Os prós e (principalmente) os contras da semente de psyllium

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As abundantes razões pelas quais consumir regularmente fibra de psyllium como flocos ou casca de sementes moídas não são práticas saudáveis ​​para a saúde a longo prazo.

Psyllium é uma substância contida nas sementes de algumas plantas. Apresentado frequentemente como um alimento natural e saudável, o consumo de cascas de sementes contendo psyllium é promovido como uma solução natural para resolver várias condições crônicas comuns.

No entanto, existem várias desvantagens no uso do psyllium. As autoridades de saúde convencionais tendem a ignorar completamente esses perigos em detrimento daqueles que procuram conselhos úteis sobre o assunto.

O que é Psyllium?

As plantas que produzem as sementes que contêm psyllium incluem cerca de 200 espécies da família da banana. Eles prosperam em um clima seco e fresco e são cultivados principalmente no norte da Índia.

O psyllium orgânico está disponível na loja de alimentos naturais e moído na hora em um almofariz e pilão em casa antes do uso. As cascas também vêm em flocos ou em pó para uso mais conveniente.

Psyllium é a fibra solúvel encontrada nas cascas dessas sementes. As cascas são carregadas com celulose e lignina que se tornam gelatinosas e pegajosas na água.

A textura semelhante ao gel do psyllium, semelhante às sementes de linho ou chia, quando úmida, é o motivo pelo qual os fabricantes costumam usá-lo como espessante de alimentos, principalmente em sorvetes e sobremesas congeladas.

A nutrição politicamente correta recomenda o psyllium como remédio para várias doenças comuns hoje, conforme descrito abaixo.

Não deixe de ler até o final antes de decidir usar o psyllium, no entanto, pois há muitos perigos ao fazê-lo!

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Constipação

Psyllium é o ingrediente ativo do Metamucil, uma solução rápida e popular para a constipação.

Movimentos intestinais pouco frequentes não são apenas dolorosos e desconfortáveis. Não esvaziar o intestino grosso pelo menos uma vez ou (melhor) duas vezes por dia também envenena lentamente e envelhece o corpo.

As estimativas são de que 15 a 20% dos americanos sofrem de constipação crônica quase constante, com milhões sofrendo mais com os efeitos da sobrecarga de toxinas de forma intermitente.

Dado que a dieta moderna é composta principalmente de alimentos processados ​​com flora intestinal que interrompe os produtos farmacêuticos para mitigar seus efeitos negativos, não é de admirar que o psyllium e os produtos que o contêm sejam tão populares.

Mas, só porque é natural, não significa que seja realmente saudável ou benéfico!

Abaixando o colesterol

Em 1998, o FDA aprovou alegações de saúde cardíaca para psyllium nos rótulos de alimentos com base em pesquisas que sugeriam que sete gramas ou mais por dia dessa fibra solúvel reduziriam o LDL e o colesterol total. (1)

As alegações foram baseadas em uma metanálise publicada no Revista Europeia de Nutrição Clínica. 2)

Obviamente, esta pesquisa baseia-se no pressuposto de que o colesterol alto é perigoso e a principal causa de doença arterial coronariana, uma afirmação que é vigorosamente contestada por um número crescente de especialistas na área.

Diabetes tipo 2

Em 2014, o FDA aprovou outra alegação de saúde para o psyllium como um benefício para pessoas com diabetes tipo 2.

Isso ocorreu apesar de poucas evidências científicas em apoio a essa alegação. De fato, a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos, responsável por analisar as propostas de alegações de saúde para a União Europeia, não tem registro de ter considerado uma alegação de saúde em psyllium para o gerenciamento da glicose. (3)

Pressão arterial

O uso de psyllium por um mês ou mais produz uma pequena redução na pressão arterial sistólica de acordo com a Revista de Nutrição e Dietética. 4)

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No entanto, essa pequena redução vale os riscos de psyllium na dieta? Provavelmente não. Vamos ver o porquê.

Riscos de Comer Psyllium

Embora as autoridades dietéticas convencionais se comprometam a recomendar o psyllium, os riscos para a saúde de comê-lo regularmente superam qualquer benefício.

Observe que todas as três dietas primárias de cura intestinal, incluindo o protocolo GAPS, o Auto Immune Paleo e a dieta específica de carboidratos, recomendam contra o psyllium. Está na lista “não coma”.

Isso aí deve lhe dar uma grande pista sobre o principal problema do psyllium … isso prejudica a flora intestinal e a integridade da parede intestinal de maneira importante.

Psyllium alimenta Candida e bactérias patogênicas

A fibra pegajosa e gelatinosa que o psyllium se torna ao interagir com a água não é digerida ou absorvida pelo trato gastrointestinal.

Portanto, torna-se alimento para todo tipo de bactérias patogênicas e leveduras, como Candida albicans.

Especificamente, é a celulose vegetal e a lignina, nas quais algumas bactérias e fungos prosperam. Embora o trato digestivo possa lidar com pequenas quantidades dessas substâncias, na forma concentrada, como cascas de sementes, elas são altamente prejudiciais à saúde intestinal.

Além disso, o psyllium causa inflamação gastrointestinal. Isso desencadeia uma reação imunológica negativa que causa anticorpos astronômicos autoimunes (títulos). (5)

Cascas carregadas com fitatos

Outro grande problema do psyllium é que as cascas de sementes moídas ou em flocos contêm grandes quantidades de fitatos. Essas substâncias se ligam ao cálcio, ferro e zinco, causando má absorção e possíveis deficiências minerais.

O ácido fítico também pode causar desconforto gastrointestinal na forma de flatulência, distensão, dor, inchaço e desconforto geral para algumas pessoas. Com o tempo, danos permanentes ao cólon podem ocorrer devido a ataques repetidos.

Uma solução para esse problema seria germinar sementes contendo psyllium antes de descascá-las. A germinação desativa a maior parte do ácido fítico nas sementes. No entanto, não vi cascas de psyllium germinadas disponíveis em nenhum lugar até o momento.

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Reações alérgicas

Os anticorpos auto-imunes altíssimos produzidos pelo consumo de psyllium podem se traduzir em reações alérgicas. Estes incluem erupções cutâneas, prurido e falta de ar, entre outros. Isso pode ocorrer do nada após exposições repetidas. Mesmo apenas tocando as cascas de psyllium pode causar uma reação.

O psyllium também tem o potencial de causar reações anafiláticas, especialmente em profissionais de saúde que sofrem exposição frequente. 6)

Danos à função excretora

Como o consumo de psyllium faz com que o intestino absorva água, a função renal também pode ser afetada adversamente.

Isso ocorre se forem produzidos muitos anticorpos autoimunes, com efeitos negativos para o rim (glomérulo) unidade de filtragem. (7)

Observe que alguns adoçantes alternativos como o xilitol também atraem água para o intestino e podem ter um efeito igualmente negativo.

Evitar a semente de psyllium em todas as formas é melhor

Em conclusão, enquanto o psyllium pode trazer alguns benefícios à saúde, os positivos são de curto prazo. Os impactos negativos a longo prazo superam-nos de longe!

A maioria das pessoas, por exemplo, usa psyllium para ajudar com problemas de constipação, mas existem outros métodos naturais para resolver movimentos intestinais pouco frequentes que fortalecem o ambiente intestinal em vez de prejudicá-lo.

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Em suma, enquanto os conselhos de saúde convencionais cantam elogios ao psyllium na dieta, os consumidores inteligentes olham para o cenário todo e percebem que evitá-lo é a melhor política.

Referências

(1) FDA – Código de Regulamentos Federais, título 21
(2) Efeito dependente do tempo e da dose do psyllium nos lipídios séricos
(3) Psyllium para gerenciamento de diabetes
(4) O efeito da fibra solúvel viscosa na pressão arterial: uma revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados
(5-7) Por que Psyllium não é saudável

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