraram que o consumo de grandes quantidades de glutamato monossódico pode causar danos oxidativos às células e contribuir para a formação de radicais livres. Por exemplo, um modelo animal publicado no Journal of Cardiovascular Disease Research mostraram que as rações de altas doses de MSG em ratos aumentaram os níveis de vários marcadores de estresse oxidativo no tecido cardíaco. (3) Radical livre A formação tem sido vinculada ao desenvolvimento de condições crônicas, como doenças cardíacas, câncer e diabetes. (4) No entanto, tenha em mente que a maioria das pesquisas mostra que seria necessário uma dose muito alta de MSG significativamente maior do que a ingestão média para causar danos.

3. Pode contribuir para ganho de peso

Estudos ainda são inconclusivos quando se trata dos efeitos do MSG no controle de peso. Embora algumas pesquisas mostrem que ela pode melhorar saciedade para se sentir cheio e diminuir a ingestão, outros estudos descobriram que pode estar associado ao ganho de peso e ao aumento da ingestão.

Um estudo publicado no British Journal of NutritionPor exemplo, mostrou que a adição de MSG a uma refeição rica em proteínas não teve efeito sobre a saciedade e, na verdade, aumentou a ingestão calórica mais tarde durante o dia. (5) Entretanto, outros estudos descobriram que o consumo regular de MSG poderia estar associado a ganho de peso e um maior risco de excesso de peso em determinadas populações. (6, 7)

4. Pode aumentar a pressão arterial

Pressão alta é uma condição grave que pode causar tensão excessiva no coração e fazer com que o músculo cardíaco enfraqueça lentamente com o tempo. Junto com níveis elevados de colesterol e triglicérides, ter altos níveis de pressão arterial é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas. (8)

Em um estudo de 2015 publicado na revista NutriçãoPesquisadores descobriram que o consumo de quantidades elevadas de glutamato monossódico resultou em aumentos significativos na pressão arterial sistólica e diastólica. (9) Da mesma forma, outro estudo conduzido pelo Centro Provincial de Controle e Prevenção de Doenças de Jiangsu mostrou que a ingestão de MSG foi associada a níveis mais altos de pressão arterial durante um período de cinco anos em adultos chineses. (10)

5. Foi ligado a ataques de asma

Alguns estudos descobriram que a ingestão de MSG poderia estar ligada a um maior risco de ataques de asma naqueles que estão em risco. Um estudo publicado no Jornal de Alergia e Imunologia Clínica testaram os efeitos de 500 miligramas de MSG em 32 pessoas com asma e descobriram que 40% dos participantes sofreram um agravamento sintomas de asma dentro de 12 horas da ingestão de MSG. Não só isso, mas quase metade daqueles que experimentaram uma reação também relataram efeitos colaterais associados à síndrome do restaurante chinês, como dores de cabeça, dormência e rubor. (11)

6. Poderia ser ligado à síndrome metabólica

Síndrome metabólica é um grupo de condições que podem aumentar significativamente o risco de desenvolver problemas como doenças cardíacas, diabetes e derrames. Alguns dos fatores de risco para a síndrome metabólica incluem ter níveis elevados de açúcar no sangue, aumento da pressão arterial, excesso de gordura na barriga ou níveis anormais de colesterol. (12)

Vários estudos ligaram o MSG a várias dessas condições, incluindo pressão alta e obesidade. Outro estudo fora da Tailândia também mostrou uma associação direta entre o consumo de glutamato monossódico e um maior risco de síndrome metabólica entre 349 adultos. (13)

7. Encontrado principalmente em alimentos não saudáveis

Independentemente de você ter ou não sensibilidade ao glutamato monossódico, ele não deve ser uma parte regular de sua dieta. Isso é porque é encontrado principalmente em alimentos ultraprocessados que oferecem pouco em termos de nutrição, além de calorias extras, carboidratos refinados, gordura e sódio. Preencher sua dieta com alimentos integrais não processados, por outro lado, é a maneira mais fácil de minimizar sua ingestão de MSG e fornecer sua dieta com as vitaminas e minerais que você precisa.

MSG - Dr. Axe


Quaisquer benefícios potenciais?

Enquanto a maioria das pesquisas mostra que exagerar no glutamato monossódico pode ter efeitos negativos na sua saúde, pode haver alguns benefícios potenciais que devem ser considerados também.

O glutamato monossódico é frequentemente usado para realçar e melhorar o sabor dos pratos salgados e pode, muitas vezes, diminuir a necessidade de se acumular no sal dos seus alimentos favoritos. Indo ao mar no alimentos ricos em sódio pode ter efeitos prejudiciais à saúde, com algumas pesquisas ligando o consumo excessivo de sódio à hipertensão arterial, perda óssea e problemas renais. (14, 15, 16) Estima-se que o emparelhamento de MSG com uma pequena quantidade de sal reduza a ingestão de sódio em 20% a 40%, o que pode ser benéfico para algumas pessoas. (17)

Além disso, embora vários estudos tenham vinculado o consumo de MSG ao ganho de peso e à obesidade, outros estudos encontraram resultados conflitantes, relatando que ele poderia realmente aumentar a saciedade e reduzir a ingestão calórica nas refeições subsequentes. (18, 19) Dados esses achados inconsistentes, mais pesquisas são necessárias para entender melhor o papel que o glutamato monossódico pode desempenhar no controle de peso.


Top 15 alimentos com MSG para evitar

Infelizmente, existem muitas fontes ocultas de glutamato monossódico nos alimentos, e podem ser encontradas em tudo, desde fast food até produtos de carne. A melhor maneira de descobrir se o MSG está à espreita em seus alimentos favoritos é simplesmente verificar o rótulo e procurar por ingredientes como "glutamato monossódico", "ácido glutâmico", "glutamato" ou "extrato de levedura".

Aqui estão alguns dos principais alimentos com MSG para ficar de olho em sua próxima viagem ao supermercado:

  1. Batata frita
  2. Comida rápida
  3. Temperos
  4. Refeições de conveniência
  5. Cortes frios
  6. Misturas de chá gelado
  7. Salgados
  8. Macarrão instantâneo
  9. Bebidas esportivas
  10. Carnes processadas
  11. Sopas enlatadas
  12. Molho de soja
  13. Caldo de carne / caldo de carne
  14. Molhos de salada
  15. Biscoitos

MSG vs. Sal / Sódio

Assim como o MSG, consumir grandes quantidades de sódio pode contribuir para uma longa lista de possíveis problemas de saúde. De fato, a alta ingestão de sódio tem sido associada a problemas como pressão alta, perda óssea e insuficiência renal, como mencionado acima.

O MSG contém sódio, mas tem cerca de um terço da quantidade de sódio como sal de mesa, e é por isso que é frequentemente usado para reduzir o teor de sódio dos alimentos processados ​​enquanto ainda fornece o mesmo nível de sabor. De fato, de acordo com o European Food Information Council, combinar o MSG com uma pequena quantidade de sal pode reduzir a ingestão total de sódio em 20% a 40%.

É melhor manter a ingestão de ambos com moderação em uma dieta saudável. Reduzir a ingestão de alimentos processados ​​e lanches não saudáveis ​​é a melhor maneira de reduzir o consumo de sódio e MSG. Em vez disso, preencha sua dieta com muitos ingredientes ricos em nutrientes, como frutas, legumes, alimentos protéicos e grãos integrais, e tente experimentar com outras especiarias para adicionar uma dose extra de sabor sem os efeitos colaterais negativos.


MSG vs. glutamato

O glutamato, também conhecido como ácido glutâmico, é um aminoácido importante encontrado em muitos tipos de alimentos, incluindo cogumelos, carne, peixe, leite e tomate. Tem propriedades naturais que melhoram o sabor que podem ajudar a melhorar o sabor de muitos pratos naturalmente.

O glutamato monossódico, por outro lado, é definido como o sal de sódio do ácido glutâmico. Inicialmente descoberto em 1908, o MSG é um produto frequentemente usado em muitos alimentos hoje, produzido através de um processo de fermentação.

A principal diferença entre o glutamato e o glutamato monossódico, no entanto, está no modo como cada um deles é processado no corpo. O glutamato encontrado nos alimentos é tipicamente ligado a uma longa cadeia de outros aminoácidos. Quando você come, seu corpo o quebra lentamente e é capaz de regular de perto a quantidade que você absorve. Quantidades em excesso podem ser simplesmente excretadas através do lixo para evitar toxicidade. (20)

Enquanto isso, o MSG é produzido usando uma forma concentrada de glutamato que é isolado, o que significa que não está ligado a outros aminoácidos e pode ser quebrado muito rapidamente. Isso também significa que ele pode elevar os níveis de glutamato no sangue muito mais rapidamente, contribuindo para os sintomas em pessoas com sensibilidade.

Por esta razão, o glutamato nos alimentos geralmente não é uma preocupação para a maioria das pessoas e não foi relacionado aos mesmos efeitos colaterais negativos. O glutamato monossódico encontrado em alimentos processados, no entanto, tem sido associado a uma longa lista de sintomas, incluindo dores de cabeça, hipertensão arterial, ganho de peso e ataques de asma.


Como evitar o MSG

O MSG é um ingrediente comum em muitos tipos de alimentos processados, desde salgadinhos até itens de conveniência congelados e além. A melhor maneira de eliminar completamente todas as fontes de alimento MSG de sua dieta é simplesmente minimizar sua ingestão de alimentos processados ​​e incorporar alimentos integrais mais saudáveis ​​à sua rotação semanal.

Você também pode começar a ler os rótulos dos alimentos para ter certeza de que sua lista de compras é completamente livre de MSG. Fique atento para alguns dos outros nomes do MSG, incluindo o glutamato monossódico, o ácido glutâmico, o glutamato de cálcio e outras variações semelhantes. Outros ingredientes como extrato de levedura, caseinato de sódio e produtos hidrolisados ​​também podem indicar que também pode haver MSG presente.


Alternativas e Receitas Saudáveis

O MSG é um componente popular em muitos pratos asiáticos e receitas à base de macarrão. No entanto, existem muitas maneiras de desfrutar de suas refeições salgadas favoritas sem adicionar glutamato monossódico.

Cogumelos, tomates e queijo parmesão são três fontes naturais e saudáveis ​​de ácido glutâmico que podem ser adicionadas aos pratos para perfumar o sabor. Experimentando com alguns ervas medicinais e especiarias em seus alimentos pode ajudar a maximizar o sabor ao mesmo tempo, proporcionando uma série de benefícios para a saúde.

Aqui estão algumas receitas saudáveis ​​e caseiras sem glúten que você pode tentar satisfazer o seu paladar:

  • Frango Agridoce
  • Pho saudável vegetariano
  • Arroz frito de couve-flor
  • Ramen de macarrão de abobrinha de frango
  • Carne de Vaca e Brócolis

História

Então, como é feito o MSG? A história do MSG pode ser rastreada até 1866, ano em que o bioquímico alemão Karl Heinrich Ritthausen descobriu o ácido glutâmico após tratar o glúten de trigo com ácido sulfúrico. Alguns anos mais tarde, em 1908, o químico japonês Kikunae Ikeda isolou o ácido glutâmico como uma substância gustativa de um tipo de alga marinha chamada kombu e percebi que era responsável por um novo sabor que ainda não havia sido cientificamente descrito chamado umami.

Ikeda começou a estudar o sabor dos sais específicos de glutamato e logo descobriu que o glutamato de sódio era o mais fácil de cristalizar, o mais saboroso e mais solúvel entre eles. Apenas um ano depois, uma empresa de alimentos japonesa começou a produção comercial de glutamato monossódico.

Hoje, o MSG é um componente comum de muitos pratos asiáticos e é conhecido por fornecer seu sabor saboroso aos caldos, carnes e pratos de macarrão. No entanto, à medida que mais pesquisas continuam a surgir sobre os potenciais efeitos colaterais desse tempero popular, muitos fabricantes e restaurantes de alimentos começaram a oferecer itens e ingredientes livres de MSG em seus cardápios.


Precauções

Como o MSG contém uma quantidade concentrada de ácido glutâmico livre, ele pode aumentar os níveis de glutamato no sangue rapidamente. Embora algumas pessoas possam tolerar quantidades moderadas sem perceber quaisquer efeitos colaterais, elas podem contribuir para sintomas como dores de cabeça, rubor e rigidez muscular em pessoas com alergia ou sensibilidade a MSG.

No entanto, o MSG é encontrado principalmente em alimentos não saudáveis ​​e altamente processados, por isso não deve ser um elemento básico da sua dieta, independentemente de você ter ou não algum desses efeitos colaterais. Se você notar quaisquer sintomas adversos após consumir alimentos ricos em glutamato monossódico, tente reduzir sua ingestão minimizando a ingestão de fontes alimentares comuns de glutamato monossódico.

Tenha em mente que muitas vezes ele está à espreita em muitos tipos diferentes de comida – até mesmo muitos se disfarçando como alimentos saudáveis – tenha certeza de prestar muita atenção no rótulo dos ingredientes de seus alimentos e aumentar sua ingestão de alimentos. alimentos densos em nutrientes como frutas, legumes, carnes não processadas, nozes e sementes para garantir sua dieta é baixa em MSG.


Pensamentos finais

  • O que é o MSG? Também conhecido como glutamato monossódico, é um aditivo alimentar comum feito a partir do sal de sódio do ácido glutâmico, um aminoácido comum encontrado em todo o suprimento de alimentos.
  • Então, MSG é ruim para você? Alguns estudos ligaram o glutamato monossódico ao ganho de peso, pressão alta, ataques de asma, síndrome metabólica e efeitos colaterais de curto prazo naqueles que são sensíveis.
  • Além disso, também é encontrada principalmente em alimentos processados ​​não saudáveis ​​que devem ser mantidos a um mínimo em uma dieta saudável. Algumas das fontes mais comuns de MSG incluem alimentos processados, salgadinhos, temperos e itens de conveniência.
  • Para reduzir o consumo de MSG, preencha sua dieta com alimentos integrais ricos em nutrientes e pratique leitura de rótulos para garantir que o MSG não seja encontrado em seus ingredientes favoritos.

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