Por que os estilos de apego nos relacionamentos afetam sua vida amorosa



Você sente que está sempre tendo problemas em sua vida amorosa e não sabe o que fazer? Nesse caso, você deve realmente examinar a si mesmo e ao seu estilo de apego. Os estilos de apego nos relacionamentos desempenham um papel importante em sua vida amorosa.

O que é um estilo de anexo e como exatamente isso pode afetar seus relacionamentos?

Basicamente, é uma explicação científica de como e por que você se apega emocionalmente a outras pessoas (ou não). E tudo começa na sua infância.

Neste artigo, examinaremos os diferentes tipos de estilos de anexo, como eles afetam seus relacionamentos e o que você pode fazer para liderar um relacionamento saudável.

Como o seu estilo de anexo se desenvolve?

Acredite ou não, tudo começa na infância. É uma condição em que um bebê ou criança pequena tem – ou não tem – vínculos saudáveis ​​com seus pais ou responsáveis.

Por exemplo, se as necessidades básicas de uma criança não forem atendidas, como conforto, carinho e carinho, isso afetará negativamente seus relacionamentos mais tarde na vida. É vital que uma criança tenha suas necessidades emocionais e físicas consistentemente atendidas. Quando um bebê chora, está sinalizando para o cuidador que está com fome ou que a fralda precisa mudar. Se eles são ignorados, isso afeta o ser humano em um nível subconsciente.

A maioria dos pais atende a essa necessidade com algum tipo de troca emocional, como olhar nos olhos do bebê, abraçá-los, sorrir, acariciar ou conversar com eles. Mas para algumas pessoas, não foi isso que aconteceu com elas e, portanto, elas não têm a capacidade de se apegar a outras pessoas.

Se uma criança não está satisfazendo suas necessidades emocionais, certos sinais e sintomas podem ser exibidos por crianças pequenas. Eles incluem alguns dos seguintes itens: abstinência inexplicável, medo, irritabilidade, tristeza, falta de sorriso, falta de contato e falta de interesse em jogar jogos interativos.

Quando essas necessidades são ignoradas ou atendidas com uma falta de resposta emocional do cuidador, ele prepara o cenário para problemas com os relacionamentos mais tarde na vida.

Tipos de estilos de anexo e como eles afetam sua vida amorosa

Pode ser a primeira vez que você ouve esse fenômeno chamado de estilos de anexo. Mas os pesquisadores fizeram muitos estudos sobre como as pessoas se apegam (ou se separam) emocionalmente de outras pessoas e classificaram o seguinte:

1. Estilo de anexo seguro

As pessoas com o estilo de apego seguro são as que se sentem confiantes e não têm medo de se apegar emocionalmente a outras pessoas (ou de outras pessoas). Normalmente, essas pessoas eram criadas em lares amorosos por pais que eram confiáveis ​​e satisfaziam suas necessidades emocionais.

Como resultado, a pessoa cresce confiando nas outras pessoas e vê principalmente vantagens em se aproximar emocionalmente de outras pessoas. Eles acham isso gratificante e tendem a ter relacionamentos bastante saudáveis ​​por causa disso. Como suas necessidades emocionais foram atendidas pelos cuidadores no início da vida, eles tendem a confiar nas pessoas e a ter uma auto-estima mais alta.

Por causa disso, eles não perseguem as pessoas, nem fogem delas (ou da intimidade emocional). Eles não veem a necessidade de nenhum deles. Em vez disso, a atitude deles é: “Sou uma pessoa digna. Eu mereço amor. E se você não quiser me dar, vou encontrar outra pessoa que queira. ”

2. Estilo de fixação ansiosa e preocupada

Se alguém tem o estilo de apego preocupado e ansioso, eles tendem a se sentir "carentes" nos relacionamentos. Eles podem temer que outras pessoas os abandonem, os traiam ou simplesmente não os amem. A auto-estima deles não é particularmente alta.

Eles se tornam assim, é claro, também por causa dos pais. Seus cuidadores não eram confiáveis ​​ou confiáveis. Portanto, eles crescem achando que as pessoas podem não amá-los, então sempre sentem a necessidade de ser o “caçador” em um relacionamento.

Essas são as pessoas que podem se tornar conhecidas como "apegadas". Elas têm a tendência de sufocar emocionalmente (ou fisicamente) seu parceiro por causa de sua ansiedade. Como resultado, o parceiro pode se afastar deles. E isso, em troca, deixa a pessoa ainda mais ansiosa.

Como você pode ver, esse estilo pode representar alguns desafios significativos nos relacionamentos mais tarde na vida. Se forem acoplados a um fixador seguro, provavelmente sentirão medo porque o parceiro não entende por que precisa de atenção constante. E se eles estiverem com o tipo de pessoa que evita dispensas (leia abaixo), as coisas podem ser ainda piores por razões que ficarão claras quando você ler essa descrição.

3. Estilo de anexo evitador de exclusão

O estilo de apego evasivo e evasivo é quase o oposto das pessoas com o estilo de apego ansioso e preocupado. Em vez de ser o “caçador” em um relacionamento, eles são o “corredor”. Eles tentam evitar o apego e ficam desconfortáveis ​​por estarem emocionalmente próximos de alguém.

Os pais desse tipo de pessoa também não eram confiáveis ​​e não atendiam às necessidades emocionais de seus filhos. Como resultado, eles esperam que as pessoas nem sempre estejam lá para elas; portanto, para se protegerem, evitam se apegar emocionalmente às pessoas, para que fiquem a salvo da dor e dos sentimentos feridos.

Como você poderia esperar, ter um relacionamento entre um “caçador” (ansioso-preocupado) e um “corredor” (evitador) pode ser um acidente de trem. Um está sempre tentando obter atenção, carinho e amor; e o outro está tentando fugir disso. Esta não é uma boa dinâmica.

Os anexadores seguros também têm um problema com os que evitam dispensas. Eles não entendem por que precisam evitar a intimidade, pois estão completamente à vontade com ela.

Então, como você pode ver, esse estilo encontrará alguns problemas em seus relacionamentos mais tarde na vida.

O tipo mais grave: transtorno reativo do anexo

Os efeitos de ser severamente negligenciado emocionalmente pelo seu cuidador podem resultar em um distúrbio extremo do apego chamado Transtorno do Anexo Reativo. E os efeitos a longo prazo na idade adulta podem ser significativos.

O RAD faz com que as pessoas tenham uma incapacidade de experimentar completamente os relacionamentos porque não têm um senso positivo de si. Além disso, sua saúde mental geral pode ser comprometida. Eles costumam ter pensamentos, sentimentos e comportamentos disfuncionais.

Devido a esses sentimentos negativos, os adultos com RAD podem ter problemas para se ajustar em muitas áreas de suas vidas, não apenas nos relacionamentos. O distúrbio causa baixa auto-estima e eles não acreditam em si mesmos ou em sua capacidade de viver uma vida boa. Isto é especialmente verdade se alguém não recebeu nenhum tratamento para isso.

Mas como você realmente sabe se você (ou seu parceiro) possui? Bem, aqui estão alguns sinais e sintomas típicos. Dê uma olhada e veja se você (ou eles) se encaixa nessas categorias:

  1. Destacamento
  2. Questões de controle
  3. Incapacidade de mostrar afeto
  4. Falta de senso de pertença
  5. Impulsividade
  6. Senso de desconfiança
  7. Retirada de conexões
  8. Problemas de raiva
  9. Incapacidade de criar e manter relacionamentos de todos os tipos
  10. Sentimentos de solidão ou vazio
  11. Incapacidade de entender emoções
  12. Desejo de amor, mas uma incapacidade de dar ou recebê-lo
  13. Pouco investimento emocional
  14. Falta de apoio emocional
  15. Relutância em compartilhar ou se auto-divulgar
  16. Evitar a intimidade física
  17. Falta de empatia
  18. Falta de remorso

Mesmo se você acha que você ou seu parceiro podem ter RAD, isso não significa que não possa ser melhorado. Obviamente, esses sintomas causam o estresse de uma pessoa, mas existem maneiras de tratar o distúrbio.

Dicas a seguir para melhorar seu estilo de anexo

Se você acha que seu estilo de anexo está causando problemas nos seus relacionamentos, não se preocupe. Existem maneiras de controlar seus problemas para que eles não surjam enquanto você estiver em um encontro ou em um relacionamento.

1. Dê passos de bebê

Não espere mudar da noite para o dia. Você passou a vida inteira assim, assim, alterar alguns de seus problemas levará tempo.

Seja paciente consigo mesmo, mas também fique atento ao seu comportamento e sentimentos o tempo todo.

2. Comunique-se com suas datas ou parceiros

Depois de conhecer um pouco a sua data ou parceiro, talvez queira falar sobre o seu estilo de anexo.

Você não precisa entrar em muitos detalhes, mas deixe que eles saibam que seus comportamentos não são sobre eles, mas sobre você. Então, eles não devem levar para o lado pessoal. Além disso, pergunte a eles sobre o deles.

3. Procure ajuda profissional

É realmente difícil resolver todos os seus problemas emocionais sozinho. Muitas pessoas pensam que ver um terapeuta mostra fraqueza, mas, na verdade, mostra força. Eis por que pedir ajuda é um sinal de força.

Você ficaria surpreso com a utilidade de um profissional em superar seus problemas de apego.

Pensamentos finais

Se você acha que seu estilo de apego está causando problemas em sua vida amorosa, deve tomar algumas providências. Ligue para um terapeuta ou marque uma sessão com um treinador de namoro.

Você pode e superará seus problemas de anexo, mas somente se começar a trabalhar consigo mesmo. Então, por que não começar hoje? Você será feliz que você fez.

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  • Lidar com apego ansioso: conselhos de um terapeuta de relacionamento
  • O que o anexo evitativo pode fazer com seus relacionamentos
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