Sentindo-se esgotado? 3 etapas simples para reiniciar sua energia

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Quando você se sente esgotado, sente que é algo mais físico ou mental (emocional)?

Sentir-se esgotado é, em última análise, um alerta.

As três etapas deste artigo ajudarão você a entender como e criar a melhor maneira de reiniciar sua energia. Ao praticar isso, você pode evitar se sentir esgotado no futuro.

Estudos em psicologia da mente e a experiência prática que adquiri trabalhando com centenas de pessoas diferentes me mostraram que o sentimento de esgotamento é resultado de um desequilíbrio entre as energias física e mental.

Seja proveniente de conflitos com seu chefe, amigos, familiares ou sua ideia ou opinião sobre sua autoestima, sociedade ou vida em geral, você cria um desequilíbrio entre essas duas energias. Como resultado, seu sistema nervoso produz reações químicas (hormônios) que afetam a fisiologia do seu corpo, que por sua vez desgastará seu corpo a um ponto de exaustão.

O processo de desgaste é natural e, ao mesmo tempo, altamente benéfico, pois pode nos ensinar a gerenciar nosso bem-estar físico e mental.

Bem-estar físico e mental

Você está negligenciando seu bem-estar físico e mental, concentrando muita energia (pensamentos e ações) em coisas insignificantes?

Como você se sente esgotado, a resposta é sim. Você fica sem energia e se sentindo cansado e exausto. Sentir-se esgotado é um alerta para desacelerar, reconsiderar sua abordagem a eventos externos e como você se envolve com eles.

Leve sua condição de esgotamento e essas três etapas deste artigo muito a sério. Eles vão motivá-lo e ajudá-lo a reiniciar sua energia, aprender sobre si mesmo e usar seus recursos com sabedoria.

Por que você se sente esgotado

Deve haver algo que retire permanentemente sua energia física e mental. Às vezes você pode identificar o que é, mas quando se sente cansado, pode ser difícil fazer isso. Engajar-se em atividades nas quais não precisamos de muito esforço ou pensamento criativo se torna uma norma perigosa em momentos como esse.

Essa abordagem torna ainda mais difícil gerenciar os estressores que levam você ao ponto de se sentir esgotado.

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Então, o que pode fazer você se sentir esgotado? É uma atividade física, como trabalhar longas horas, fazer recados, etc.? Pode ser isso, mas provavelmente não é só isso. Por mais cansado que você se exercite em uma atividade física em um dia normal de trabalho, dormir pode ajudá-lo a se recuperar totalmente de sua exaustão física.

No entanto, os preconceitos, julgamentos e conceitos errôneos que você criou para si são mais complicados e exigem mais do que dormir para serem superados.

Pensamento ineficiente

Você se sente cansado o tempo todo por causa do gerenciamento ineficiente do seu pensamento sobre coisas que são insignificantes para o seu bem-estar físico e mental. Você aborda coisas que o tornam menos tolerante, menos aceitável e menos paciente; assim, sua perspectiva e entendimento são limitados ou fortemente nublados.

Nos meus vinte e poucos anos, eu tinha uma perspectiva distorcida de como a sociedade deveria funcionar. Isso criou muitos conflitos em minha vida privada e profissional e, como resultado, me senti impotente e completamente exausto. Mentalmente exausto.

Uma coisa que influencia sua gestão do pensamento é a maneira de viver em ritmo acelerado – em conformidade com a dinâmica da vida moderna – como sentir a obrigação de estar presente on-line e participar ativamente das mídias sociais, além de ser ativo na sociedade diariamente. base. Nós realmente não aprendemos como utilizar efetivamente nosso tempo precioso, que parece estar diminuindo com o desenvolvimento da sociedade.

Os sinais e sintomas da exaustão

A exaustão física é muito simples de detectar; seu corpo está pesado e o primeiro sinal é a necessidade de dormir. Depois de dormir da noite para o dia, o sistema nervoso fica descansado e o sistema imunológico equilibra todos os hormônios do corpo. Você acorda e sua energia física e mental foi reabastecida.

A exaustão mental é um pouco mais difícil de detectar, pois seus sinais e sintomas variam; um dia você se sente mais focado, no dia seguinte menos. Para detectá-los, você simplesmente deve interromper qualquer atividade física e mental e ouvir seu corpo – esteja ciente de si mesmo.

Os sinais e sintomas mais óbvios para exaustão mental podem ser físicos, emocionais e comportamentais:

Sinais físicos

Sinais Emocionais

  • Sentindo-se neurótico e ansioso
  • Sentindo raiva por nenhuma razão óbvia
  • Falta de motivação
  • Falta de produtividade
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Sinais comportamentais

  • Diminuição da atenção sustentada
  • Intolerância em relação a si e aos outros
  • Incapacidade de aceitar circunstâncias e arredores
  • Indiferença social
  • Indiferença no desempenho
  • Apatia

Siga os próximos passos e crie uma rotina para reiniciar sua energia e fazer com que todos os sinais acima desapareçam.

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3 etapas para reiniciar sua energia

É autoexplicativo que, para não se sentir exausto ou esgotado, você deve não apenas identificar a causa raiz, o estressor, mas, mais importante, levar a decisão de executar com êxito a mudança e agir diligentemente com sua decisão.

Para parar de se sentir esgotado, você deve primeiro parar de se sentir cansado. Siga estas três etapas para reiniciar sua energia e nunca mais se sinta esgotado.

A abordagem de deixar ir

Principalmente, nos momentos em que mudanças significativas na vida estão chegando, medidas drásticas devem ser tomadas. O passo mais significativo para isso é dar um passo atrás da situação. Para se reinventar, você deve dedicar tempo e se distanciar de todas as coisas às quais está ligado (os estressores).

Pode parecer que você está fugindo das coisas ou se isolando, mas exige apenas deixar de lado por um tempo. Deixe os eventos acontecerem sem você por um tempo e você poderá voltar a eles posteriormente. Lembre-se de que deseja recuperar sua energia e encontrar uma nova maneira de gerenciar sua vida de maneira eficiente e alegre.

Deixar ir exige coragem, a coragem de mostrar ao seu ego que as coisas da vida podem correr sem você. Você pode não querer deixar algo correr completamente, especialmente se for uma parte importante da sua vida, mas se estiver causando estresse, dê alguns passos para ter uma perspectiva de como lidar com isso de maneira mais eficiente.

Por exemplo:

  1. Deixe de lado as mídias sociais ou assista à TV por algumas semanas.
  2. Invista 60 minutos por dia em exercícios respiratórios suaves e exercícios físicos suaves, como abdominais e flexões (ou qualquer outro exercício que lhe convém).

A Abordagem Observador-Guardião

Agora você reduziu o número de atividades em sua agenda e não há consumo de energia no momento. Ao deixar ir, você criou um novo momento de tempo e espaço em sua vida. Quando você conseguir ficar quieto, observe como essa quietude ajuda a recuperar e recriar sua energia.

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Ainda sentado:

  1. Respire fundo amorosamente, longa e lentamente.
  2. Reconheça a energia fresca que entra em seu corpo.
  3. Expire da mesma maneira e solte o pensamento e qualquer tensão em seu corpo.
  4. Observe esse estado de pura quietude e puro fluxo de energia. Tome esse estado como muito sério, guarde-o e guarde-o, pois é a fonte de sua energia.

Aqui, nesta etapa, com a respiração e a quietude, você reinicia sua energia.

Opção:

Se você realmente acha que seu corpo precisa se mover, crie um movimento construtivo.

Por exemplo:

  1. Ande devagar em círculos.
  2. Mova os braços sobre a cabeça, mantendo o ritmo da respiração.
  3. Faça movimentos lentos e rítmicos de acordo com a respiração.

Esse movimento permitirá que você observe seu corpo e pensamentos e guarde a energia que acabou de recuperar.

A abordagem passiva

Aborde seus deveres da vida diária agora, não despejando toda a sua energia, mas observando passivamente a situação. Se você estiver envolvido em uma discussão, não reaja imediatamente. Tente primeiro receber informações sem trocar ou investir sua energia e:

  1. Deixe de reagir ou agir.
  2. Perceba a capacidade de sua paciência e tolerância com a situação.
  3. Observe sua energia existente e aprofunde sua quietude
  4. Melhore sua paciência e tolerância.

Depois de perceber isso, aceite o fato de que você não deve alterar a situação, se não for do seu agrado, mas aja de acordo e faça o possível para encontrar uma solução que funcione para você e a outra parte.

Se você tiver problemas para aceitar situações difíceis, este artigo poderá ajudá-lo a começar.

Esta etapa irá ensiná-lo a investir seu tempo e energia nas quantidades certas. Você pode integrar os dois primeiros passos aqui também e gerenciar sua energia da maneira certa.

Pensamentos finais

Nós, como seres altamente inteligentes e espirituais, devemos nos preocupar com a profundidade e não com a superfície das coisas. Não deixe que coisas de fora esgotem seu interior.

Deixe-os em primeiro lugar, observe-os e perceba o poder da coragem, paciência e tolerância que está dentro de você.

Aplique estas etapas e evite sentir-se esgotado no futuro.

Aborde o mundo com paciência. Seja observador e não se envolva muito rapidamente. Não pegue a flor; espere para pegar a fruta.

Crédito da foto em destaque: Doğukan Şahin via unsplash.com

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