Pão de banana saudável bolo de cenoura

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Não tenho certeza se vocês se lembram de quando eu criei esta receita, mas se você é fã de AK, sabe que esse pão é o favorito dos leitores de antigamente.

Desta vez, reformulei a receita um pouco para torná-la um pouco mais deliciosa. E CONFIE EM MIM, é bem épico. Imagine uma fatia de pão de banana com sabor de bolo de cenoura. Basicamente, amor à primeira mordida.

bolo de cenoura, pão de banana com cobertura de cream cheese e nozes por cima

A primeira vez que sonhei com esse pão, estava me preparando para ir ao supermercado e notei as bananas excessivamente maduras no balcão. Uma ideia interessante me veio. E se eu combinasse meu amor pelo pão de banana + o amante que todo mundo tem pelo bolo de cenoura. Isso poderia ser uma coisa?

Em minha mente, absolutamente.

bolo de cenoura saudável pão de pão de banana em um quadro branco com duas fatias

Agora, a única coisa que me pergunto é por que não fiz isso antes? Este pão de banana com bolo de cenoura precisa estar na minha vida o tempo todo.

O maior desafio foi descobrir como tornar esse pão saudável, mas ainda assim parecer um pouco indulgente e com um sabor realmente incrível! De alguma forma, consegui e a receita simplesmente funciona lindamente. O sabor é deliciosamente úmido, perfeitamente temperado e parece um verdadeiro mimo.

A cobertura de queijo creme de canela também torna este pão ainda mais especial. É grosso com uma pitada de baunilha e canela, mas ainda mantém o sabor perfeito de queijo creme.

bolo de cenoura iluminado pão de banana com cobertura de creme de queijo

Ingredientes-chave neste pão de banana e bolo de cenoura

Existem alguns ingredientes indispensáveis ​​para esta receita que você provavelmente já tem em casa, tornando-o o pão rápido perfeito para juntar em pouco tempo. Para este pão de banana e bolo de cenoura, você precisará:

  • Farinha de trigo integral: em vez de todos os fins, usei farinha de trigo integral. Eu recomendo usá-lo para um pão mais leve e menos denso (que o trigo comum). É realmente ótimo em bolo de cenoura, porque dá um pouco de sabor a nozes e adiciona fibra. Se você quiser torná-lo sem glúten, sinta-se à vontade para usar uma farinha para uso geral sem glúten 1: 1.
  • Aveia: Eu usei apenas 1/2 xícara, mas dá ao pão um pouco de textura em borracha. É incrível o que a aveia pode fazer. Além disso, eles são uma ótima fonte de fibra. Eu gosto de usar aveia rápida. Se você não tiver aveia rápida, coloque 1/2 xícara de aveia no liquidificador e bata por 20 a 30 segundos até que a aveia se quebre.
  • Bananas: As bananas são ótimas nesta receita porque elas realmente fazem com que você não precise adicionar tanto açúcar quanto faria normalmente. Certifique-se de usar bananas maduras extras (aquelas com muitas manchas pretas).
  • Açúcar de coco: Esta receita exige apenas 1/2 xícara de açúcar de coco em toda a receita. Você também pode usar 1/3 de xícara de mel.
  • Molho de Maçã: Em vez de usar muito óleo, substituí a maioria por molho de maçã para manter este pão úmido + adicionar sabor.
  • Leite de amêndoa: Como esta receita exige farinha de trigo integral, você precisará adicionar mais umidade para substituir a falta de gordura. O leite de amêndoa é uma ótima opção de baixa caloria e agrega um sabor incrível ao pão, além de cálcio e boa nutrição.
  • Cenouras: As cenouras também dão ao pão doçura e umidade adicionais. Eles realmente tornam este pão especial e eu absolutamente os amo quando combinados com o sabor da banana.
  • Suplementos: Adicionei nozes picadas a este pão, mas há muitas opções que você pode tentar, como coco ralado, passas ou até abacaxi. Ficar louco! Isso é geralmente o que eu faço.
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bolo de cenoura, pão de banana com cobertura de cream cheese e nozes por cima

O que torna este pão de banana com bolo de cenoura mais saudável?

Uma das melhores partes desta receita saudável de pão de banana e bolo de cenoura é que o pão é cozido com açúcares não refinados e é naturalmente adoçado com apenas bananas maduras, molho de maçã, cenoura e um pouco de açúcar de coco. Eu uso açúcar em pó na cobertura de queijo creme de canela, mas você também pode tentar usar meu açúcar em pó paleo para isso.

Este pão de banana e bolo de cenoura também é feito com grãos integrais de farinha de trigo integral e aveia, tornando-o um ótimo lanche para desfrutar a qualquer momento.

Experimente este pão para a Páscoa em sua família. Melhor ainda, se você dobrar e guardar um pão inteiro para si. Confie em mim, você vai querer.

bolo de cenoura saudável pão de banana com cobertura de cream cheese fatiado

Personalize este pão de banana com bolo de cenoura

  • Para torná-lo vegano: Use creme de queijo sem leite e um ovo de linho em vez de um ovo comum.
  • Para torná-lo sem glúten: Não testei, mas sugiro farinha de trigo sem glúten ou farinha de aveia.
  • Mude para cima: transformá-lo em bolo de cenoura queques de banana ou cupcakes! Você precisará ajustar o tempo de cozimento, mas sugiro que verifique entre 15 e 18 minutos.
  • Adicione seus mix-ins favoritos: como flocos de coco ralado, passas, nozes em vez de nozes ou abacaxi. YUM.

Como guardar pão de banana e bolo de cenoura

  1. À temperatura ambiente: este pão pode ser embrulhado em temperatura ambiente por 2 dias e você pode fazê-lo com um ou dois dias de antecedência. Basta geada antes de servir.
  2. Na geladeira: depois de 2 a 3 dias à temperatura ambiente, recomendo armazenar o pão selado na geladeira por até 1 semana.
  3. No freezer: sim, você pode congelar este pão de banana com bolo de cenoura! Deixe esfriar completamente e corte-o em fatias antes de colocá-lo em um recipiente hermético na geladeira ou congele tudo por até 3 meses. Eu recomendo a cobertura do pão antes de servir. Para descongelar todo o pão, deixe o bolo de cenoura descongelar à temperatura ambiente por algumas horas. Você pode fazer o mesmo com as fatias individuais ou aquecê-las no microondas por cerca de 30 segundos.
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uma fatia de pão de banana e bolo de cenoura em um prato com um garfo ao lado

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Veja como fazer o pão de banana com bolo de cenoura:

Eu sei que você vai adorar esta receita de pão de banana e bolo de cenoura! Se você fizer isso, eu adoraria se você deixasse um comentário e uma classificação para compartilhar como gostou. Aproveite, xo!

Pão de Banana com Cenoura e Canela

Pão de banana saudável bolo de cenoura 3

Tempo total 1 hora 5 minutos

Pão de banana delicioso e saudável com bolo de cenoura que tem gosto de um cruzamento entre o bolo de cenoura úmido e seu pão de banana favorito. Esta receita fácil de pão de banana e bolo de cenoura é iluminada com molho de maçã, leite sem leite e açúcar de coco e coberta com uma incrível cobertura de queijo creme de canela!

  • Ingredientes sêcos
  • 1 1/2
    copos
    farinha de trigo integral (ou farinha de trigo integral branca) *
  • 1/2
    copo
    aveia rápidas
  • 1
    colher de chá
    bicarbonato de sódio
  • 1
    colher de chá
    canela
  • ¼
    colher de chá
    noz-moscada
  • 1/4
    colher de chá
    sal
  • Ingredientes molhados
  • 2
    banana muito madura média, amassada (¾ xícara de purê de banana)
  • 1/2
    copo
    açúcar de coco (ou açúcar mascavo)
  • 1
    ovo grande
  • 1
    colher de chá
    baunilha
  • 2
    colheres de sopa
    óleo de coco derretido e resfriado
  • 1/4
    copo
    molho de maçã sem açúcar
  • 1
    copo de amontoamento
    cenoura ralada (cerca de 2 cenouras grandes)
  • 1/3
    copo
    leite de amêndoa ou coco
  • 1/3
    copo
    nozes ou nozes picadas, mais 2 colheres de sopa para cobertura
  • Suplementos opcionais:
  • 1/2
    copo
    passas de uva
  • 1/2
    copo
    coco ralado sem açúcar
  • Para a cobertura:
  • 4
    oz
    cream cheese, amolecido (gordura reduzida, se você quiser)
  • 1/3
    copo
    açúcar em pó
  • 1/4
    colher de chá
    canela
  • 1/2
    colher de chá
    extrato de baunilha

  1. Pré-aqueça o forno a 350 graus F. Pulverize uma forma de pão de 8 1/2 x 4 1/2 polegadas com spray antiaderente.

  2. Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo integral, aveia rápida, bicarbonato de sódio, canela, noz-moscada e sal; deixou de lado.

  3. Em uma tigela média, misture o purê de banana, açúcar de coco, ovo e baunilha até ficar bem misturado e cremoso. Adicione o molho de maçã e o leite de amêndoa e, em seguida, dobre as cenouras. Adicione os ingredientes úmidos aos ingredientes secos e misture até ficarem misturados – NÃO MESMO. Dobre delicadamente o óleo de coco derretido e 1/4 de xícara de nozes ou nozes picadas.

  4. Despeje na forma de pão preparada e asse por 45-60 minutos ou até que o palito inserido no centro saia limpo com algumas migalhas anexadas. A mina levou cerca de 55 minutos em uma forma de pão de 8×4 polegadas. Se você usar uma panela de 9×5 polegadas, talvez seja necessário verificar o pão aos 40 minutos.

  5. Retire do forno e coloque a panela na gradinha para esfriar por 15 minutos. Retire o pão da panela e coloque-o na gradinha para terminar o resfriamento completamente.

  6. Para fazer a cobertura de queijo creme de canela: Bata o queijo creme, o açúcar em pó, a baunilha e a canela juntos em velocidade média por um minuto ou até ficarem macios. Espalhe sobre o pão resfriado. Polvilhe com 2 colheres de sopa de nozes ou nozes picadas. Corte em 10-12 fatias e divirta-se!

* Sinta-se à vontade para usar uma mistura de 3/4 de xícara de farinha de trigo e 3/4 de xícara de farinha de trigo integral, em vez de farinha de trigo integral.

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Para fazer vegano: Use creme de queijo sem leite e um ovo de linho em vez de um ovo comum.

Para fazer sem glúten: Não testei, mas sugiro uma farinha 1: 1 sem glúten para todos os fins.

O pão pode ser feito um dia ou dois antes do tempo, basta embrulhar em filme plástico para selar a umidade e a geada antes de servir. Pão de banana é sempre melhor no dia seguinte.

Você pode fazer esta receita em muffins / cupcakes. Você precisará ajustar o tempo de cozimento, mas sugiro que verifique entre 15 e 18 minutos.

Sinta-se à vontade para adicionar outros favoritos, como: flocos de coco ralado, passas, nozes em vez de nozes ou abacaxi.

Nutrição

Porções: 12 fatias

Porção: 1 fatia

Calorias: 210kcal

Gordo: 7.5g

Gordura saturada: 3.7g

Carboidratos: 33.2g

Fibra: 4.6g

Açúcar: 14,9g

Proteína: 4.3g

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